Curatório do CRESCO reforça identidade e missão do Salesiano Irmão em encontro internacional no México

Nesta quarta-feira (25/02), a comunidade formativa de Tlaquepaque, no México, sediou o Curatório do CRESCO América, reafirmando-se como um espaço estratégico de reflexão, comunhão e projeção em favor da formação do Salesiano Coadjutor na Congregação Salesiana.
A programação teve início com um momento de meditação seguido da celebração da Eucaristia, presidida por P.Hugo Orozco, Conselheiro Regional para a Interamérica, e concelebrada por P.Gabriel Romero, Conselheiro Regional para o Cone Sul, juntamente com P.Ignacio Ocampo, diretor do CRESCO. O momento espiritual colocou no centro dos trabalhos a ação de Deus, confiando ao Espírito Santo o discernimento e os encaminhamentos do encontro.
Na sequência, os membros do Curatório aprofundaram temas relacionados ao itinerário formativo vivido no CRESCO, avaliando o caminho percorrido e projetando ações que garantam a continuidade de uma proposta formativa significativa, atual e fiel ao carisma salesiano. O diálogo fraterno e a escuta atenta favoreceram uma leitura compartilhada do processo, reafirmando a relevância do CRESCO na formação específica do Salesiano Coadjutor.
O encontro contou ainda com a participação on-line do P.Silvio Roggia, Delegado Mundial para a Formação, que, à luz da Ratio, incentivou o aprofundamento e a consolidação da identidade do Salesiano Coadjutor. Em sua intervenção, destacou a importância de uma formação integral que articule as dimensões espiritual, comunitária, intelectual e pastoral, em fidelidade criativa ao carisma de Dom Bosco.
A Inspetoria Salesiana de Campo Grande (BCG) esteve representada pelo Vigário do Inspetor e Delegado para a Formação, P. Ademir Lima de Oliveira. Também participaram presencialmente inspetores e representantes das Antilhas, América Central, Haiti, México (MEM e MEG), Equador e Bolívia, evidenciando o compromisso das inspetorias com esta etapa específica da formação salesiana.
Ao final do encontro, os Conselheiros Regionais ofereceram orientações e recomendações à comunidade formativa, reforçando a necessidade de perseverar com esperança e responsabilidade. A convicção comum entre os participantes é clara: uma formação sólida e profunda constitui a base para uma entrega generosa a serviço da Igreja e, sobretudo, dos jovens.


Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.