SEXTA-FEIRA, 14 AGOSTO, 2026
  • WebMail
  • Portal RH
  • Links
    • Salesianos do Brasil
    • Boletim Salesiano
    • Portal Futurum
    • RESAS
    • CONESUL SDB
    • Canal da Privacidade
  • Parceiros
    • Parcerias Públicas
    • SDB
    • ANEC
    • RSE
    • CNBB
    • CRB Nacional
Banner Banner
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Site da Missão Salesiana ficará temporariamente indisponível para manutenção Jornada Formativa reúne educadores da Escola Estadual Dom Bosco em torno da missão salesiana Colégio Santa Teresa abre 26º FAES com esporte, arte e participação das famílias Professor do Colégio Salesiano São Gonçalo pesquisa a ‘Amorevolezza’* como resposta à indisciplina escolar AcamPai reúne pais e filhos em momento de convivência no Colégio Santo Antônio em Cuiabá UniSALESIANO celebra o nascimento de Dom Bosco com missas e bênção de imagens Inspetores salesianos realizam reunião do Curatorium da Teologia em Curitiba Alunos do Colégio São Gonçalo de Cuiabá homenageiam pais com apresentações 5º AcamPai reúne pais e filhos no Colégio Salesiano Dom Luiz Lasagna Paróquia Santo Antônio reúne famílias para discutir educação dos filhos em Barra do Garças
  • Notícias
  • Quem Somos
    • História
    • Salesianos
    • Visão
    • Missão
    • Valores
  • Pastoral
    • Pastoral Juvenil Vocacional
  • Setores
    • Inspetor e Conselho Inspetorial
    • Missões Indígenas
    • Família Salesiana
    • Ação Social
      • Centros Juvenis
      • Obras Sociais
      • Oratórios
    • Escolas
      • Colégio Salesiano Dom Bosco – Campo Grande (MS)
      • Colégio Salesiano Dom Bosco – Três Lagoas (MS)
      • Colégio Salesiano Dom Lasagna
      • Colégio Salesiano São Gonçalo
      • Colégio Salesiano Santa Maria
      • Colégio Salesiano de Santa Teresa
      • Colégio Salesiano Santo Antônio
    • IUS
      • Faculdade Salesiana de Santa Teresa
      • Universidade Católica Dom Bosco
      • Unisalesiano Lins
      • Unisalesiano Araçatuba
    • Missões Indígenas
      • Nova Xavantina
      • São José de Sangradouro
      • São Marcos
      • Sagrado Coração de Meruri
    • Paróquias
      • Mato Grosso
        • N. Sª Auxiliadora – São Marcos
        • N. Sª da Guia – Cuiabá
        • N. Sª da Salete – Primavera do Leste
        • Sagrado Coração de Jesus – Meruri
        • S. Antônio – Barra do Garças
        • S. Gonçalo – Cuiabá
        • S. João Batista – Rondonópolis
      • Mato Grosso do Sul
        • S. Francisco de Assis – Três Lagoas
        • S. João Bosco – Campo Grande
        • S. João Bosco – Corumbá
        • N. Sª Auxiliadora – Campo Grande
        • N. Sª Auxiliadora – Indápolis
      • São Paulo
        • S. Francisco e S. Clara – Araçatuba
        • S. João Bosco – Lins
  • Contato
  • CG 29
  • Canal da Privacidade
  • Programação 2026
  • Termos de Fomento

Acesso ao painel

Navegação
  • Notícias
  • Quem Somos
    • História
    • Salesianos
    • Visão
    • Missão
    • Valores
  • Pastoral
    • Pastoral Juvenil Vocacional
  • Setores
    • Inspetor e Conselho Inspetorial
    • Missões Indígenas
    • Família Salesiana
    • Ação Social
      • Centros Juvenis
      • Obras Sociais
      • Oratórios
    • Escolas
      • Colégio Salesiano Dom Bosco – Campo Grande (MS)
      • Colégio Salesiano Dom Bosco – Três Lagoas (MS)
      • Colégio Salesiano Dom Lasagna
      • Colégio Salesiano São Gonçalo
      • Colégio Salesiano Santa Maria
      • Colégio Salesiano de Santa Teresa
      • Colégio Salesiano Santo Antônio
    • IUS
      • Faculdade Salesiana de Santa Teresa
      • Universidade Católica Dom Bosco
      • Unisalesiano Lins
      • Unisalesiano Araçatuba
    • Missões Indígenas
      • Nova Xavantina
      • São José de Sangradouro
      • São Marcos
      • Sagrado Coração de Meruri
    • Paróquias
      • Mato Grosso
        • N. Sª Auxiliadora – São Marcos
        • N. Sª da Guia – Cuiabá
        • N. Sª da Salete – Primavera do Leste
        • Sagrado Coração de Jesus – Meruri
        • S. Antônio – Barra do Garças
        • S. Gonçalo – Cuiabá
        • S. João Batista – Rondonópolis
      • Mato Grosso do Sul
        • S. Francisco de Assis – Três Lagoas
        • S. João Bosco – Campo Grande
        • S. João Bosco – Corumbá
        • N. Sª Auxiliadora – Campo Grande
        • N. Sª Auxiliadora – Indápolis
      • São Paulo
        • S. Francisco e S. Clara – Araçatuba
        • S. João Bosco – Lins
  • Contato
  • CG 29
  • Canal da Privacidade
  • Programação 2026
  • Termos de Fomento
Início › CG 29› Capítulo Geral amplia papel dos Salesianos Irmãos na Congregação
CG 29

Capítulo Geral amplia papel dos Salesianos Irmãos na Congregação

Por Euclides Fernandes · 17 de março de 2025
Ouça esta notícia
0:00

Nova atribuição de cargo marca momento histórico

O 29º Capítulo Geral (CG29), realizado em Valdocco, aprovou uma resolução que permite, em caráter experimental, a nomeação de salesianos irmãos (coadjutores) como diretores de comunidades. A decisão aguarda a aprovação do novo Reitor-Mor e do Conselho Geral.

O parecer do Ecônomo Geral sobre a mudança

Jean Paul Muller, Salesiano Irmão e ecônomo geral da Congregação Salesiana. Foto: ANS

O Ecônomo Geral da Congregação, Jean Paul Muller, classificou a decisão como um “momento de mudança” e uma “renovada valorização dos coadjutores”. Ele destacou a evolução na formação dos irmãos leigos e a ampliação de suas responsabilidades. “A discussão que tivemos no Capítulo mostrou que há um momento de mudança e de renovada valorização dos coadjutores”, afirmou.

Muller recordou que a possibilidade surgiu com o Rescrito assinado pelo Papa Francisco em 2022, que autorizou religiosos não sacerdotes a assumirem funções de governo. “Lamento que não tenhamos praticado isso naquela época, pois haveria a oportunidade de ganhar alguma ‘prática’. Nomear um coadjutor como diretor teria sido uma excelente experiência para discutir já neste Capítulo. Agora precisamos esperar e iniciar um experimento de seis anos“, comentou.

O impacto da decisão nas comunidades salesianas

O Ecônomo Geral reconheceu que a mudança terá um impacto inicial limitado, devido ao número reduzido de salesianos coadjutores. “Não são muitos os coadjutores que serão chamados, porque o número deles é baixo. Mas tenho certeza de que, onde forem nomeados, isso representará um bom sinal”, declarou.

Ele também expressou esperança de que a decisão influencie as vocações futuras. “Precisamos nos preparar: a partir de hoje, os coadjutores devem ser formados como já formamos os sacerdotes, para que possam assumir responsabilidades e representar Dom Bosco onde quer que estejam“, afirmou.

Reflexões sobre o significado da mudança

A resolução gerou um debate intenso entre os capitulares. Jean Paul Muller destacou que sua posição sobre o tema evoluiu ao longo do tempo. “Acredito que sim. Eu era um dos que dizia que as coisas deveriam permanecer como estavam; não me sentia envolvido em planejar mudanças. Mas vi o desenvolvimento dos salesianos nos últimos anos e também o da Igreja: hoje, todos os que se declaram católicos sentem este vento de mudança.”

A decisão reflete uma transformação na Igreja e na Congregação Salesiana, reconhecendo a importância dos salesianos coadjutores e fortalecendo a missão salesiana.

Impressões dos salesianos coadjutores sobre a nova realidade

Salesianos coadjutores presentes no CG29 compartilharam suas percepções sobre a decisão. Albert-Sébastien Ramadan, do Chade, destacou a importância do diálogo. “Após a votação de ontem, que dá aos salesianos coadjutores a oportunidade, de forma experimental, de serem diretores de uma comunidade local, sinto-me satisfeito. Houve um debate sobre o tema para considerar os prós e os contras. O Espírito Santo garantiu que houvesse um ponto de vista que satisfizesse ambas as partes. Por agora, já é uma porta aberta, este é um passo adiante.”

Van Luan Bui, do Vietnã, expressou satisfação com o caminho tomado. “Estou feliz com tudo o que foi decidido, porque estamos focados na nossa responsabilidade com a comunidade, nossa missão e os jovens. No Vietnã, há uma forte presença de coadjutores, mais de 70 membros: um número que resulta da qualidade do trabalho que realizamos e do espírito de comunidade que nos une.“

Lucas Mario Mautino, da Argentina Norte, relacionou a mudança à figura de Artêmides Zatti, salesiano coadjutor canonizado. “Acredito que também seja um belo sinal dos tempos que os não ordenados, em algumas ocasiões, possam ser chamados ao serviço da autoridade no estilo de Jesus. Vejo com muita esperança esta nova opção que estamos tomando, especialmente para o serviço aos jovens.”

Caminho aberto para novas responsabilidades

A decisão do CG29 representa uma evolução na estrutura da Congregação Salesiana, reforçando a complementaridade vocacional entre sacerdotes e coadjutores. O experimento de seis anos servirá como base para futuras reflexões sobre a governança das comunidades salesianas.

O Capítulo Geral segue seu curso, reafirmando o compromisso da Congregação com a missão de Dom Bosco e com a formação de seus membros para servir melhor à Igreja e aos jovens.

Com informações: Agenzia Info Salesiana (ANS)

Artigo anteriorVia Sacra e Oratório Festivo fortalecem a fé dos Xavantes na Terra Indígena de São Marcos
Próximo artigoEncontro inspetorial da ADMA reúne devotos de Nossa Senhora Auxiliadora em Corumbá
Euclides Fernandes

Euclides Fernandes

CG 29

ANS divulga vídeo comemorativo que marca um ano do Capítulo Geral 29

CG 29

Inspetor conduz retiro da Família Salesiana e destaca reflexões do CG29 em Campo Grande

CG 28

Congregação Salesiana aprova nova edição da Ratio Fundamentalis

Ação Social

Jornada Formativa reúne educadores da Escola Estadual Dom Bosco em torno da missão salesiana

Escola

Colégio Santa Teresa abre 26º FAES com esporte, arte e participação das famílias

Artigo

Professor do Colégio Salesiano São Gonçalo pesquisa a ‘Amorevolezza’* como resposta à indisciplina escolar

Instituição de Ensino Superior

UniSALESIANO celebra o nascimento de Dom Bosco com missas e bênção de imagens

Formação

Inspetores salesianos realizam reunião do Curatorium da Teologia em Curitiba

Escola

5º AcamPai reúne pais e filhos no Colégio Salesiano Dom Luiz Lasagna

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

CNPJ: 03.226.149/0001-81
Rua Pe João Crippa, 1437 - Campo Grande, MS
comunicacaosocial@missaosalesiana.org.br
© 2026
  • Salesianos do Brasil
  • Boletim Salesiano
  • Portal Futurum
  • RESAS
  • CONESUL SDB
  • Canal da Privacidade
  • Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios – 1/2026
  • Relatório de Transparência Salarial e de anos anteriores