32ª Edição dos Jogos Salesianos celebra 75 anos da presença em Araçatuba e as Olimpíadas de Paris

O ginásio do Colégio Salesiano Dom Luiz Lasagna foi palco da cerimônia de abertura da 32ª edição dos Jogos Salesianos, na sexta-feira (24/08). O evento homenageou os 75 anos da Presença Salesiana em Araçatuba e teve como tema as Olimpíadas. A cerimônia contou com a apresentação da Banda Regimental de Música da Polícia Militar do CPI-10.
A abertura começou com a composição da mesa de autoridades, que incluiu a presença do Inspetor da Missão Salesiana, P. Ricardo Carlos, SDB, do Diretor-Geral do Colégio e Reitor do UniSALESIANO, P. Paulo Fernando Vendrame, SDB, do Pró-Reitor de Pastoral do UniSALESIANO, P. Paulo Eduardo Jácomo, SDB, do Diretor Financeiro do Colégio, Me. Arnaldo Ernest Sugshi, da Coordenadora Geral do Colégio, Liliana Aparecida Cora, do Coordenador dos Anos Finais e Ensino Médio, Franco Garcia, e da Coordenadora Administrativa, Silvana Pereira.
Os jurados das apresentações culturais foram Jorge Mauro Bispo, ex-aluno do Colégio e desenvolvedor de sistemas, Monique Bueno, analista de comunicação do UniSALESIANO, e Osvaldo César de Souza Medeiros, técnico em restauração especializado em arte barroca.
As equipes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio desfilaram no ginásio. Alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I também participaram, apoiando suas equipes.
A cerimônia seguiu com a execução do Hino Nacional e o juramento do atleta, feito por Antônio Camargo Alves Correa, campeão paulista e brasileiro de karatê em 2023.
Entrada da Tocha Olímpica
A entrada da Tocha Olímpica foi um dos momentos marcantes, realizada por Érica Mazeto Biagi, Guilherme Yamada Takeuti, ambos estudantes do 3º ano do Ensino Médio, e pelo Sr. Antônio Pedro Pezzuto, um dos primeiros alunos do Colégio, em 1952, que acendeu a pira olímpica.
Em seu discurso, P. Ricardo Carlos destacou a importância dos jogos como parte do processo educativo iniciado por Dom Bosco, lembrando que a educação salesiana vai além da sala de aula. P. Paulo Vendrame reforçou a importância dos jogos para a formação dos alunos, destacando o ambiente de fraternidade e encontro entre educadores, alunos e famílias.
O evento incluiu apresentações culturais das turmas, que revisitaram as Olimpíadas desde 1949 até a edição de Paris em 2024, com comentários do Coordenador de Pastoral do Colégio, José Valentim da Silva Filho. A cerimônia de abertura deu início à 32ª edição dos Jogos Salesianos, que continuará ao longo da semana, celebrando a história e o espírito educativo do Colégio Salesiano.












Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.