SEXTA-FEIRA, 14 AGOSTO, 2026
  • WebMail
  • Portal RH
  • Links
    • Salesianos do Brasil
    • Boletim Salesiano
    • Portal Futurum
    • RESAS
    • CONESUL SDB
    • Canal da Privacidade
  • Parceiros
    • Parcerias Públicas
    • SDB
    • ANEC
    • RSE
    • CNBB
    • CRB Nacional
Banner Banner
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Curatorium avalia formação dos pós-noviços salesianos em Campo Grande Jornada Formativa reúne educadores da Escola Estadual Dom Bosco em torno da missão salesiana Colégio Santa Teresa abre 26º FAES com esporte, arte e participação das famílias Professor do Colégio Salesiano São Gonçalo pesquisa a ‘Amorevolezza’* como resposta à indisciplina escolar AcamPai reúne pais e filhos em momento de convivência no Colégio Santo Antônio em Cuiabá UniSALESIANO celebra o nascimento de Dom Bosco com missas e bênção de imagens Inspetores salesianos realizam reunião do Curatorium da Teologia em Curitiba Alunos do Colégio São Gonçalo de Cuiabá homenageiam pais com apresentações 5º AcamPai reúne pais e filhos no Colégio Salesiano Dom Luiz Lasagna Paróquia Santo Antônio reúne famílias para discutir educação dos filhos em Barra do Garças
  • Notícias
  • Quem Somos
    • História
    • Salesianos
    • Visão
    • Missão
    • Valores
  • Pastoral
    • Pastoral Juvenil Vocacional
  • Setores
    • Inspetor e Conselho Inspetorial
    • Missões Indígenas
    • Família Salesiana
    • Ação Social
      • Centros Juvenis
      • Obras Sociais
      • Oratórios
    • Escolas
      • Colégio Salesiano Dom Bosco – Campo Grande (MS)
      • Colégio Salesiano Dom Bosco – Três Lagoas (MS)
      • Colégio Salesiano Dom Lasagna
      • Colégio Salesiano São Gonçalo
      • Colégio Salesiano Santa Maria
      • Colégio Salesiano de Santa Teresa
      • Colégio Salesiano Santo Antônio
    • IUS
      • Faculdade Salesiana de Santa Teresa
      • Universidade Católica Dom Bosco
      • Unisalesiano Lins
      • Unisalesiano Araçatuba
    • Missões Indígenas
      • Nova Xavantina
      • São José de Sangradouro
      • São Marcos
      • Sagrado Coração de Meruri
    • Paróquias
      • Mato Grosso
        • N. Sª Auxiliadora – São Marcos
        • N. Sª da Guia – Cuiabá
        • N. Sª da Salete – Primavera do Leste
        • Sagrado Coração de Jesus – Meruri
        • S. Antônio – Barra do Garças
        • S. Gonçalo – Cuiabá
        • S. João Batista – Rondonópolis
      • Mato Grosso do Sul
        • S. Francisco de Assis – Três Lagoas
        • S. João Bosco – Campo Grande
        • S. João Bosco – Corumbá
        • N. Sª Auxiliadora – Campo Grande
        • N. Sª Auxiliadora – Indápolis
      • São Paulo
        • S. Francisco e S. Clara – Araçatuba
        • S. João Bosco – Lins
  • Contato
  • CG 29
  • Canal da Privacidade
  • Programação 2026
  • Termos de Fomento

Acesso ao painel

Navegação
  • Notícias
  • Quem Somos
    • História
    • Salesianos
    • Visão
    • Missão
    • Valores
  • Pastoral
    • Pastoral Juvenil Vocacional
  • Setores
    • Inspetor e Conselho Inspetorial
    • Missões Indígenas
    • Família Salesiana
    • Ação Social
      • Centros Juvenis
      • Obras Sociais
      • Oratórios
    • Escolas
      • Colégio Salesiano Dom Bosco – Campo Grande (MS)
      • Colégio Salesiano Dom Bosco – Três Lagoas (MS)
      • Colégio Salesiano Dom Lasagna
      • Colégio Salesiano São Gonçalo
      • Colégio Salesiano Santa Maria
      • Colégio Salesiano de Santa Teresa
      • Colégio Salesiano Santo Antônio
    • IUS
      • Faculdade Salesiana de Santa Teresa
      • Universidade Católica Dom Bosco
      • Unisalesiano Lins
      • Unisalesiano Araçatuba
    • Missões Indígenas
      • Nova Xavantina
      • São José de Sangradouro
      • São Marcos
      • Sagrado Coração de Meruri
    • Paróquias
      • Mato Grosso
        • N. Sª Auxiliadora – São Marcos
        • N. Sª da Guia – Cuiabá
        • N. Sª da Salete – Primavera do Leste
        • Sagrado Coração de Jesus – Meruri
        • S. Antônio – Barra do Garças
        • S. Gonçalo – Cuiabá
        • S. João Batista – Rondonópolis
      • Mato Grosso do Sul
        • S. Francisco de Assis – Três Lagoas
        • S. João Bosco – Campo Grande
        • S. João Bosco – Corumbá
        • N. Sª Auxiliadora – Campo Grande
        • N. Sª Auxiliadora – Indápolis
      • São Paulo
        • S. Francisco e S. Clara – Araçatuba
        • S. João Bosco – Lins
  • Contato
  • CG 29
  • Canal da Privacidade
  • Programação 2026
  • Termos de Fomento
Início › Comunicação Social› As bem-aventuranças da Família Salesiana
Comunicação Social

As bem-aventuranças da Família Salesiana

Por Redação · 1 de abril de 2019
Ouça esta notícia
0:00

Em janeiro celebramos as Jornadas de Espiritualidade da Família Salesiana com pessoas provenientes de 28 nações. É um encontro de formação que se realiza há 27 anos e que é cada vez mais significativo. Fruto da reflexão partilhada naqueles dias foram estas Bem-aventuranças da Família Salesiana, consagrados, consagradas, leigos da família salesiana de todo o mundo e jovens.

Eis as nossas sete Bem-aventuranças:

1. Bem-aventurada a Família Salesiana que encontra alegria na pobreza. Cumulada da graça de Deus fará milagres entre os jovens mais pobres e marginalizados. Esta é santidade!

Posso assegurar-vos, por tudo quanto vi e vivi nestes cinco anos de animação em todo o mundo salesiano (em 85 nações, até hoje), que certamente Deus continua todos os dias a fazer verdadeiros “milagres de vida” na existência de tantos rapazes, raparigas e jovens, especialmente os mais pobres e marginalizados.

São milagres que não têm nada a ver com os meios financeiros, mas com um tratamento pessoal cheio de autenticidade, afeto, acolhimento e verdadeira escuta da situação de cada jovem, muitas vezes terrivelmente dramática.

2. Bem-aventurada a Família Salesiana que, com a mansidão e a bondade do Bom Pastor, acolhe e acompanha amorosamente os jovens, educando-os para o diálogo e para o acolhimento do que é diferente. Esta é santidade!

Quão importante me parece educar os jovens para o diálogo e o acolhimento do que é diferente! Durante uma das minhas visitas na Europa, um adolescente rezou em público para poder “perder o medo dos estrangeiros”. E eu perguntava-me: o que estamos a semear, nós adultos e autoridades destas sociedades, para fazer com que uma menina de 15 anos tenha medo de alguém que simplesmente é diferente?

3. Bem-aventurada a Família Salesiana que, estando ao lado dos outros, cura as feridas de quem sofre e volta a dar esperança a quem a perdeu, levando a alegria de Cristo Ressuscitado. Esta é santidade!

A Esperança é uma das grandes virtudes cristãs e uma palavra talismã que hoje tanto nos falta. Às vezes não se pode resolver os problemas das pessoas, mas pode-se estar ao lado delas, pode-se transmitir acolhimento e respeito, pode-se ajudar a curar as feridas. Quem não carrega uma ferida na alma e no coração, e quem não aprecia um gesto, por pequeno que seja, que suavize a dor das feridas da vida?

4. Bem-aventurada a Família Salesiana que, tendo fome e sede de justiça, acompanha os jovens a realizar o seu projeto de vida plena na família, no trabalho, no compromisso político e social. Esta é santidade!

Perguntei a todos os jovens do mundo que encontrei se têm ideais de vida, sonhos, projetos, porque uma vida sem sonhos, sem projetos, sem ideais corre o risco de se habituar só a “sobreviver”, não a viver plenamente. Por isso uma das coisas mais belas da missão salesiana é acompnhar os jovens, todos os jovens, qualquer que seja a sua situação, a avançar no seu pequeno ou grande, simples, frágil ou sólido projeto de vida. Acompanhá-los a ancorar a sua vida em colunas que os tornem fortes e robustos para resisitir a todas as tempestades.

5. Bem-aventurada a Família Salesiana que faz experiência viva de misericórdia, abre os olhos e o coração à escuta, ao perdão, tornando-se casa que acolhe. Esta é santidade!

Uma das palavras menos usadas hoje é “misericórdia”. Também por isso, quando o Papa Francisco fala com tanta frequência de misericórdia, aparecem logo os “os profetas da desgraça” a tagarelar que isto são parvoíces e formas de fraqueza. E que deste modo não se realizam percursos válidos de vida cristã. Pelo contrário, meus amigos, o nosso modo de entender a vida e a educação passa antes de tudo através de um olhar de compreensão, de compaixão, de misericórdia. Nasce do acolhimento e da escuta.

6. Bem-aventurada a Família Salesiana que procura ser autêntica, íntegra e transparente, cultivando um olhar que vê para além das aparências e reconhecendo em cada pessoa a graça operante de Deus. Isto é santidade!

Num mundo onde dominam os oportunistas, as cunhas, os especialistas da carreira, os obcecados pelo prazer, dispostos a pisar mesmo os laços mais sagrados, unimo-nos aos homens sem discriminações, às pessoas que acreditam na autenticidade, na transparência, na honestidade, que agem segundo um só amor e uma só fé. Queremos pertencer ao grupo daqueles que são transparentes e sabem maravilhar-se perante Deus e a sua palavra.

Aos jovens queremos dar um coração reto, transparente, claro, inteiramente aberto a Deus e aos outros, mesmo correndo o risco de ser atraiçoado.

7. Bem-aventurada a Família Salesiana que a partir da verdade do Evangelho, fiel ao carisma de Dom Bosco, se faz fermento para uma humanidade nova, aceitando com alegria também a cruz pelo Reino de Deus. Esta é santidade!

Continuamos a acreditar que o carisma de Dom Bosco é um dom de Deus para a Igreja e para o mundo, tão atual e necessário como sempre foi. Acreditamos humildemente que o mundo de hoje seria mais pobre, se não existisse o carisma salesiano e milhares de presenças salesianas espalhadas pelo mundo em 134 nações e entre milhões do jovens e suas famílias.

E continuamos a creditar que, se uma ao cair faz mais ruído do que a floresta a crescer em silêncio, queremos ser uma floresta a crescer em silêncio, mas que recuperará muita gente debaixo da sua sombra. Faço votos por isso que sejais bem-aventurados e benditos.

Evento
Evento
Evento
Artigo anteriorAprender com Dom Bosco: como a especialização em Salesianidade reflete na experiência de ensino-aprendizagem
Próximo artigo85 anos de canonização de Dom Bosco
Redação

Redação

Comunicação Social

Terremoto atinge dez comunidades da Inspetoria Salesiana de Medellín

Comunicação Social

Pastoral da Educação promove palestra sobre violência contra a mulher em escola de Barra do Garças

Comunicação Social

Site da Missão Salesiana ficará temporariamente indisponível para manutenção

Comunicação Social

P. Silvio Roggia apresenta o Capítulo III da nova Ratio

Artigo

Dom Bosco e o famoso cachorro Grigio

Artigo

UM DESAFIO À NOSSA HUMANIDADE. A riqueza que corre o risco de nos tornar cegos e surdos

Artigo

A Gruta de Natal Onde o Céu se encontra com a Terra

Artigo

Santa Maria Troncatti FMA: Mulher de Fé, Missionária, Construtora da Paz

Escola

Aluno do Colégio Salesiano São Gonçalo conquista prata na Olimpíada Nacional de Literatura

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

CNPJ: 03.226.149/0001-81
Rua Pe João Crippa, 1437 - Campo Grande, MS
comunicacaosocial@missaosalesiana.org.br
© 2026
  • Salesianos do Brasil
  • Boletim Salesiano
  • Portal Futurum
  • RESAS
  • CONESUL SDB
  • Canal da Privacidade
  • Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios – 1/2026
  • Relatório de Transparência Salarial e de anos anteriores