SEXTA-FEIRA, 14 AGOSTO, 2026
  • WebMail
  • Portal RH
  • Links
    • Salesianos do Brasil
    • Boletim Salesiano
    • Portal Futurum
    • RESAS
    • CONESUL SDB
    • Canal da Privacidade
  • Parceiros
    • Parcerias Públicas
    • SDB
    • ANEC
    • RSE
    • CNBB
    • CRB Nacional
Banner Banner
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Site da Missão Salesiana ficará temporariamente indisponível para manutenção Jornada Formativa reúne educadores da Escola Estadual Dom Bosco em torno da missão salesiana Colégio Santa Teresa abre 26º FAES com esporte, arte e participação das famílias Professor do Colégio Salesiano São Gonçalo pesquisa a ‘Amorevolezza’* como resposta à indisciplina escolar AcamPai reúne pais e filhos em momento de convivência no Colégio Santo Antônio em Cuiabá UniSALESIANO celebra o nascimento de Dom Bosco com missas e bênção de imagens Inspetores salesianos realizam reunião do Curatorium da Teologia em Curitiba Alunos do Colégio São Gonçalo de Cuiabá homenageiam pais com apresentações 5º AcamPai reúne pais e filhos no Colégio Salesiano Dom Luiz Lasagna Paróquia Santo Antônio reúne famílias para discutir educação dos filhos em Barra do Garças
  • Notícias
  • Quem Somos
    • História
    • Salesianos
    • Visão
    • Missão
    • Valores
  • Pastoral
    • Pastoral Juvenil Vocacional
  • Setores
    • Inspetor e Conselho Inspetorial
    • Missões Indígenas
    • Família Salesiana
    • Ação Social
      • Centros Juvenis
      • Obras Sociais
      • Oratórios
    • Escolas
      • Colégio Salesiano Dom Bosco – Campo Grande (MS)
      • Colégio Salesiano Dom Bosco – Três Lagoas (MS)
      • Colégio Salesiano Dom Lasagna
      • Colégio Salesiano São Gonçalo
      • Colégio Salesiano Santa Maria
      • Colégio Salesiano de Santa Teresa
      • Colégio Salesiano Santo Antônio
    • IUS
      • Faculdade Salesiana de Santa Teresa
      • Universidade Católica Dom Bosco
      • Unisalesiano Lins
      • Unisalesiano Araçatuba
    • Missões Indígenas
      • Nova Xavantina
      • São José de Sangradouro
      • São Marcos
      • Sagrado Coração de Meruri
    • Paróquias
      • Mato Grosso
        • N. Sª Auxiliadora – São Marcos
        • N. Sª da Guia – Cuiabá
        • N. Sª da Salete – Primavera do Leste
        • Sagrado Coração de Jesus – Meruri
        • S. Antônio – Barra do Garças
        • S. Gonçalo – Cuiabá
        • S. João Batista – Rondonópolis
      • Mato Grosso do Sul
        • S. Francisco de Assis – Três Lagoas
        • S. João Bosco – Campo Grande
        • S. João Bosco – Corumbá
        • N. Sª Auxiliadora – Campo Grande
        • N. Sª Auxiliadora – Indápolis
      • São Paulo
        • S. Francisco e S. Clara – Araçatuba
        • S. João Bosco – Lins
  • Contato
  • CG 29
  • Canal da Privacidade
  • Programação 2026
  • Termos de Fomento

Acesso ao painel

Navegação
  • Notícias
  • Quem Somos
    • História
    • Salesianos
    • Visão
    • Missão
    • Valores
  • Pastoral
    • Pastoral Juvenil Vocacional
  • Setores
    • Inspetor e Conselho Inspetorial
    • Missões Indígenas
    • Família Salesiana
    • Ação Social
      • Centros Juvenis
      • Obras Sociais
      • Oratórios
    • Escolas
      • Colégio Salesiano Dom Bosco – Campo Grande (MS)
      • Colégio Salesiano Dom Bosco – Três Lagoas (MS)
      • Colégio Salesiano Dom Lasagna
      • Colégio Salesiano São Gonçalo
      • Colégio Salesiano Santa Maria
      • Colégio Salesiano de Santa Teresa
      • Colégio Salesiano Santo Antônio
    • IUS
      • Faculdade Salesiana de Santa Teresa
      • Universidade Católica Dom Bosco
      • Unisalesiano Lins
      • Unisalesiano Araçatuba
    • Missões Indígenas
      • Nova Xavantina
      • São José de Sangradouro
      • São Marcos
      • Sagrado Coração de Meruri
    • Paróquias
      • Mato Grosso
        • N. Sª Auxiliadora – São Marcos
        • N. Sª da Guia – Cuiabá
        • N. Sª da Salete – Primavera do Leste
        • Sagrado Coração de Jesus – Meruri
        • S. Antônio – Barra do Garças
        • S. Gonçalo – Cuiabá
        • S. João Batista – Rondonópolis
      • Mato Grosso do Sul
        • S. Francisco de Assis – Três Lagoas
        • S. João Bosco – Campo Grande
        • S. João Bosco – Corumbá
        • N. Sª Auxiliadora – Campo Grande
        • N. Sª Auxiliadora – Indápolis
      • São Paulo
        • S. Francisco e S. Clara – Araçatuba
        • S. João Bosco – Lins
  • Contato
  • CG 29
  • Canal da Privacidade
  • Programação 2026
  • Termos de Fomento
Início › Comunicação Social› Família Salesiana recebe o Papa de braços abertos
Comunicação Social

Família Salesiana recebe o Papa de braços abertos

Por Redação · 23 de junho de 2015
Ouça esta notícia
0:00

A sua experiência pessoal com os salesianos e a Família Salesiana, a criatividade e a concretude de Dom Bosco e dos seus Filhos espirituais, a figura de Nossa Senhora Auxiliadora, o amor à Eucaristia e à Igreja, a alegria salesiana, a bondade (‘amorevolezza’), a educação ao belo, o papel da mulher, a missionariedade…: muitos foram os temas abordados pelo Papa Francisco em seu discurso de improviso na Basílica de Maria Auxiliadora, no dia de sua chegada em Turim: 21 de junho.

O diálogo foi aberto pelas palavras emocionadas do Reitor-Mor dos salesianos, padre Ángel Fernández Artime, que em sua fala lembrou que Dom Bosco  “iniciou tudo com uma Ave-Maria e no jeito de um oratório”, explicando também que o Seu “segredo” consistia em “aceitar a vida como missão entre os jovens, a Ele confiados por Deus”, na certeza de que “Deus quer a salvação de cada jovem, a partir dos mais expostos ao desamparo humano e religioso”.

Chegou assim a vez do Papa que logo abandonou o discurso oficial para falar com maior espontaneidade. Primeiramente o Papa Francisco recordou, com simpatia, o seu conhecimento direto com o padre Artime, nascido no âmbito de uma peregrinação juvenil nacional à Virgem de Luján, quando um era o arcebispo de Buenos Aires e o outro inspetor salesiano. “Esse é o ‘gallego’ (galego) que aqui veio para mandar!” brincara então. Mas, voltando ao sério, afirmou o Pontífice haver-lhe apreciado “a humildade e o serviço”.

O Papa e a Espiritualidade Salesiana

Ainda na Basílica de Maria Auxiliadora, o Papa sublinhou os numerosos e já conhecidos motivos que o ligam à espiritualidade e à Família Salesiana: a figura do padre Enrico Pozzoli, fundamental para ele e para os seus pais; a paixão esportiva pelo ‘São Lourenço de Almagro’ (“time com as cores da Auxiliadora (azul e vermelho), mas formado por meninos de rua”), obra do salesiano padre Lourenço Massa; e particularmente o ano passado no Instituto Salesiano, em Ramos Mejía, onde disse ter aprendido “a amar Nossa Senhora”, onde foi educado “à beleza, ao amor, à afetividade”, segundo aquele estilo que Dom Bosco mesmo utilizava com os seus jovens, estilo aprendido da bondade (‘amorevolezza’) de Mamãe Margarida. “Sou muito grato à Família Salesiana por quanto me fez na vida”, sintetizou Francisco.

Falando de Mamãe Margarida (“sem a qual não se pode compreender Dom Bosco”), o Santo Padre falou sobre o papel da mulher e dos modelos educativos femininos a serem propostos às meninas e jovens, às alunas dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora. Não a funcionalidade dos papéis, mas a educação segundo figuras autorizadas de mulheres que sabem amar foi a resposta do Papa a quem pede nomeações femininas para os vértices curiais.

O Papa Francisco falou ainda dos tempos de hoje e comparando-os com aqueles de Dom Bosco, observou: são “muitas as coisas que mudaram (hoje), mas a situação dos jovens continua mais ou menos a mesma”. Por isso, exclamou, “o vosso carisma é de uma atualidade grandíssima”, invocando opções corajosas pelos Salesianos, a fim de que, como Dom Bosco, saibam ser ousados sem deixar de ser concretos: “O salesiano é concreto: vê o problema, pensa no que fazer e assume a situação”.

Da visão salesiana apreciou mais dois aspectos: a atenção à formação profissional, sobretudo hoje, perante a chaga do desemprego juvenil, que leva a exigir “uma educação à medida da crise”; e “a missionariedade”, testemunhada por tantos homens e mulheres que expenderam sua vida pela evangelização das gentes,  inclusive as da Patagônia.

Após atravessar lentamente a nave central da Basílica, saudando solícito a quem quer que o parasse, à porta da Templo se despediu dos fiéis presentes na Praça, convidando-os a serem sempre alegres e – como de costume – a rezarem por Ele.

 A chegada do Papa em Turim

O Papa Francisco chegou a Turim no domingo, 21 de junho, pouco depois das 8 da manhã, sendo acolhido no Aeroporto de Caselle, entre outros, pelo arcebispo de Turim, dom Cesare Nosiglia e pelo prefeito Piero Fassino. O primeiro dos seus 13 compromissos oficiais nos dois dias em Turim foi o encontro com o mundo do trabalho no Palácio Real. Após ser saudado por uma operária, um agricultor e um empreendedor, o Papa expressou sua proximidade aos jovens desempregados, às pessoas que vivem em situação precária, mas também a todos os trabalhadores de todos os setores, reiterando uma vez mais que o trabalho não é necessário somente para a economia, mas para a pessoa humana, a sua dignidade, cidadania e inclusão social.

O Sumo Pontífice afirmou, entre outras coisas, que “somos chamados a dizer “não” à idolatria do dinheiro, à corrupção – que de tão difundida parece ser um “comportamento normal” -, “não” aos conluios mafiosos, às fraudes, às propinas e coisas do gênero, “não” à iniquidade que gera violência. Dom Bosco – observou o Papa – nos ensina que o melhor método é o preventivo. Mesmo o conflito social pode ser prevenido, “e isto se faz com a justiça”.

Numerosos encontros

No primeiro dia de sua visita a Turim, 21 de junho, o Pontífice teve um grande encontro com a juventude, na Praça Vitório Vêneto, no centro de Turim, durante o qual alguns jovens lhe dirigiram algumas perguntas, que tocaram o coração do Evangelho. O Papa havia preparado um discurso para os milhares de jovens presentes, mas, depois, decidiu falar espontaneamente, segundo os ditames do seu coração. No entanto, o site Vaticano News publicou a versão integral do discurso que o Santo Padre havia preparado aos jovens de Turim, clique aqui para ler.

Em sua passagem por Turim o Pontífice, além de peregrinar até o Santo Sudário e de homenagear Nossa Senhora da ‘Consolata’, também visitou os doentes, os deficientes e os idosos, residentes no Cottolengo, a quem o Papa reservou palavras de grande afeto e esperança: “Vós sois membros preciosos da Igreja,sois a carne de Cristo crucificado que temos a honra de tocar e de servir com amor.Com a graça de Jesus vós podeis ser testemunhas e apóstolos da divina Misericórdia que salva o mundo”.

No último dia de sua viagem a Turim, o Papa Francisco visitou o Templo Valdense, se encontrou de forma estritamente particular com os parentes piemonteses, se reuniu  com os membros da Comissão da Exposição do Santo Sudário e com os organizadores que o ajudaram na visita.

Com informações da InfoANS e do Vaticano News

Artigo anteriorPós-noviços reúnem mais de cem jovens no 5º Sávio’s Camping
Próximo artigoEncontro Científico
Redação

Redação

Comunicação Social

Site da Missão Salesiana ficará temporariamente indisponível para manutenção

Comunicação Social

Terremoto atinge dez comunidades da Inspetoria Salesiana de Medellín

Comunicação Social

Pastoral da Educação promove palestra sobre violência contra a mulher em escola de Barra do Garças

Comunicação Social

P. Silvio Roggia apresenta o Capítulo III da nova Ratio

Artigo

Dom Bosco e o famoso cachorro Grigio

Artigo

UM DESAFIO À NOSSA HUMANIDADE. A riqueza que corre o risco de nos tornar cegos e surdos

Artigo

A Gruta de Natal Onde o Céu se encontra com a Terra

Artigo

Santa Maria Troncatti FMA: Mulher de Fé, Missionária, Construtora da Paz

Escola

Aluno do Colégio Salesiano São Gonçalo conquista prata na Olimpíada Nacional de Literatura

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

CNPJ: 03.226.149/0001-81
Rua Pe João Crippa, 1437 - Campo Grande, MS
comunicacaosocial@missaosalesiana.org.br
© 2026
  • Salesianos do Brasil
  • Boletim Salesiano
  • Portal Futurum
  • RESAS
  • CONESUL SDB
  • Canal da Privacidade
  • Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios – 1/2026
  • Relatório de Transparência Salarial e de anos anteriores