Missionários avaliam desafios e planejam ações durante encontro em São Marcos

Cerca de 30 missionários estiveram reunidos na Missão Salesiana de São Marcos desde a segunda-feira (01/09). O encontro contou com representantes do Conselho Indigenista Missionário (CIME) de Mato Grosso, da Operação Mato Grosso, dos salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora. A Ir. Amélia Castro representou a Inspetoria Madre Mazzarello (BMM) das Filhas de Maria Auxiliadora. O padre Ademir Lima de Oliveira, vice-inspetor, representou o inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso. Salesianos de cinco comunidades participaram. Estiveram presentes missionários de Nova Xavantina, Campinápolis, Sangradouro, Meruri e São Marcos. O grupo iniciou o encontro com retiro e reflexão conduzidos por Amélia Castro. Participaram ainda a irmã Olímpia, da congregação das Claretianas, as irmãs Lauritas Martha Genoveva e Rosa Milagros e o diácono José Alves, salesiano animador missionário.



Assembleia identifica desafios comuns
Os participantes avaliaram os cinco principais desafios de cada presença missionária. A assembleia avaliou se as comunidades responderam a essas demandas ou se exigem apoio inspetorial ou de outras organizações. Na manhã desta terça-feira (02/09), as comunidades expuseram os desafios previamente preparados. À tarde, os missionários dialogaram para identificar os problemas comuns enfrentados nas missões indígenas. O objetivo da assembleia foi definir de dois a três desafios prioritários. As respostas escolhidas integrarão o planejamento missionário dos próximos anos em todas as presenças. “Não dá para dar a resposta para todos os desafios, mas em 3, 2, 3, por aí a gente tenta dar respostas no planejamento dos próximos anos”, ponderou o coordenador inspetorial do setor Missões Indígenas, P. Joseph Tran Van Lich.
Neste período da tarde, o padre Francisco Prim, responsável pelo CIMI, abordou um tema delicado e urgente: o aumento dos casos de violência e suicídio entre os povos indígenas. Logo após, o indígena José Ângelo Silveira Nambiquara trouxe uma importante contribuição ao encontro, refletindo sobre a questão da saúde indígena. Após as palestras, retomaram-se as discussões sobre os cuidados encontrados em cada comunidade. Em seguida, realizou-se a votação para os novos responsáveis pelas reuniões do setor Missões. A irmãs Eblin e o padre Joseph deixaram a função, e os eleitos para assumir foram: irmã Celuta, padre Silvio e irmão Tarley. A noite foi marcada pela celebração eucarística, e as atividades se encerraram com o jantar.



Encerramento com reflexão e celebração
Já nesta quarta-feira (03/09), terceiro e último dia do encontro de missionários, os trabalhos começaram com a oração da manhã, conduzida pela comunidade das irmãs Salesianas. A irmã Vera foi a responsável por guiar a reflexão durante o momento de oração, proporcionando um ambiente de espiritualidade e reflexão para os presentes. Na sequência, o padre Ademir foi o palestrante da manhã e abordou o tema da saúde mental, tema de grande relevância e atualidade. Sua exposição foi seguida por um momento de perguntas e contribuições, no qual os participantes puderam aprofundar suas dúvidas e compartilhar reflexões sobre o tema.
Após a palestra, houve uma avaliação do encontro. Os missionários tiveram a oportunidade de registrar suas impressões e sugestões sobre os dias de convivência. O padre Joseph e a irmã Eblin expressaram seu agradecimento pela participação ativa de todos e pela acolhida calorosa proporcionada pela comunidade São Marcos, que recebeu os missionários com grande hospitalidade. Às 11h10, foi celebrada a missa de encerramento, presidida pelo padre Ademir, que marcou o encerramento formal do evento. Durante a cerimônia, o ancião xavante José proferiu palavras de agradecimento aos missionários, destacando o importante trabalho que têm realizado e continuam a realizar nas terras indígenas, ressaltando a parceria e a dedicação de todos os envolvidos. O encontro foi finalizado com um almoço de confraternização, momento de integração e celebração do trabalho missionário realizado.



























Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.