Estudantes do Colégio Salesiano Santo Antônio vivenciam momentos de fé e reflexão no IV Bosco Camps

De 19 a 21 de setembro, os estudantes do 8º e 9º ano do Colégio Salesiano Santo Antônio de Cuiabá (MT) participaram do IV Bosco Camps, um projeto em modalidade de acampamento com duração de dois dias que proporcionou uma experiência única de desconexão do mundo digital e das redes sociais para momentos profundos de reflexão e vivência da fé.



O evento, realizado sob a direção espiritual do Padre André Luiz Mattner Neuhaus, teve como tema central a frase de São João Bosco: “A santidade consiste em estar sempre alegres”, sendo embalado pela música tema “Deus é nossa alegria”, da Comunidade Shalom, que permeou todas as atividades desenvolvidas durante os dias de retiro.
Os jovens foram organizados em equipes que receberam não apenas cores distintivas, mas também os nomes de importantes figuras da santidade salesiana: São Domingos Sávio, Laura Vicuña, Madre Mazzarello e Santo Antônio. Esta organização permitiu que os participantes conhecessem melhor os modelos de santidade salesiana, incluindo o próprio São João Bosco, fundador da congregação.
Experiências formativas e espirituais
Durante o acampamento, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar experiências de caráter formativo e espiritual diversificadas. Um dos momentos de maior solenidade foi a adoração ao Santíssimo Sacramento, que proporcionou aos jovens um tempo especial de oração e contemplação.
O programa incluiu desafios no bosque e provas de resistência que estimularam a convivência, superação e o desenvolvimento do trabalho em equipe.
Festa country e momentos de descontração
Entre as atividades desenvolvidas, destacou-se uma animada festa country que trouxe alegria e descontração ao encontro, demonstrando que a espiritualidade salesiana também se manifesta através da celebração e da festa, em consonância com o tema central do evento sobre a alegria como caminho para a santidade.
Além dos momentos de competição e festa, o acampamento proporcionou espaços para reflexões profundas sobre o futuro, permitindo que os jovens pudessem pensar em seus projetos de vida e vocações de forma mais madura e orientada pelos valores cristãos salesianos.
O IV Bosco Camps foi encerrado com uma Missa de Ação de Graças, momento em que o P. André lembrou aos estudantes que “a vida é feita de pequenas fidelidades, que nos ajudam a valorizar cada detalhe do dia a dia”, deixando uma mensagem profunda sobre a importância de encontrar o sagrado nos momentos simples da vida cotidiana.


































Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.