Início FIC Retrô 2024 Evento fortiFICa o carisma salesiano e reúne mais de 600 jovens em...

Evento fortiFICa o carisma salesiano e reúne mais de 600 jovens em Corumbá em três dias de celebração

1
0
Mais de 600 jovens se reuniram em Corumbá para o Festival Intergrupos da Canção. Foto: MSMT

Durante três dias, mais de 600 jovens de diversas localidades de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul se reuniram em Corumbá para o FIC Retrô (Festival Intergrupos da Canção), um evento que fortaleceu ainda mais o carisma salesiano. Esta é a primeira vez que um evento da Inspetoria de Campo Grande é sediado em Corumbá, transformando o Colégio Santa Teresa em um verdadeiro espaço de encontro e celebração da missão salesiana.

Para o coordenador de Pastoral do Colégio, P. João Barbosa dos Santos Neto, foi um momento de valorização da periferia das presenças da Inspetoria. “Sair do eixo Campo Grande, Cuiabá e vir para o limiar do Pantanal sul-mato-grossense, na cidade de Corumbá, significa recolocar Corumbá no mapa histórico de valorização devida da presença salesiana”

Repleto de momentos de música, animação e espiritualidade, a abertura do evento, na sexta-feira (19/10), emocionou a todos com uma apresentação marcante do Ministério PSalmos, de Campo Grande, e uma peça teatral preparada pelos pré-noviços da Inspetoria de Campo Grande, que trouxe à tona o espírito salesiano desde o primeiro momento.

No sábado (20/10), a alegria tomou conta das quadras com animados jogos de vôlei e futsal, reforçando o que Dom Bosco sempre dizia sobre o futebol: “Para fazer um bom cristão, precisamos começar com um bom esportista.” À noite, os holofotes se voltaram para o festival da canção, onde alunos apresentaram composições autorais inspiradas no famoso “Sonho dos 9 anos” de Dom Bosco. Para encerrar a noite, o grupo “Samba Pop” subiu ao palco e animou toda a comunidade com uma apresentação contagiante.

O último dia do FIC Retrô foi marcado por uma missa de encerramento, seguida de um gesto simbólico de cuidado com o meio ambiente: o plantio de 300 mudas de árvores nativas do Pantanal, na região da Granha Ligas, intitulado “FIC Verde”. Além disso, houve a premiação com entrega de troféus e medalhas de participação.

O FIC Retrô só foi possível graças aos esforços de diversas equipes empenhadas para que tudo ocorresse conforme o planejado, entre elas o P. Osvaldo dos Santos, diretor do Colégio Santa Teresa, P. Jair Marques, diretor da Cidade Dom Bosco, P. João Barbosa dos Santos Neto, coordenador da Pastoral, e P. Aldir da Silva, delegado da Pastoral Juvenil Vocacional que não mediram esforços para sediar essa grande celebração em Corumbá.