Início Comunicação Social Cardeal Fernández Artime confere sua primeira ordenação sacerdotal ao salesiano Matteo Sassano

Cardeal Fernández Artime confere sua primeira ordenação sacerdotal ao salesiano Matteo Sassano

48
0
Cardeal Ángel Fernández Artime impõe as mãos para ordenação sacerdotal do Diácono Salesiano Matteo Sassano. Foto: Reprodução Youtube

Primeira ordenação sacerdotal presidida pelo Reitor-Mor Emérito

O Cardeal Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor Emérito dos Salesianos, realizou no último sábado (19/10), sua primeira ordenação sacerdotal, durante celebração na Catedral São Marcos, em Latina, Itália. O salesiano Matteo Sassano, da Circunscrição Salesiana Sagrado Coração (ICC), foi ordenado presbítero por meio da imposição das mãos e da oração consecratória. A celebração contou com a presença de jovens de diversas casas salesianas da região e membros da congregação.

Mensagem do Cardeal ao novo sacerdote e à comunidade

Durante a homilia, o Cardeal Fernández Artime dirigiu palavras ao novo presbítero, ressaltando aspectos essenciais de seu ministério. “Você foi eleito para servir, como testemunha da misericórdia e pastor de jovens”, declarou. O Reitor-Mor Emérito também destacou a importância da humildade no exercício pastoral, orientando Matteo: “A comunhão eclesial é preciosa, pois reúne famílias, religiosos e jovens como Povo de Deus. Não diga: ‘Eu mando aqui. Sou um privilegiado.’ Apenas a caridade e a misericórdia lhe pertencem. Tudo o que fizer, deverá ser ‘em nome do Senhor’”.

O Cardeal relembrou, ainda, o lema escolhido pelo novo sacerdote: “Ninguém tem maior amor do que dar a vida pelos seus”. Ao comentar o sentido do rito litúrgico, afirmou: “A imposição das mãos e a oração consecratória expressam o serviço e a doação que este ministério exige. Embora a mão do homem esteja estendida, é Deus quem age e toca a cabeça do ordenando”, citando São João Crisóstomo.

Encerramento e exortação final

Na conclusão da celebração, o Cardeal incentivou novo sacerdote Matteo Sassano a exercer plenamente o ministério sacerdotal como salesiano. “Seja pastor de todos! Como sacerdote salesiano, o seu serviço será marcado pela espiritualidade de Dom Bosco. Hoje, os jovens recebem não apenas um amigo, mas também um pastor”, finalizou.

Com informações: Inspetoria Salesiana da Itália Central (ICC)