SEXTA-FEIRA, 14 AGOSTO, 2026
  • WebMail
  • Portal RH
  • Links
    • Salesianos do Brasil
    • Boletim Salesiano
    • Portal Futurum
    • RESAS
    • CONESUL SDB
    • Canal da Privacidade
  • Parceiros
    • Parcerias Públicas
    • SDB
    • ANEC
    • RSE
    • CNBB
    • CRB Nacional
Banner Banner
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Curatorium avalia formação dos pós-noviços salesianos em Campo Grande Jornada Formativa reúne educadores da Escola Estadual Dom Bosco em torno da missão salesiana Colégio Santa Teresa abre 26º FAES com esporte, arte e participação das famílias Professor do Colégio Salesiano São Gonçalo pesquisa a ‘Amorevolezza’* como resposta à indisciplina escolar AcamPai reúne pais e filhos em momento de convivência no Colégio Santo Antônio em Cuiabá UniSALESIANO celebra o nascimento de Dom Bosco com missas e bênção de imagens Inspetores salesianos realizam reunião do Curatorium da Teologia em Curitiba Alunos do Colégio São Gonçalo de Cuiabá homenageiam pais com apresentações 5º AcamPai reúne pais e filhos no Colégio Salesiano Dom Luiz Lasagna Paróquia Santo Antônio reúne famílias para discutir educação dos filhos em Barra do Garças
  • Notícias
  • Quem Somos
    • História
    • Salesianos
    • Visão
    • Missão
    • Valores
  • Pastoral
    • Pastoral Juvenil Vocacional
  • Setores
    • Inspetor e Conselho Inspetorial
    • Missões Indígenas
    • Família Salesiana
    • Ação Social
      • Centros Juvenis
      • Obras Sociais
      • Oratórios
    • Escolas
      • Colégio Salesiano Dom Bosco – Campo Grande (MS)
      • Colégio Salesiano Dom Bosco – Três Lagoas (MS)
      • Colégio Salesiano Dom Lasagna
      • Colégio Salesiano São Gonçalo
      • Colégio Salesiano Santa Maria
      • Colégio Salesiano de Santa Teresa
      • Colégio Salesiano Santo Antônio
    • IUS
      • Faculdade Salesiana de Santa Teresa
      • Universidade Católica Dom Bosco
      • Unisalesiano Lins
      • Unisalesiano Araçatuba
    • Missões Indígenas
      • Nova Xavantina
      • São José de Sangradouro
      • São Marcos
      • Sagrado Coração de Meruri
    • Paróquias
      • Mato Grosso
        • N. Sª Auxiliadora – São Marcos
        • N. Sª da Guia – Cuiabá
        • N. Sª da Salete – Primavera do Leste
        • Sagrado Coração de Jesus – Meruri
        • S. Antônio – Barra do Garças
        • S. Gonçalo – Cuiabá
        • S. João Batista – Rondonópolis
      • Mato Grosso do Sul
        • S. Francisco de Assis – Três Lagoas
        • S. João Bosco – Campo Grande
        • S. João Bosco – Corumbá
        • N. Sª Auxiliadora – Campo Grande
        • N. Sª Auxiliadora – Indápolis
      • São Paulo
        • S. Francisco e S. Clara – Araçatuba
        • S. João Bosco – Lins
  • Contato
  • CG 29
  • Canal da Privacidade
  • Programação 2026
  • Termos de Fomento

Acesso ao painel

Navegação
  • Notícias
  • Quem Somos
    • História
    • Salesianos
    • Visão
    • Missão
    • Valores
  • Pastoral
    • Pastoral Juvenil Vocacional
  • Setores
    • Inspetor e Conselho Inspetorial
    • Missões Indígenas
    • Família Salesiana
    • Ação Social
      • Centros Juvenis
      • Obras Sociais
      • Oratórios
    • Escolas
      • Colégio Salesiano Dom Bosco – Campo Grande (MS)
      • Colégio Salesiano Dom Bosco – Três Lagoas (MS)
      • Colégio Salesiano Dom Lasagna
      • Colégio Salesiano São Gonçalo
      • Colégio Salesiano Santa Maria
      • Colégio Salesiano de Santa Teresa
      • Colégio Salesiano Santo Antônio
    • IUS
      • Faculdade Salesiana de Santa Teresa
      • Universidade Católica Dom Bosco
      • Unisalesiano Lins
      • Unisalesiano Araçatuba
    • Missões Indígenas
      • Nova Xavantina
      • São José de Sangradouro
      • São Marcos
      • Sagrado Coração de Meruri
    • Paróquias
      • Mato Grosso
        • N. Sª Auxiliadora – São Marcos
        • N. Sª da Guia – Cuiabá
        • N. Sª da Salete – Primavera do Leste
        • Sagrado Coração de Jesus – Meruri
        • S. Antônio – Barra do Garças
        • S. Gonçalo – Cuiabá
        • S. João Batista – Rondonópolis
      • Mato Grosso do Sul
        • S. Francisco de Assis – Três Lagoas
        • S. João Bosco – Campo Grande
        • S. João Bosco – Corumbá
        • N. Sª Auxiliadora – Campo Grande
        • N. Sª Auxiliadora – Indápolis
      • São Paulo
        • S. Francisco e S. Clara – Araçatuba
        • S. João Bosco – Lins
  • Contato
  • CG 29
  • Canal da Privacidade
  • Programação 2026
  • Termos de Fomento
Início › CG 29› Capitulares avançam no 29º Capítulo Geral com diálogo e reflexões sobre a missão salesiana
CG 29

Capitulares avançam no 29º Capítulo Geral com diálogo e reflexões sobre a missão salesiana

Por Eduarda Victória · 28 de fevereiro de 2025
Ouça esta notícia
0:00

A reflexão dos capitulares do 29º Capítulo Geral, que está acontecendo em Turim-Valdocco, alcançou nesta quinta-feira (27/02) um momento significativo de virada.

Após os intensos dias iniciais dedicados à escuta das apresentações do Reitor-Mor e dos Conselheiros Gerais, os capitulares iniciaram uma fase mais interativa e propositiva. As observações, perguntas e propostas dos participantes foram encaminhadas ao presidente do Capítulo, P. Stefano Martoglio, dando início a um diálogo mais aprofundado e direcionado.

Essa etapa se concretizou graças ao trabalho das seis Comissões Interregionais, criadas para garantir que todos os capitulares pudessem expressar seus pontos de vista de maneira construtiva. Nessas comissões, buscou-se analisar os principais desafios e definir objetivos para o futuro da Congregação.

Após uma manhã dedicada a essas atividades de estudo e discussão, a tarde marcou o início de uma nova fase: a primeira sessão pública de respostas dos Conselheiros Gerais de Setor às questões levantadas por escrito pelos capitulares.

Quatro Conselheiros Gerais tomaram a palavra, aprofundando temas cruciais para o progresso e a missão da Congregação.

P. Ivo Coelho, Conselheiro Geral para a Formação, abordou uma das questões mais delicadas: a fidelidade ao carisma salesiano e à profissão religiosa, especialmente entre os jovens salesianos. Ele destacou que não se pode atribuir toda a responsabilidade pelo abandono vocacional ao chamado “contexto cultural desfavorável”. Pelo contrário, observou um dado encorajador: justamente onde o contraste cultural é mais forte, a taxa de abandono é inferior à média mundial. Isso sugere que os jovens que respondem à vocação nesses contextos já encontraram soluções pessoais para a relação entre fé e vida.

P. Miguel Ángel García Morcuende, Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil, enfatizou que a reorganização das presenças salesianas não deve ser vista apenas como uma questão administrativa ou estrutural. Trata-se, na verdade, de um processo para melhorar a oferta educativa aos jovens, considerando também as condições das comunidades salesianas. Ele ressaltou a importância de políticas que protejam a rotina das comunidades, garantindo espaços para a vivência plena do carisma. Como exemplo, citou o modelo adotado pelas inspetorias italianas para tornar o governo mais eficiente e próximo das necessidades locais.

Em sua intervenção, P. Alfredo Maravilla, Conselheiro Geral para as Missões, falou sobre o processo de seleção e envio de missionários. Ele explicou que a missão nasce de um projeto apresentado pelo inspetor, descrevendo os perfis necessários para a atuação missionária. A partir disso, inicia-se um processo de discernimento para a escolha e envio dos missionários, concluído com a aprovação do Reitor-Mor e do Conselho Geral. No entanto, ele alertou que, por mais estruturado que seja o processo, nem sempre é possível identificar o “missionário perfeito” desde o início. Assim, convidou os capitulares a confiarem no processo, reafirmando que a qualidade da formação e a boa gestão dos recursos humanos são fundamentais para o sucesso das missões.

Por fim, P. Gildásio Mendes, Conselheiro Geral para a Comunicação Social, abordou um tema particularmente atual: a necessidade de combater o clericalismo, que ele definiu como uma verdadeira “doença” dentro da Igreja. Fazendo referência aos ensinamentos do Papa Francisco, ele afirmou que o clericalismo leva ao esquecimento do Batismo e da pertença ao povo de Deus. Propôs um retorno ao estudo dos documentos do Concílio Vaticano II e à prática do ensinamento de Jesus: “cingir os rins para servir aos irmãos”. Ele acrescentou que a verdadeira evangelização não pode se limitar às redes sociais, mas deve se basear em um testemunho de vida autêntico, capaz de convencer e evangelizar no dia a dia.

A primeira sessão pública de respostas marcou um momento importante para o Capítulo Geral. Permitindo aprofundar questões fundamentais para a vida e a missão da Congregação, ofereceu aos capitulares a oportunidade de iniciar um diálogo construtivo e enriquecedor.

Os trabalhos continuam nesta sexta-feira, 28 de fevereiro, com a segunda parte das respostas, que contará com as intervenções do Vigário do Reitor-Mor, do Ecônomo Geral e dos Conselheiros Regionais. Essa sessão representa uma nova oportunidade para esclarecer ainda mais as propostas e estratégias necessárias para enfrentar os desafios futuros e fortalecer a missão salesiana nos próximos anos.

Artigo anteriorSarau “Poesia, Obras e Artes” reúne alunos em uma celebração de cultura e expressão em Três Lagoas
Próximo artigoFamília Salesiana fortalece planejamento pastoral para oratórios em Campo Grande
Eduarda Victória

Eduarda Victória

CG 29

ANS divulga vídeo comemorativo que marca um ano do Capítulo Geral 29

CG 29

Inspetor conduz retiro da Família Salesiana e destaca reflexões do CG29 em Campo Grande

CG 28

Congregação Salesiana aprova nova edição da Ratio Fundamentalis

Escola

AcamPai reúne pais e filhos em momento de convivência no Colégio Santo Antônio em Cuiabá

Escola

Alunos do Colégio São Gonçalo de Cuiabá homenageiam pais com apresentações

Escola

Colégio Salesiano de Campo Grande realiza a 1º edição do Acampai

Escola

Koinonia de agosto recorda Dom Bosco e homenageia os pais no Salesiano Santa Teresa de Corumbá

Ação Social

Centro Juvenil de Poxoréu realiza Dom Bosco Fest em memória do aniversário de São João Bosco

Ação Social

Alunos do Projeto Torcida pela Vida recebem novos uniformes em encontro com famílias no Centro Juvenil de Poxoréu

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

CNPJ: 03.226.149/0001-81
Rua Pe João Crippa, 1437 - Campo Grande, MS
comunicacaosocial@missaosalesiana.org.br
© 2026
  • Salesianos do Brasil
  • Boletim Salesiano
  • Portal Futurum
  • RESAS
  • CONESUL SDB
  • Canal da Privacidade
  • Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios – 1/2026
  • Relatório de Transparência Salarial e de anos anteriores