O Curso de Enfermagem do UniSALESIANO Araçatuba realizou na terça-feira (05/11), a Cerimônia da Passagem da Lâmpada, homenageando a história de Florence Nightingale, precursora da enfermagem moderna, no auditório Papa Francisco. Este evento, que destaca o compromisso com a profissão e os valores do cuidado do enfermeiro.
Florence Nightingale, conhecida como “A Dama da Lâmpada”, tornou-se símbolo de esperança e dedicação ao cuidar de soldados feridos na Guerra da Criméia, em 1854, usando uma lamparina para iluminar suas rondas noturnas. Para homenageá-la, os formandos trouxeram a luz do conhecimento ao ambiente, utilizando velas para representar o compromisso com a enfermagem.
Na cerimônia, o formando Lucas Leite Neves passou simbolicamente a lâmpada para Alex do Amaral T. Cardoso, que assumiu a missão de manter viva a chama do cuidado e inspirar os colegas.
Homenagens Especiais
Representando Florence, a acadêmica Marinalva de Aquino Antônio participou da entrega da lâmpada. A cerimônia também homenageou a enfermeira Akemi C. Hiodo Ishida, destaque na Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba, que recebeu das mãos da aluna Rayssa Pereira uma miniatura da lamparina de Florence. Rayssa, representando a professora Wanda Horta, mentora de Akemi, celebrou essa passagem de conhecimento e experiência.
Um marco para o curso
A coordenadora do curso, Profª Giselle Sailer, ressaltou que o curso de Enfermagem do UniSALESIANO completa 20 anos em 2024. Lembrou os desafios superados desde os primeiros estágios, organizados para a turma inaugural de cerca de 200 alunos, até a consolidação do curso como referência em formação na região. “A primeira turma formou-se em 2007 e, desde então, nossos egressos vêm se destacando em várias regiões do país e até no exterior,” afirmou Giselle.
Muitos desses ex-alunos, hoje, retornam à instituição como orientadores, reforçando a qualidade e o compromisso do UniSALESIANO com a formação de profissionais competentes e humanizados.
Com informações da Assessoria