SEXTA-FEIRA, 14 AGOSTO, 2026
  • WebMail
  • Portal RH
  • Links
    • Salesianos do Brasil
    • Boletim Salesiano
    • Portal Futurum
    • RESAS
    • CONESUL SDB
    • Canal da Privacidade
  • Parceiros
    • Parcerias Públicas
    • SDB
    • ANEC
    • RSE
    • CNBB
    • CRB Nacional
Banner Banner
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Site da Missão Salesiana ficará temporariamente indisponível para manutenção Jornada Formativa reúne educadores da Escola Estadual Dom Bosco em torno da missão salesiana Colégio Santa Teresa abre 26º FAES com esporte, arte e participação das famílias Professor do Colégio Salesiano São Gonçalo pesquisa a ‘Amorevolezza’* como resposta à indisciplina escolar AcamPai reúne pais e filhos em momento de convivência no Colégio Santo Antônio em Cuiabá UniSALESIANO celebra o nascimento de Dom Bosco com missas e bênção de imagens Inspetores salesianos realizam reunião do Curatorium da Teologia em Curitiba Alunos do Colégio São Gonçalo de Cuiabá homenageiam pais com apresentações 5º AcamPai reúne pais e filhos no Colégio Salesiano Dom Luiz Lasagna Paróquia Santo Antônio reúne famílias para discutir educação dos filhos em Barra do Garças
  • Notícias
  • Quem Somos
    • História
    • Salesianos
    • Visão
    • Missão
    • Valores
  • Pastoral
    • Pastoral Juvenil Vocacional
  • Setores
    • Inspetor e Conselho Inspetorial
    • Missões Indígenas
    • Família Salesiana
    • Ação Social
      • Centros Juvenis
      • Obras Sociais
      • Oratórios
    • Escolas
      • Colégio Salesiano Dom Bosco – Campo Grande (MS)
      • Colégio Salesiano Dom Bosco – Três Lagoas (MS)
      • Colégio Salesiano Dom Lasagna
      • Colégio Salesiano São Gonçalo
      • Colégio Salesiano Santa Maria
      • Colégio Salesiano de Santa Teresa
      • Colégio Salesiano Santo Antônio
    • IUS
      • Faculdade Salesiana de Santa Teresa
      • Universidade Católica Dom Bosco
      • Unisalesiano Lins
      • Unisalesiano Araçatuba
    • Missões Indígenas
      • Nova Xavantina
      • São José de Sangradouro
      • São Marcos
      • Sagrado Coração de Meruri
    • Paróquias
      • Mato Grosso
        • N. Sª Auxiliadora – São Marcos
        • N. Sª da Guia – Cuiabá
        • N. Sª da Salete – Primavera do Leste
        • Sagrado Coração de Jesus – Meruri
        • S. Antônio – Barra do Garças
        • S. Gonçalo – Cuiabá
        • S. João Batista – Rondonópolis
      • Mato Grosso do Sul
        • S. Francisco de Assis – Três Lagoas
        • S. João Bosco – Campo Grande
        • S. João Bosco – Corumbá
        • N. Sª Auxiliadora – Campo Grande
        • N. Sª Auxiliadora – Indápolis
      • São Paulo
        • S. Francisco e S. Clara – Araçatuba
        • S. João Bosco – Lins
  • Contato
  • CG 29
  • Canal da Privacidade
  • Programação 2026
  • Termos de Fomento

Acesso ao painel

Navegação
  • Notícias
  • Quem Somos
    • História
    • Salesianos
    • Visão
    • Missão
    • Valores
  • Pastoral
    • Pastoral Juvenil Vocacional
  • Setores
    • Inspetor e Conselho Inspetorial
    • Missões Indígenas
    • Família Salesiana
    • Ação Social
      • Centros Juvenis
      • Obras Sociais
      • Oratórios
    • Escolas
      • Colégio Salesiano Dom Bosco – Campo Grande (MS)
      • Colégio Salesiano Dom Bosco – Três Lagoas (MS)
      • Colégio Salesiano Dom Lasagna
      • Colégio Salesiano São Gonçalo
      • Colégio Salesiano Santa Maria
      • Colégio Salesiano de Santa Teresa
      • Colégio Salesiano Santo Antônio
    • IUS
      • Faculdade Salesiana de Santa Teresa
      • Universidade Católica Dom Bosco
      • Unisalesiano Lins
      • Unisalesiano Araçatuba
    • Missões Indígenas
      • Nova Xavantina
      • São José de Sangradouro
      • São Marcos
      • Sagrado Coração de Meruri
    • Paróquias
      • Mato Grosso
        • N. Sª Auxiliadora – São Marcos
        • N. Sª da Guia – Cuiabá
        • N. Sª da Salete – Primavera do Leste
        • Sagrado Coração de Jesus – Meruri
        • S. Antônio – Barra do Garças
        • S. Gonçalo – Cuiabá
        • S. João Batista – Rondonópolis
      • Mato Grosso do Sul
        • S. Francisco de Assis – Três Lagoas
        • S. João Bosco – Campo Grande
        • S. João Bosco – Corumbá
        • N. Sª Auxiliadora – Campo Grande
        • N. Sª Auxiliadora – Indápolis
      • São Paulo
        • S. Francisco e S. Clara – Araçatuba
        • S. João Bosco – Lins
  • Contato
  • CG 29
  • Canal da Privacidade
  • Programação 2026
  • Termos de Fomento
Início › Paróquias› Gincana Mariana inspira solidariedade nos jovens da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora
Paróquias

Gincana Mariana inspira solidariedade nos jovens da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Por Euclides Fernandes · 4 de julho de 2022
Ouça esta notícia
0:00

As atividades do mês de maio na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, de Campo Grande (MS), motivaram a solidariedade entre a juventude salesiana de diversos movimentos e pastorais da comunidade, como acolhida, música, acolitato e comunicação. O resultado foi a arrecadação de cerca de meia tonelada de itens alimentícios e de vestuário.

A Gincana Mariana está se tornando tradição na Paróquia, e este é o terceiro ano consecutivo em que é realizada com excelência, resultando em solidariedade às pessoas que mais necessitam. A primeira edição aconteceu em meio à pandemia de covid19 e, por este motivo foi realizada com a ajuda do WhatsApp, aplicativo em que os desafios, também chamados “enigmas”, foram lançados nos grupos criados para a gincana. Já na segunda, mesmo com as restrições sanitárias ainda em vigor, os grupos de jovens puderam se reunir presencialmente.

Neste ano de 2022, terceira edição da gincana, a equipe organizadora, composta por lideranças juvenis da Articulação da Juventude Salesiana e assessores adultos, formou quatro times que foram nomeados pelos jovens com seus santos e beatos de devoção: Santa Teresinha do Menino Jesus, Beato Carlo Acutis, Madre Teresa de Calcutá e São João Paulo II.

Os times trabalharam com divulgação nas redes sociais e a arrecadação de brindes doados para a ação entre amigos. A venda de números de rifa possibilitou a arrecadação em dinheiro para a compra de alimentos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza. Além disso, os jovens arrecadaram doações de brinquedos, roupas, calçados e cobertores, sobretudo de inverno, diante do período de frio que se aproximava.

Nos bairros ao redor da matriz, esta ação dos jovens que retrata a Igreja em saída, tão estimulada pelo Papa Francisco, motivou também outras pessoas, que acolheram o convite à caridade e fizeram suas contribuições.

Além da ação concreta, os times realizaram ações de evangelização, produzindo conteúdo digital sobre a vida do santo ou beato que cada time adotou como nome.

A final da Gincana Mariana aconteceu no dia 29 de maio, iniciando às 10h com a Santa Missa. Após a Celebração Eucarística, a equipe organizou diversas atividades no Oratório São Paulo VI. A Gincana foi recheada de jogos de competição como a elaboração de um grito de guerra, queimada e “corrida do ovo”, e claro, cada uma dessas atividades gerava pontos para a equipe vencedora do jogo. Os jovens se prepararam para a final com camisetas, caracterizados com a cor dos times, e como de costume, repletos de alegria salesiana.

Na programação, houve também momentos de reflexão, com leitura da Palavra de Deus e dinâmicas sobre a união da comunidade. Também não faltou a espiritualidade mariana, comemorado com fervor no mês de maio, período em que as casas salesianas dedicam à devoção a Nossa Senhora Auxiliadora. Em seguida, houve adoração ao Santíssimo Sacramento, guiada pelo vigário paroquial, Padre João Vitor Ortiz.

Os times também puderam partilhar sobre a experiência da Gincana, que inspirou nos jovens valores cristãos de solidariedade, amor ao próximo, serviço, entrega e missão.

Maria Emanuelly Fidelis, 16 anos, guia do time Madre Teresa de Calcutá, vencedor desta 3ª Edição da Gincana Mariana. “No início foi um desafio unir o time, mas no final nos tornamos uma família. Não foi fácil, saímos quase todos os dias pelas ruas do bairro Santo Antônio arrecadando alimentos e vendendo a ação entre amigos, foi uma das melhores experiências que já tive, foi cansativo, porém foi um cansaço gratificante por estar ajudando o próximo. Eu realmente espero que a gincana tenha tocado o coração de todos os jovens para que possamos ser pessoas melhores e mais caridosas. A gincana deixou uma mensagem de união na comunidade, nos mostrou que precisamos fazer isso acontecer, sem a união na comunidade não estaremos em Cristo. Quero muito agradecer toda a organização da 3ª Gincana Mariana, pois sem eles não teríamos tido todos esses momentos que guardaremos para vida. Agradeço também pelo companheirismo do meu time e das tias que nos acompanharam, sem vocês nada seria possível, estou muito grata e ansiosa pela 4ª Gincana Mariana”, disse.

Todo o resultado do empenho dos times foi destinado ao grupo da Sociedade de São Vicente de Paulo, também chamados Vicentinos, que são grupos de leigos atuantes no trabalho voltado à caridade, dando assistência a famílias em situação de vulnerabilidade. Atualmente, os Vicentinos da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora atendem mais de 50 famílias e desde o mês de maio vêm realizando ações para distribuição dos itens arrecadados pela Gincana Mariana.

Gabriela Vilela

Assistente de Comunicação – MSMT

Créditos das imagens: PASCOM – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Artigo anteriorFamília Salesiana festeja os 50 anos de sacerdócio do P. Osvaldo Scotti
Próximo artigoPastoral da Criança de Campinápolis recupera 9 crianças de desnutrição em aldeia xavante
Euclides Fernandes

Euclides Fernandes

Paróquias

Paróquia Santo Antônio reúne famílias para discutir educação dos filhos em Barra do Garças

Comunicação Social

Pastoral da Educação promove palestra sobre violência contra a mulher em escola de Barra do Garças

Paróquias

Conselho Paroquial de Pastoral acolhe P. João Marcos Molina em reunião de apresentação

Ação Social

Jornada Formativa reúne educadores da Escola Estadual Dom Bosco em torno da missão salesiana

Escola

Colégio Santa Teresa abre 26º FAES com esporte, arte e participação das famílias

Artigo

Professor do Colégio Salesiano São Gonçalo pesquisa a ‘Amorevolezza’* como resposta à indisciplina escolar

Instituição de Ensino Superior

UniSALESIANO celebra o nascimento de Dom Bosco com missas e bênção de imagens

Formação

Inspetores salesianos realizam reunião do Curatorium da Teologia em Curitiba

Escola

5º AcamPai reúne pais e filhos no Colégio Salesiano Dom Luiz Lasagna

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

CNPJ: 03.226.149/0001-81
Rua Pe João Crippa, 1437 - Campo Grande, MS
comunicacaosocial@missaosalesiana.org.br
© 2026
  • Salesianos do Brasil
  • Boletim Salesiano
  • Portal Futurum
  • RESAS
  • CONESUL SDB
  • Canal da Privacidade
  • Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios – 1/2026
  • Relatório de Transparência Salarial e de anos anteriores