SEXTA-FEIRA, 14 AGOSTO, 2026
  • WebMail
  • Portal RH
  • Links
    • Salesianos do Brasil
    • Boletim Salesiano
    • Portal Futurum
    • RESAS
    • CONESUL SDB
    • Canal da Privacidade
  • Parceiros
    • Parcerias Públicas
    • SDB
    • ANEC
    • RSE
    • CNBB
    • CRB Nacional
Banner Banner
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Site da Missão Salesiana ficará temporariamente indisponível para manutenção Jornada Formativa reúne educadores da Escola Estadual Dom Bosco em torno da missão salesiana Colégio Santa Teresa abre 26º FAES com esporte, arte e participação das famílias Professor do Colégio Salesiano São Gonçalo pesquisa a ‘Amorevolezza’* como resposta à indisciplina escolar AcamPai reúne pais e filhos em momento de convivência no Colégio Santo Antônio em Cuiabá UniSALESIANO celebra o nascimento de Dom Bosco com missas e bênção de imagens Inspetores salesianos realizam reunião do Curatorium da Teologia em Curitiba Alunos do Colégio São Gonçalo de Cuiabá homenageiam pais com apresentações 5º AcamPai reúne pais e filhos no Colégio Salesiano Dom Luiz Lasagna Paróquia Santo Antônio reúne famílias para discutir educação dos filhos em Barra do Garças
  • Notícias
  • Quem Somos
    • História
    • Salesianos
    • Visão
    • Missão
    • Valores
  • Pastoral
    • Pastoral Juvenil Vocacional
  • Setores
    • Inspetor e Conselho Inspetorial
    • Missões Indígenas
    • Família Salesiana
    • Ação Social
      • Centros Juvenis
      • Obras Sociais
      • Oratórios
    • Escolas
      • Colégio Salesiano Dom Bosco – Campo Grande (MS)
      • Colégio Salesiano Dom Bosco – Três Lagoas (MS)
      • Colégio Salesiano Dom Lasagna
      • Colégio Salesiano São Gonçalo
      • Colégio Salesiano Santa Maria
      • Colégio Salesiano de Santa Teresa
      • Colégio Salesiano Santo Antônio
    • IUS
      • Faculdade Salesiana de Santa Teresa
      • Universidade Católica Dom Bosco
      • Unisalesiano Lins
      • Unisalesiano Araçatuba
    • Missões Indígenas
      • Nova Xavantina
      • São José de Sangradouro
      • São Marcos
      • Sagrado Coração de Meruri
    • Paróquias
      • Mato Grosso
        • N. Sª Auxiliadora – São Marcos
        • N. Sª da Guia – Cuiabá
        • N. Sª da Salete – Primavera do Leste
        • Sagrado Coração de Jesus – Meruri
        • S. Antônio – Barra do Garças
        • S. Gonçalo – Cuiabá
        • S. João Batista – Rondonópolis
      • Mato Grosso do Sul
        • S. Francisco de Assis – Três Lagoas
        • S. João Bosco – Campo Grande
        • S. João Bosco – Corumbá
        • N. Sª Auxiliadora – Campo Grande
        • N. Sª Auxiliadora – Indápolis
      • São Paulo
        • S. Francisco e S. Clara – Araçatuba
        • S. João Bosco – Lins
  • Contato
  • CG 29
  • Canal da Privacidade
  • Programação 2026
  • Termos de Fomento

Acesso ao painel

Navegação
  • Notícias
  • Quem Somos
    • História
    • Salesianos
    • Visão
    • Missão
    • Valores
  • Pastoral
    • Pastoral Juvenil Vocacional
  • Setores
    • Inspetor e Conselho Inspetorial
    • Missões Indígenas
    • Família Salesiana
    • Ação Social
      • Centros Juvenis
      • Obras Sociais
      • Oratórios
    • Escolas
      • Colégio Salesiano Dom Bosco – Campo Grande (MS)
      • Colégio Salesiano Dom Bosco – Três Lagoas (MS)
      • Colégio Salesiano Dom Lasagna
      • Colégio Salesiano São Gonçalo
      • Colégio Salesiano Santa Maria
      • Colégio Salesiano de Santa Teresa
      • Colégio Salesiano Santo Antônio
    • IUS
      • Faculdade Salesiana de Santa Teresa
      • Universidade Católica Dom Bosco
      • Unisalesiano Lins
      • Unisalesiano Araçatuba
    • Missões Indígenas
      • Nova Xavantina
      • São José de Sangradouro
      • São Marcos
      • Sagrado Coração de Meruri
    • Paróquias
      • Mato Grosso
        • N. Sª Auxiliadora – São Marcos
        • N. Sª da Guia – Cuiabá
        • N. Sª da Salete – Primavera do Leste
        • Sagrado Coração de Jesus – Meruri
        • S. Antônio – Barra do Garças
        • S. Gonçalo – Cuiabá
        • S. João Batista – Rondonópolis
      • Mato Grosso do Sul
        • S. Francisco de Assis – Três Lagoas
        • S. João Bosco – Campo Grande
        • S. João Bosco – Corumbá
        • N. Sª Auxiliadora – Campo Grande
        • N. Sª Auxiliadora – Indápolis
      • São Paulo
        • S. Francisco e S. Clara – Araçatuba
        • S. João Bosco – Lins
  • Contato
  • CG 29
  • Canal da Privacidade
  • Programação 2026
  • Termos de Fomento
Início › Instituição de Ensino Superior› Profissionais da saúde e acadêmicos de Medicina e Enfermagem do Unisalesiano partem para o RS para prestar serviços de emergência
Instituição de Ensino Superior

Profissionais da saúde e acadêmicos de Medicina e Enfermagem do Unisalesiano partem para o RS para prestar serviços de emergência

Por Euclides Fernandes · 17 de maio de 2024
Ouça esta notícia
0:00

Emoção, ansiedade, abraços e lágrimas não faltaram na manhã desta sexta-feira (17/05) durante o embarque do grupo de voluntários da Missão Humanitária UniSALESIANO: “Saúde não espera!” rumo a Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Ao todo, 37 profissionais da saúde e acadêmicos de Medicina e Enfermagem prestarão serviço de emergência e cuidados às vítimas das enchentes no estado gaúcho.

Antes de ocuparem seus lugares no ônibus cedido pela Prefeitura de Araçatuba, os voluntários foram acolhidos pela Reitoria do UniSALESIANO, em frente à recepção do campus. O momento foi marcado por uma cerimônia que incluiu a bênção, presidida pelo Reitor, P. Paulo Fernando Vendrame, SDB, e pelo Pró-Reitor de Pastoral, P. Paulo Jácomo, SDB.

O Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, André Ornellas, e a Pró-Reitora Administrativa, Vanda Aparecida Guilherme Moura, estiveram presentes, ao lado dos coordenadores dos cursos de graduação e colaboradores.

O evento também contou com a presença do Prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, e da Secretária de Saúde do município, Carmem Guariente.

O Reitor do UniSALESIANO enfatizou na sua fala de despedida aos “missionários” que a Instituição tem feito diversas missões, através do Voluntariado Missionário, sempre no mês de julho, entre os indígenas Xavantes e Bororos, no Mato Grosso. Porém, nenhuma com essa dimensão que está sendo vivenciada. “É a primeira! Então, prefeito Dilador, agradecemos o apoio da Prefeitura, desde o início; das famílias que estão aqui, com o coração apertado, dando um até logo a seus filhos; de todo o corpo administrativo que está presente e dos que irão receber vocês, de braços abertos, na cidade de Porto Alegre”, citou.

P. Paulo Vendrame agradeceu também os profissionais que estão acompanhando os diversos acadêmicos dos cursos da Saúde. “Pedimos a benção de Deus. Deus que tudo sabe, cuidará de cada um de vocês. Para que cada voluntário seja apoio um do outro e juntos, apoiem a tantos que apresentarão a vocês as demandas, as histórias, os sofrimentos e também a esperança. Que vocês sejam essa presença de Deus no meio das pessoas que atenderão”, afirmou.

CARTINHAS

O ônibus saiu do UniSALESIANO por volta das 10h, acompanhado pelas polícias Militar, Civil, Rodoviária e pela Guarda Municipal. Antes de acessar a rodovia, passou em frente ao “Colégio Salesiano Dom Luiz Lasagna”, onde os voluntários eram aguardados pelos alunos, que entregaram cartinhas de apoio e gratidão.

O acadêmico do último ano de Enfermagem, Pablo Maycon da Silva Rodrigues, ficou emocionado com as homenagens que recebeu na partida para o sul do país e conta que decidiu participar como voluntário porque ser enfermeiro é ser humano, ser solidário. “A enfermagem é a arte de cuidar, e foi de imediato meu desejo de poder estar lá atuando na área que escolhi para minha vida, que é prestar e dar assistência à saúde das pessoas em momentos difíceis. Minhas expectativas são as melhores possíveis, de chegar conhecer a região e prestar assistência no que necessário”, frisou.

Já a acadêmica do 6º ano do Curso de Medicina, Natália Furlaneto, lembrou ter recebido o convite para ser voluntária da missão durante a reunião com o Pró-Reitor André Ornellas, quando foi feita a entrega das carteirinhas aos aprovados no ACLS. “Aceitei de todo coração. Estava aflita com a situação vivenciada no Sul e a oportunidade de ajudar me deixou emocionada. Senti que precisava ajudar da melhor forma que eu pudesse e me sentia preparada para fazê-lo. Irei cuidar das pessoas que necessitam com todo meu amor, dedicação e conhecimento, com a medicina humanizada que acredito”, afirmou.

SAÚDE NA COMUNIDADE

A coordenação dos voluntários e dos trabalhos é de responsabilidade do médico, Dr. Ângelo Jacomossi, responsável pela unidade curricular IESC (Interação Ensino em Saúde na Comunidade) e docente do Curso de Medicina do UniSALESIANO.

Questionado sobre como irá conduzir a missão, Jacomossi enfatizou que sua prioridade será evitar quaisquer ações ou comportamentos que possam colocar em risco a segurança dos profissionais e alunos envolvidos. “Ao mesmo tempo, nosso trabalho visa disponibilizar a expertise de todo o grupo para a rede de assistência local, integrando-nos à logística já estabelecida nessas três semanas de tragédia. Como a situação é instável e muito dinâmica, precisaremos de muita versatilidade e espírito de equipe”, compartilhou.

O médico disse ainda que aceitou o convite para coordenar a missão porque, para ele, a medicina já é um chamado desde que era criança, e que também confia enormemente no UniSALESIANO. “Não é uma ação isolada, mas institucional”.

Por fim, o Pró-Reitor André Ornellas esclareceu que a Missão Humanitária UniSALESIANO: “Saúde não espera!” tem como objetivo levar assistência médica e apoio psicológico às comunidades necessitadas. “Também representa um exemplo inspirador de como a educação e o compromisso social podem se unir para fazer a diferença na vida das pessoas.

Comunidade acadêmica se une em campanha de doação ao RS

Os acadêmicos do UniSALESIANO uniram forças em uma iniciativa para ajudar as comunidades atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Com o apoio da Reitoria, dos coordenadores e dos professores, a campanha visou arrecadar alimentos, roupas e outros itens essenciais para auxiliar aqueles que enfrentam as consequências dessa catástrofe natural.

A ideia de arrecadar doações para o estado gaúcho surgiu a partir de uma conversa entre alguns colegas de turma. Ao tomar conhecimento das dificuldades enfrentadas por diversas comunidades, esses acadêmicos decidiram agir e fazer a diferença.

“A participação dos acadêmicos foi incrível, que demonstraram espírito de união e solidariedade”, disse a acadêmica de Psicologia, Aurora Bentes Sales, uma das organizadoras da iniciativa.

Além de Aurora, participam da campanha os acadêmicos: Ana Clara Acioli Sanches – Medicina (organizadora); Isabelle de Mello Tonon – Medicina (organizadora); Isadora Bertacco Estrela Calegari – Medicina (organizadora); Manuela Thomazini Freitas – Educação Física (organizadora); Henrique de Oliveira Viol – Medicina (organizador); Guilherme de Oliveira Viol – Medicina (organizador); Melanie Hartfelder Thomas – Medicina (organizadora); Bruna de Oliveira Rocha Araújo – Educação Física; Ellen de Almeida Honorato – Nutrição; Beatriz Souza – Fisioterapia; João Victor Lima Cardoso – Publicidade e Propaganda; Bárbara Tanizawa Giron Garcia – Biomedicina; Grazielle Namie Nakamura – Fisioterapia; Lucas Esgalha dos Santos – Publicidade e Propaganda; Ana Beatriz Vieira Machado – Fisioterapia; Monize Éllen de Freitas Furlan – Medicina ; Luisa Mattar Avezum – Medicina; Samira Santana – Enfermagem; João Pedro Barcelos Batista- Enfermagem; Larissa Rebecchi Ferreira – Fisioterapia; Sheila Cardoso Ribeiro – Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária; Maria Eduarda Galhardo Rodrigues – Medicina Veterinária; e Nathalia Lopes da Silva – Publicidade e Propaganda.

Com informações: Assessoria Unisalesiano

Artigo anteriorColégio Salesiano Santo Antônio e Paróquia Nossa Senhora da Guia participam da novena de Nossa Senhora Auxiliadora no Santuário de Cuiabá
Próximo artigoPrimeiro Workshop de Biogeografia do CSSG é um sucesso e aborda tragédia ambiental no Rio Grande do Sul
Euclides Fernandes

Euclides Fernandes

Instituição de Ensino Superior

UniSALESIANO celebra o nascimento de Dom Bosco com missas e bênção de imagens

Instituição de Ensino Superior

UniSALESIANO reúne colaboradores em celebração pelo Dia dos Pais

Instituição de Ensino Superior

Mutirão Oftalmológico no Unisalesiano entrega 127 óculos a crianças de Araçatuba em projeto público

Ação Social

Jornada Formativa reúne educadores da Escola Estadual Dom Bosco em torno da missão salesiana

Escola

Colégio Santa Teresa abre 26º FAES com esporte, arte e participação das famílias

Artigo

Professor do Colégio Salesiano São Gonçalo pesquisa a ‘Amorevolezza’* como resposta à indisciplina escolar

Instituição de Ensino Superior

UniSALESIANO celebra o nascimento de Dom Bosco com missas e bênção de imagens

Formação

Inspetores salesianos realizam reunião do Curatorium da Teologia em Curitiba

Escola

5º AcamPai reúne pais e filhos no Colégio Salesiano Dom Luiz Lasagna

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

CNPJ: 03.226.149/0001-81
Rua Pe João Crippa, 1437 - Campo Grande, MS
comunicacaosocial@missaosalesiana.org.br
© 2026
  • Salesianos do Brasil
  • Boletim Salesiano
  • Portal Futurum
  • RESAS
  • CONESUL SDB
  • Canal da Privacidade
  • Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios – 1/2026
  • Relatório de Transparência Salarial e de anos anteriores