Anualmente a disciplina de Gestão e Desenvolvimento de Projetos do curso de Publicidade e Propaganda promove um projeto de responsabilidade social que é desenvolvido e estruturado pelos alunos. Pensando nisso, os acadêmicos do 8º semestre do curso organizaram um almoço solidário, denominado “2º Show Costela”.
O evento aconteceu no último domingo (03/12), foi 100% beneficente e destinou o lucro das adesões ao Grupo Linense de Combate ao Câncer. Já o lucro das bebidas coube ao Oratório, uma ação realizada com crianças aos sábados. A organização do Oratório se dá por meio de leigos da Paróquia Salesiana São João Bosco, de Lins.
Com toda dedicação e cuidado, o evento foi um sucesso, que possibilitou um lucro de aproximadamente R$ 3.000,00 em adesões e R$ 1.000,00 em bebidas, destinados a compra de produtos e alimentos indicados pelos gestores das ações que serão beneficiadas.
A professora responsável pela organização do evento, Fernanda Furio Crivellaro conta que todo o evento foi pensado, organizado e executado pelos alunos, que tiveram dedicação e contaram com o apoio fundamental da coordenação do curso (João Artur Izzo) e do UniSALESIANO de Lins (em especial a Professora Manu e o Reitor, P. Paulo Fernando). “Mais uma vez neste período festivo de preparação ao Natal, estamos promovendo sensações que deixam essa época ainda mais cheia de amor. Acredito que mais do que colocar em prática a teoria aprendida em sala de aula, estamos levando alegria ao próximo e isso com certeza também nos leva a aprender muitas coisas”, ressaltou a professora.
Os alunos também destacaram as sensações que o evento proporcionou a eles. Para a aluna Poliana Nobre “o evento Show Costela foi uma oportunidade de muito aprendizado, onde pude desenvolver várias habilidades sobre como administrar todas fases para a execução de um projeto. Foram emoções extremas de ansiedade e nervoso, mas por fim, gratidão por ter fechado tudo com chave de ouro”, destaca.
A aluna Millene afirma que, “foi através da disciplina de Gestão e desenvolvimento de projetos que saímos do fácil papel de consumidores, para organizadores de evento. E por mais que pareça algo simples, pudemos vivenciar toda experiência que existe em cada função antes, durante e após. O evento não se inicia na data marcada, exige todo um planejamento antes. O evento não acontece de acordo com o programado, imprevistos e improvisos sempre acontecem. O evento não acaba quando termina, o pós exige tanto quanto o início e o seu decorrer. No fim podemos dizer que foi transformador participar de todo esse processo e ver a real importância em cada pequena e grande função para torná-lo possível. Uma equipe organizada e empática pode e alcançar muito mais do que multidões. Se colocar no papel de organizador, sem esquecer do seu lado consumidor e humano, pensando em cada detalhe, é o que resume toda essa gestão”, enfatiza.
Já o acadêmico Heitor Zuiani afirma que “o 2° Show Costela foi de grande importância para todos nós alunos, que colocamos em prática os conteúdos aprendidos na matéria de Gestão de Projetos. Com ele, melhoramos nossa capacidade de trabalhar em equipe, de planejar e resolver problemas que surgiram durante o processo. Além disso, imaginar as pessoas que serão ajudadas com o lucro desse evento faz com que encerremos esse ciclo, após 4 anos de faculdade, com os corações quentinhos de termos a oportunidade de ajudar o próximo”, finaliza.