Inspetores brasileiros contribuem para definições do Capítulo Geral 29 em Turim

O Capítulo Geral 29 dos Salesianos de Dom Bosco teve início no dia 16 de fevereiro, em Turim, e seguirá até 12 de abril. Com o tema “Apaixonados por Jesus Cristo, Dedicados aos Jovens – Por uma vida fiel e profética da nossa vocação salesiana”, o encontro reúne representantes de todas as regiões onde a congregação atua para discutir os desafios contemporâneos da evangelização e da educação juvenil.
Participação global e representatividade brasileira
Realizado a cada seis anos, o Capítulo Geral possibilita a revisão das atividades salesianas e a formulação de novas estratégias para a missão. O evento conta com a participação de 227 capitulares com direito a voto, incluindo 14 conselheiros gerais e inspetores de diferentes países. O Brasil, representado por 12 religiosos, integra a delegação da Região América Cone-Sul, composta por 22 membros.
As seis inspetorias brasileiras enviaram seus inspetores e delegados:

- Inspetoria São Domingos Sávio (Amazonas): P. Felipe Bauzière e P. João Mendonça.
- Inspetoria São Luiz Gonzaga (Pernambuco): P. Francisco Inácio e P. José Júnior.
- Inspetoria Santo Afonso de Ligório (Missão Salesiana de Mato Grosso): P. Ricardo Carlos e P. Adalberto Alves de Jesus.
- Inspetoria Maria Auxiliadora (São Paulo): P. Alexandre Luís de Oliveira e P. Ronaldo Zacharias.
- Inspetoria São João Bosco (Minas Gerais): P. Natale Vitali Forti e P. Márcio Montandon Marçal.
- Inspetoria São Pio X (Rio Grande do Sul): P. Ademir Ricardo e P. Sérgio Ramos de Souza.
Debates sobre temas contemporâneos
Entre os temas a serem discutidos estão questões como proteção de menores e pessoas vulneráveis, ecologia integral e sustentabilidade, desafios digitais e inteligência artificial, além da revisão das estruturas de governo da congregação.
Abertura oficial e presença de autoridades
A cerimônia de abertura aconteceu no dia 16 de fevereiro, após missa presidida pelo Cardeal-Arcebispo de Turim, Dom Roberto Repole. Estiveram presentes autoridades civis e religiosas, como o Prefeito de Turim, Dr. Stefano Lo Russo, e a Superiora Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, Madre Chiara Cazzuola. As autoridades ressaltaram o legado de Dom Bosco e a necessidade de ações inovadoras para responder às demandas atuais da juventude.
Diretrizes para os próximos seis anos
As deliberações do Capítulo Geral 29 orientarão a Congregação Salesiana até 2031, com foco na construção de comunidades mais proféticas, no fortalecimento da colaboração com os leigos e no desenvolvimento de estratégias para ampliar a missão salesiana diante dos desafios do mundo contemporâneo.
Nesta terça feira aconteceu a segunda parte das apresentações dos Conselheiros Gerais. O Ecônomo Geral da Congregação Salesiana, Ir. Jean Paul Muller, SDB forneceu uma visão geral detalhada da situação econômica atual, destacando o trabalho realizado e os desafios que temos pela frente no campo da economia. Seus insights ressaltaram a importância da corresponsabilidade, da sustentabilidade e da gestão prudente em nossa missão.

Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.