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Colégios da Missão Salesiana de Mato Grosso preparam implantação do Novo Ensino Médio

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Colégio Salesiano Dom Bosco de Campo Grande (MS) apresenta novo ensino aos pais e responsáveis

Colégios Salesianos da Inspetoria de Mato Grosso já começaram os processos de adequação às novas diretrizes pedagógicas estabelecidas pela Lei nº 13.415/2017, que cria o chamado “Novo Ensino Médio”. A nova legislação altera a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Algumas escolas da inspetoria já trabalham com o novo formato, enquanto outras estão em preparação para implantar o novo formato no início do ano letivo de 2022, prazo máximo estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Na última quinta-feira (30/10), o Colégio Salesiano Dom Bosco de Campo Grande (MS) reuniu pais e responsáveis de alunos do 9º ano para acompanharem a apresentação do Novo Ensino Médio, que será iniciado no próximo ano letivo.

O coordenador do Ensino Médio do colégio, Lúdio da Silva explica que o colégio vê nas diretrizes do Novo Ensino Médio a oportunidade de reforçar o carisma do fundador Dom Bosco. “Projeto de Vida, Educação Financeira, Formação de Lideranças e Associacionismo são os grandes diferenciais do Dom Bosco. Uma grande parceria com a UCDB vai garantir a formação de pesquisadores já no Ensino Médio, facilitando a escolha profissional e a aquisição de novos conhecimentos. Parece que a reforma implantada pelo MEC em todo o país foi inspirada no Sistema Preventivo, principalmente na importância do protagonismo juvenil, desenvolvimento de habilidades em todas as áreas e valorização das expressões artísticas, tão caras para Dom Bosco”, disse.

Ele também acrescenta que o formato do Novo Ensino Médio possibilita a valorização do trabalho pastoral na escola. Assim, em 2022, o colégio irá inserir as atividades formativas desenvolvidas pela Pastoral na grade curricular.

De acordo com o Portal do MEC, o Novo Ensino Médio possibilitará a formação profissional e técnica. Permitirá que o jovem opte por uma formação profissional e técnica dentro da carga horária do ensino médio regular. Ao final dos três anos, os sistemas de ensino deverão certificá-lo no ensino médio e no curso técnico ou nos cursos profissionalizantes que tenha participado. Além disso, há os itinerários formativos, que são o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outros, que os estudantes poderão escolher cursar para aprofundamento de conhecimentos e promoção do protagonismo juvenil.

O Colégio Salesiano Dom Bosco de Três Lagoas (MS) implantou o Novo Ensino Médio neste ano de 2021. A escola incluiu os estudantes para a escolha dos itinerários que os interessassem. No colégio, os alunos votaram e definiram os temas: Comunicação e Mídias Digitais, Empreendedorismo e o Novo Mundo do Trabalho, Biotecnologia e Ética.

“Em 2020, fizemos uma preparação para as turmas do 9º ano, fomos implantando gradativamente do primeiro ano até o terceiro. Fizemos uma reunião com os pais, apresentamos o novo formato, com os benefícios para os alunos, justamente para que eles nos ajudassem a estimular os filhos. (…) Também tivemos várias reuniões e mobilizações com os alunos e explicamos o que mudaria em relação ao formato antigo. (…) Eles têm aceitado muito bem, fazem no contraturno das aulas e participam desses projetos que têm uma didática diferenciada”, disse a coordenadora pedagógica, Paula Chagas.

No Colégio Salesiano Santo Antônio, Cuiabá – Coxipó da Ponte (MT), a coordenação da escola tem trabalhado para começar o ano de 2022 com as novas diretrizes. No mês de novembro, haverá reunião de apresentação da proposta aos pais e responsáveis. O colégio também aguarda a aprovação das diretrizes estaduais para o Novo Ensino Médio, para que adapte o projeto à nível nacional e estadual. O coordenador do Ensino Médio, Franco Garcia, explica que irão trabalhar com dois itinerários formativos. “Queremos atender às necessidades que observamos no nosso polo regional, que é voltado para a agricultura e desenvolvimento agroindustrial, estamos tentando direcionar parte dos itinerários para essa finalidade, bem como para a cultura local, com a literatura mato-grossense e a história regional”, afirma o coordenador.

Ainda em Cuiabá (MT), no Colégio Salesiano São Gonçalo, os gestores apresentaram a proposta do colégio para o Novo Ensino Médio aos alunos do 9º ano nos dias 27 e 28 de setembro, e aos pais e responsáveis, no dia 29 de setembro. “Nós fizemos reunião com coordenadores e supervisores, e agora, estamos nos reunindo e alinhando o projeto com os professores”, informou o diretor, Padre Hermenegildo Conceição Silva.

O Colégio Salesiano Santa Maria, de Cáceres (MT), também implantou o Novo Ensino Médio neste ano. A coordenadora pedagógica, Shirlene Sato explica que o Novo Ensino Médio tem sido uma experiência diferente, com nova grade curricular, adaptada ao contexto de pandemia. “Escolhemos como itinerários formativos a sustentabilidade e o empreendedorismo, a pandemia nos limita na prática, mas nossos professores estão empenhados no compromisso de incentivar aos alunos à elaboração de projetos”, afirmou.

Em Corumbá (MS), o diretor pedagógico do Colégio Salesiano Santa Teresa, Padre Osvaldo dos Santos, informou que está realizando, juntamente com os demais gestores, reuniões e estudos das novas instruções para inserir o Novo Ensino Médio no início do próximo ano.

No Colégio Salesiano Dom Lasagna, Araçatuba (SP), os estudos para implantação também estão em andamento para que o projeto do Novo Ensino Médio possa ser implantado no início do próximo ano letivo.