Centro Juvenil São João Batista de Poxoréu sedia 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF

O Centro Juvenil São João Batista de Poxoréu abriu suas portas nesta quinta-feira (04/12) para sediar o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF 2025-2028. O encontro, realizado no Salão São Domingos Sávio, reuniu autoridades, lideranças comunitárias e, principalmente, crianças e adolescentes para discutir o futuro das políticas públicas voltadas à infância e juventude no município.
O fórum teve como foco a elaboração de ações para a efetivação dos direitos de crianças e adolescentes, abordando temas fundamentais como educação, saúde, assistência social, equidade étnico-racial, mudanças climáticas e participação social. Um dos destaques foi a apresentação do Plano de Participação de Criança e Adolescente, idealizado pelos próprios adolescentes do NUCA – Núcleo de Cidadania de Adolescentes.
Protagonismo juvenil em ação
O evento foi marcado pelo protagonismo dos jovens. Mayara Lopes, representante do NUCA, emocionou o público ao recitar a poesia “Vivência do Campo”, enquanto Letícia Sirqueira apresentou “Meu Testamento”. As crianças e adolescentes do Projeto “Um Sonho, Uma Vida” também abrilhantaram o encontro com a apresentação musical “O Baiá e Barbatuques”.
O Projeto “Um Sonho, Uma Vida” é executado pelo Centro Juvenil São João Batista com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (FMDCA), provenientes de contribuições do Imposto de Renda, demonstrando o compromisso da obra salesiana com a formação integral dos jovens da região.
O fórum contou com expressiva participação da comunidade, incluindo representantes do Poder Executivo e Legislativo, CMDCA, Conselho Tutelar, lideranças indígenas, Polícia Civil, DRE de Primavera do Leste, escolas estaduais, APDM, Assembleia Legislativa, entidades da sociedade civil e uma participação massiva do NUCA, tanto da sede quanto dos distritos e fazendas do município.
A realização do Fórum Comunitário é uma das etapas obrigatórias para que Poxoréu alcance a certificação do Selo UNICEF 2025-2028, reconhecimento que atesta o compromisso do município com a garantia dos direitos de crianças e adolescentes.















*Com informações da Prefeitura da Poxoréu

Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.