SEXTA-FEIRA, 14 AGOSTO, 2026
  • WebMail
  • Portal RH
  • Links
    • Salesianos do Brasil
    • Boletim Salesiano
    • Portal Futurum
    • RESAS
    • CONESUL SDB
    • Canal da Privacidade
  • Parceiros
    • Parcerias Públicas
    • SDB
    • ANEC
    • RSE
    • CNBB
    • CRB Nacional
Banner Banner
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Site da Missão Salesiana ficará temporariamente indisponível para manutenção Jornada Formativa reúne educadores da Escola Estadual Dom Bosco em torno da missão salesiana Colégio Santa Teresa abre 26º FAES com esporte, arte e participação das famílias Professor do Colégio Salesiano São Gonçalo pesquisa a ‘Amorevolezza’* como resposta à indisciplina escolar AcamPai reúne pais e filhos em momento de convivência no Colégio Santo Antônio em Cuiabá UniSALESIANO celebra o nascimento de Dom Bosco com missas e bênção de imagens Inspetores salesianos realizam reunião do Curatorium da Teologia em Curitiba Alunos do Colégio São Gonçalo de Cuiabá homenageiam pais com apresentações 5º AcamPai reúne pais e filhos no Colégio Salesiano Dom Luiz Lasagna Paróquia Santo Antônio reúne famílias para discutir educação dos filhos em Barra do Garças
  • Notícias
  • Quem Somos
    • História
    • Salesianos
    • Visão
    • Missão
    • Valores
  • Pastoral
    • Pastoral Juvenil Vocacional
  • Setores
    • Inspetor e Conselho Inspetorial
    • Missões Indígenas
    • Família Salesiana
    • Ação Social
      • Centros Juvenis
      • Obras Sociais
      • Oratórios
    • Escolas
      • Colégio Salesiano Dom Bosco – Campo Grande (MS)
      • Colégio Salesiano Dom Bosco – Três Lagoas (MS)
      • Colégio Salesiano Dom Lasagna
      • Colégio Salesiano São Gonçalo
      • Colégio Salesiano Santa Maria
      • Colégio Salesiano de Santa Teresa
      • Colégio Salesiano Santo Antônio
    • IUS
      • Faculdade Salesiana de Santa Teresa
      • Universidade Católica Dom Bosco
      • Unisalesiano Lins
      • Unisalesiano Araçatuba
    • Missões Indígenas
      • Nova Xavantina
      • São José de Sangradouro
      • São Marcos
      • Sagrado Coração de Meruri
    • Paróquias
      • Mato Grosso
        • N. Sª Auxiliadora – São Marcos
        • N. Sª da Guia – Cuiabá
        • N. Sª da Salete – Primavera do Leste
        • Sagrado Coração de Jesus – Meruri
        • S. Antônio – Barra do Garças
        • S. Gonçalo – Cuiabá
        • S. João Batista – Rondonópolis
      • Mato Grosso do Sul
        • S. Francisco de Assis – Três Lagoas
        • S. João Bosco – Campo Grande
        • S. João Bosco – Corumbá
        • N. Sª Auxiliadora – Campo Grande
        • N. Sª Auxiliadora – Indápolis
      • São Paulo
        • S. Francisco e S. Clara – Araçatuba
        • S. João Bosco – Lins
  • Contato
  • CG 29
  • Canal da Privacidade
  • Programação 2026
  • Termos de Fomento

Acesso ao painel

Navegação
  • Notícias
  • Quem Somos
    • História
    • Salesianos
    • Visão
    • Missão
    • Valores
  • Pastoral
    • Pastoral Juvenil Vocacional
  • Setores
    • Inspetor e Conselho Inspetorial
    • Missões Indígenas
    • Família Salesiana
    • Ação Social
      • Centros Juvenis
      • Obras Sociais
      • Oratórios
    • Escolas
      • Colégio Salesiano Dom Bosco – Campo Grande (MS)
      • Colégio Salesiano Dom Bosco – Três Lagoas (MS)
      • Colégio Salesiano Dom Lasagna
      • Colégio Salesiano São Gonçalo
      • Colégio Salesiano Santa Maria
      • Colégio Salesiano de Santa Teresa
      • Colégio Salesiano Santo Antônio
    • IUS
      • Faculdade Salesiana de Santa Teresa
      • Universidade Católica Dom Bosco
      • Unisalesiano Lins
      • Unisalesiano Araçatuba
    • Missões Indígenas
      • Nova Xavantina
      • São José de Sangradouro
      • São Marcos
      • Sagrado Coração de Meruri
    • Paróquias
      • Mato Grosso
        • N. Sª Auxiliadora – São Marcos
        • N. Sª da Guia – Cuiabá
        • N. Sª da Salete – Primavera do Leste
        • Sagrado Coração de Jesus – Meruri
        • S. Antônio – Barra do Garças
        • S. Gonçalo – Cuiabá
        • S. João Batista – Rondonópolis
      • Mato Grosso do Sul
        • S. Francisco de Assis – Três Lagoas
        • S. João Bosco – Campo Grande
        • S. João Bosco – Corumbá
        • N. Sª Auxiliadora – Campo Grande
        • N. Sª Auxiliadora – Indápolis
      • São Paulo
        • S. Francisco e S. Clara – Araçatuba
        • S. João Bosco – Lins
  • Contato
  • CG 29
  • Canal da Privacidade
  • Programação 2026
  • Termos de Fomento
Início › Formação› Emoção e gratidão marcam Santa Missa em que formandos salesianos professaram votos perpétuos em Campo Grande
Formação

Emoção e gratidão marcam Santa Missa em que formandos salesianos professaram votos perpétuos em Campo Grande

Por Euclides Fernandes · 30 de janeiro de 2026
Ouça esta notícia
0:00

Na noite desta quinta-feira (29/01) os formandos salesianos Leandro Plizzari da Silva e Cleiton Cecílio da Silva Bastos professaram os votos perpétuos como Salesianos de Dom Bosco. A celebração aconteceu na Capela São Francisco de Sales, que fica no Instituto São Vicente, em Campo Grande. Estiveram presentes na cerimônia os familiares dos dois jovens salesianos e representantes de quase todas as presenças salesianas da Inspetoria de Campo Grande. Integrantes dos grupos da Família Salesiana na cidade também participaram, entre eles FMA, SSCC e ADMA. A Profissão Perpétua encerra o período de votos temporários e inicia uma entrega definitiva à missão de Dom Bosco.

Trajetórias vocacionais dos professos

Leandro Plizzari da Silva iniciou sua trajetória vocacional em 2015. O testemunho do Padre Jair Marques, SDB, em sua comunidade rural o inspirou. Para Leandro, a vocação não foi um plano individual, mas uma resposta a um convite divino. “Eu acredito fielmente que é Ele que chama. E agora estou às portas de dar esse sim definitivo a essa vida salesiana”, declarou.

Cleiton Cecílio da Silva Bastos nasceu em Três Lagoas e traz em sua história a marca do serviço social e da resiliência. Antes de ingressar na vida religiosa, ele atuou como menor aprendiz na Obra Social Salesiana dessa cidade, onde começou a vislumbrar seu futuro. Para ele, a alegria do carisma está na presença constante. “O que me encanta é… estar ali com eles no pátio… você fazer essa presença com o jovem”, afirmou. Cleiton revela que vê na obra social a chance de transformar vidas e busca formar “bons cristãos e honestos cidadãos”, como sonhava Dom Bosco.

Homilia sobre a santidade como lapidação espiritual

O Padre Adalberto Alves de Jesus, Inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso, durante a homilia, propôs uma reflexão sobre a natureza da santidade na vida religiosa. O sacerdote não apresentou a santificação como um acúmulo de feitos ou uma construção externa, mas a definiu como um processo de lapidação espiritual. De acordo com o inspetor salesiano, ser santo “não implica erguer estruturas ou somar bens, mas remover os excessos e limpar a alma para que a vida divina, que já habita no indivíduo, possa transparecer como essência”.

O celebrante fundamentou os argumentos da homilia na teologia de que os santos são “imagens da presença de Deus porque permitiram que a graça habitasse neles de forma plena e transformasse suas existências em benefício do próximo”. Para alcançar esse estado,  P. Adalberto destacou a necessidade de um exercício contínuo de cultivo de virtudes, fundamentado na carta de São Paulo aos Colossenses. Entre as virtudes essenciais citadas para a vida em comunidade e a missão salesiana figuram a misericórdia, a bondade, a mansidão e a paciência.

O caminho da tolerância ao perdão

Ainda na homilia, Padre Adalberto estabeleceu uma distinção didática entre o esforço humano e o exercício divino na caminhada vocacional. De acordo com o celebrante, o primeiro passo, de caráter humano, consiste em suportar o outro e aceitar as manias e limitações alheias no cotidiano. “Uma vez superado esse estágio, o religioso é chamado ao exercício divino: o perdão prático àqueles que apresentam queixas”, afirmou.

O inspetor salesiano ainda destacou que essa progressão, que vai da tolerância ao perdão, culmina no aprendizado do amor. E descreveu o amor como o vínculo da perfeição. “A santificação não consiste em acumular coisas ou erguer paredes, mas no esforço de ir se lapidando, limpando e tirando os excessos para permanecer aquilo que é essencial, que é a vida divina”, declarou. E concluiu que esse exercício de purificação permite que a graça de Deus, habitando nos religiosos, transforme a vida das pessoas ao redor.

A tensão sagrada do já e ainda não

No final da celebração, Leandro Plizzari fez um discurso de agradecimento aos salesianos e à comunidade. Ele complementou a reflexão da homilia ao descrever a consagração por meio da expressão teológica “já e ainda não”. Leandro lembrou que os professos vivem em uma tensão sagrada, pois, embora já sejam dele (de Deus), eles reconhecem que ainda estão sendo moldados por Ele. E que a entrega definitiva se marca pela percepção de que, apesar de terem experimentado o amor de Deus, os salesianos ainda caminham rumo à plenitude desse amor.

Leandro citou o momento vivido apresentando a profissão perpétua não como conclusão, mas como o início de um caminho que continuará a ser construído todos os dias. Segundo o jovem salesiano, “a fidelidade ainda precisa crescer e o coração ainda precisa ser purificado, pois a vida ainda está em construção”. Ainda lembrou que “Permanecer no amor significa reconhecer o enxerto na videira, mesmo ciente de que ainda não produzem todos os frutos e ainda não alcançam a plenitude da santidade”.

Gratidão e reconhecimento comunitário

A gratidão expressa no discurso revelou a importância da vida comunitária e formativa na construção da identidade salesiana. Leandro descreveu as diversas comunidades por onde passou, incluindo as etapas de pré-noviciado, noviciado, pós-noviciado e tirocínio, como verdadeiros lugares teológicos, onde Deus educou sua fé e o configurou ao Cristo Bom Pastor. Ele estendeu esse reconhecimento à Inspetoria de Campo Grande, aos formadores e a comunidades específicas em São Paulo, como a de Santo Tomás de Aquino, onde viveu sua formação teológica.

Família como primeiro terreno da vocação

Além da dimensão institucional, o discurso conferiu um lugar de honra à família. Leandro a descreveu como o primeiro terreno onde a semente da vocação germinou. Os familiares foram reconhecidos como os responsáveis por iniciarem os jovens no caminho de Deus e ensinarem as bases da fé, esperança e amor. Leandro também valorizou a presença de amigos, educadores e jovens e viu neles sinais concretos da ação do Espírito Santo que ajudaram a amadurecer o sim definitivo à congregação.

O encerramento do discurso reafirmou a espiritualidade salesiana ao confiar a fidelidade diária a Maria Auxiliadora, invocada como mãe e mestra. Ao citar o lema escolhido, “Permanecei no meu amor”, de João 15,9, Leandro encerrou sua fala não apenas agradecendo aos que tornaram a celebração possível, desde a equipe de liturgia até os que trabalharam no silêncio, mas renovando o compromisso de serviço ao Reino de Deus, em unidade com a Família Salesiana.

Artigo anteriorCasa de Dom Bosco comemora festa litúrgica de São João Bosco com “Caça ao Tesouro” e integração familiar
Próximo artigoBispo institui e renova ministros da comunhão eucarística em Corumbá
Euclides Fernandes

Euclides Fernandes

Formação

Inspetores salesianos realizam reunião do Curatorium da Teologia em Curitiba

Formação

Salesianos de Indápolis participam da Corrida do Fogo em Fátima do Sul

Agenda

Cuiabá sediará ordenação sacerdotal do salesiano Waldiak Rondon

Ação Social

Jornada Formativa reúne educadores da Escola Estadual Dom Bosco em torno da missão salesiana

Escola

Colégio Santa Teresa abre 26º FAES com esporte, arte e participação das famílias

Artigo

Professor do Colégio Salesiano São Gonçalo pesquisa a ‘Amorevolezza’* como resposta à indisciplina escolar

Instituição de Ensino Superior

UniSALESIANO celebra o nascimento de Dom Bosco com missas e bênção de imagens

Formação

Inspetores salesianos realizam reunião do Curatorium da Teologia em Curitiba

Escola

5º AcamPai reúne pais e filhos no Colégio Salesiano Dom Luiz Lasagna

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

CNPJ: 03.226.149/0001-81
Rua Pe João Crippa, 1437 - Campo Grande, MS
comunicacaosocial@missaosalesiana.org.br
© 2026
  • Salesianos do Brasil
  • Boletim Salesiano
  • Portal Futurum
  • RESAS
  • CONESUL SDB
  • Canal da Privacidade
  • Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios – 1/2026
  • Relatório de Transparência Salarial e de anos anteriores