O trabalho missionário dos Salesianos em Corumbá – referência no ensino para crianças, jovens e adultos por meio de colégios, faculdade, obra social e paróquia – abrange não somente a área urbana, mas atinge uma boa parte da área rural do município, localizado a 428 km da sede da Inspetoria Salesiana de Campo Grande.
Missas são celebradas aos sábados e domingos nos assentamentos Taquaral e Tamarineiro I, nas comunidades: São Paulo, São Marcos, Santa Luzia, Santo Antônio e Nossa Senhora de Fátima. O Pe. Jair Marques de Araujo e o músico Marcelino Medina se reúnem todos os finais de semana para as celebrações nessas capelas. As famílias se organizam, convidam os vizinhos, preparam o altar, separam as leituras e aguardam a chegada do sacerdote para as missas que, geralmente, iniciam às 16 horas.
Os salesianos marcam presença também nas festas que acontecem por lá, como a Festa do Mel e o aniversário de 26 anos do assentamento Taquaral, que foi neste ultimo domingo dia 08 de novembro. O professor Zezinho, que organizou a festa, comentou: “essa data de hoje representa a reunião de todos que fizeram parte da construção da nossa história e os Salesianos sempre estiveram aqui presente, agora o Pe. Jair está aqui dando continuidade”. Para o próximo ano, está previsto a implantação de cursos de informática para os jovens durante as férias escolares, que acontecerá na escola em que o Sr. Zezinho é diretor.
A senhora Maria Aparecida Muniz, coordenadora da comunidade São Marcos, lembra com carinho do Pe. Pascoal Forin, que iniciou esse trabalho nos assentamentos: “antigamente era o padre Pascoal que sempre estava aqui com a gente e agora o padre Jair está aqui e nós agradecemos por isso”. O senhor Airton Santana coordenador da comunidade São Paulo, ressalta a grande presença do Pe. Jair nessa região e fala da importância do trabalho missionário dos Salesianos: “a missa para nós aqui na região rural é muito importante, o padre vem nos trazer a palavra de Deus e o padre Jair expressa muito bem isso pra nós, é um privilégio ter ele aqui conosco, nós só temos que agradecer por isso”.
Karen Simões – PJS/ Equipe de Comunicação
MSMT – Cidade Dom Bosco