Início Comunicação Social RSB promove Jornada Formativa da Coleção NAUTAS em Aparecida

RSB promove Jornada Formativa da Coleção NAUTAS em Aparecida

175
0
Foto: Divulgação RSB

Entre os dias 16 e 19 de setembro, a Rede Salesiana Brasil (RSB), em conjunto com a Edebê Brasil, realiza a Jornada Formativa da Coleção NAUTAS. O evento ocorre em Aparecida do Norte (SP) e visa capacitar as Coordenações Pedagógicas das escolas da RSB para atuarem como formadoras dos educadores, promovendo o mentoreamento sistemático para a implementação eficaz da Coleção NAUTAS.

Objetivo da jornada

A iniciativa da RSB e da Edebê faz parte de um sério trabalho de formação contínua e a qualificação das equipes docentes das escolas salesianas no Brasil. Durante a formação, serão abordados temas considerados prioritários pelas Coordenações Pedagógicas, proporcionando debates, reflexões e construções colaborativas.

Programação diária

Cada dia do evento segue um tema específico que orienta as atividades. No primeiro dia, o tema foi “Pilotando pelos caminhos dos documentos basilares da Rede Salesiana Brasil, sentindo e vivenciando o carisma por uma educação centrada nos estudantes”.

Abertura oficial

A recepção dos participantes aconteceu no Hotel Rainha do Brasil. A abertura e a oração foram conduzidas pelos Diretores Executivos da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva e P. Sérgio Augusto Baldin Júnior, este também Diretor Geral da Edebê, acompanhados pelo Diretor de Produtos e Serviços da Editora Edebê, Lauri Cericato, e pela Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas, Ir. Lucia Jacinta Finassi.

Ir. Silvia destacou a importância do evento: “Junto com vocês, estão cada um dos professores que acompanham. E junto com os professores, cada uma das crianças, adolescentes e jovens que nós temos nas nossas escolas, então certamente será uma Jornada muito rica”. P. Sérgio complementou: “Quanto mais nós nos fortalecemos nesse processo de rede e entendemos que a jornada que estamos fazendo como navegadoras, navegadores, que é justamente a ideia desse encontro, NAUTAS, nós fazemos com muita gente, com muitas áreas da missão, com muitas nuances daquilo que é a missão salesiana em todo o mundo. Então é uma alegria muito grande poder acolher a todos e todas nesses nossos dias de aprofundamento, de vivência e de experiência compartilhada”.

Referenciais pedagógicos

Com a participação do Coordenador das Escolas da Inspetoria São Pio X, P. Leandro Brum, e da Gestora Pedagógica da mesma Inspetoria, Ana Cristina Sofiati, o primeiro dia foi dedicado ao tema “Currículo da RSB: Referencial Institucional para as Práticas Pedagógicas”.

P. Leandro destacou o valor dos referenciais pedagógicos: “Para mim, ter a alegria de poder iniciar a nossa Jornada com esta fala sobre os referenciais é justamente colocar na mesa tudo aquilo que a gente tem como identitário […] e esses referenciais nos dão a segurança para o nosso caminho. A [Jornada] Coleção Nautas, que tem essa ideia de sermos exploradores, precisa começar com algo que nos dê essa segurança de caminho, então a gente quis começar falando dos nossos documentos, falando da educação católica, das nossas intuições como uma grande introdução dizendo: ‘Olha, nós temos referenciais. Esses referenciais já estão na nossa mão e a gente precisa conhecer, aprofundar’, porque nós somos, como diz o nosso Caderno 6 da Rede, ‘guardiões da identidade’ e a gente só é guardião quando a gente de fato conhece a proposta, quando a gente ama a proposta, quando a gente é capaz de falar com segurança e defender a nossa proposta”.