Início Comunicação Social Inspetoria Salesiana da Itália do Norte adota o “Gemini AI” para revolucionar...

Inspetoria Salesiana da Itália do Norte adota o “Gemini AI” para revolucionar o ensino em todas as suas unidades

(Veneza) – O setor escolar também reconhece as potencialidades da Inteligência Artificial (IA)

14
0
IA pretende potencializar ensino dos professores. Foto: Reprodução da Internet

No último ano e meio, com a disseminação da IA generativa em diferentes áreas, desde o trabalho até o cotidiano, o debate sobre o uso dessa tecnologia e seus possíveis desenvolvimentos se intensificou, envolvendo também o setor da educação. Embora seja uma tecnologia em constante evolução, os benefícios potenciais para apoiar professores e alunos são muitos. Por isso, para o novo ano letivo, a Inspetoria Salesiana “São Marcos” do Norte da Itália (INE), com o apoio da “MR Digital”, empresa italiana de integração e consultoria tecnológica, decidiu adotar em toda a sua rede de escolas o “Gemini AI”, a inovadora IA integrada ao “Google Workspace for Education”.

O projeto promete revolucionar a forma de ensinar e aprender e oferece uma ampla gama de ferramentas para apoiar os professores em todas as fases do processo educativo.

A Inspetoria INE está presente no Vêneto, Friuli-Venezia Giulia e Trentino Alto Adige, com uma rede de escolas que vai desde o ensino fundamental até a universidade, e envolve diariamente mais de 9.000 alunos e 950 professores. E é justamente para apoiar esses últimos e permitir que ofereçam aos seus alunos aulas cada vez mais personalizadas e interativas que foi decidido adquirir 800 licenças, que permitirão integrar a Inteligência Artificial em todas as escolas da rede.

A integração do “Gemini AI” no Google for Education, disponibilizada na Itália no final de maio, permite potencializar o ensino para os professores, permitindo, por exemplo: criar conteúdos envolventes, graças à capacidade de gerar automaticamente apresentações, fichas didáticas e outros materiais interativos; oferecer aos alunos feedbacks individuais e pontuais sobre suas tarefas e projetos; automatizar tarefas repetitivas, como a correção de provas ou a criação de quizzes, para dedicar mais tempo ao ensino; adaptar o ensino às necessidades de cada aluno, graças a dados e insights personalizados. O Gemini AI Education está, além disso, em constante evolução e ao longo do ano letivo novas funcionalidades serão lançadas.

A privacidade tem prioridade absoluta no uso do “Gemini Chat” com a conta escolar “Workspace”. Os dados nunca são examinados por terceiros, não são usados para treinamento de modelos de inteligência artificial e nunca são compartilhados com outros usuários ou instituições.

No âmbito do acordo, o “Google for Education” também se comprometerá a garantir aos professores, por meio de cursos oferecidos pela MR Digital, a formação necessária para aproveitar ao máximo a IA em sala de aula.

“Dom Bosco, que nos inspira com seu carisma, sempre nos incentivou a estar ‘na vanguarda do progresso’ para o bem dos jovens e do seu futuro. Queremos abraçar esse desafio e apoiar os educadores em sua tarefa de guiar nossos crianças, jovens e adolescentes para novos horizontes”, comentou Alberto Grillai, Delegado da Fundação Salesianos para a Formação Profissional da Itália do Norte.

“Não tememos continuar aprendendo e criar percursos estimulantes para nossos professores, educadores e formadores, porque sentimos a urgência de educar e ousar”, acrescentou o padre Lorenzo Teston, Delegado Inspetorial para as Escolas da INE. “A tecnologia é uma ferramenta, e a IA é particularmente assim. Queremos estudá-la, aprofundá-la e compreendê-la para ajudar os jovens a construir um mundo diferente. O investimento de recursos que estamos fazendo é significativo, mas estamos convencidos da importância deste projeto”.

Por sua vez, Marco Berardinelli, responsável pelo “Google Education Itália”, afirmou: “Estamos muito felizes em apoiar a MR Digital e a Inspetoria INE na adoção de nossas tecnologias mais avançadas para a educação. A Inspetoria INE representa um centro de excelência que, hoje, graças ao Google Workspace for Education Plus e à plataforma de IA generativa Gemini AI Education, está em posição de se tornar uma referência na revolução que o sistema escolar está enfrentando”.

“Em nosso trabalho diário com as escolas, vemos, junto com algum receio, como é natural com uma tecnologia nova e com potencial tão disruptivo, também um grande entusiasmo, curiosidade e vontade de experimentar”, declarou, por fim, Andrea Russo, CEO da MR Digital.

Ele acrescentou também: “Temos apoiado a Inspetoria INE por vários anos em seu percurso de introdução das novas tecnologias no ambiente educacional e estamos muito felizes que tenha decidido agora enfrentar o desafio da IA, representando, até o momento, a maior adoção dessa tecnologia oferecida pelo Google for Education em uma rede de escolas. Mal podemos esperar para ver como os professores usarão as novas funcionalidades para melhorar o ensino”.

Créditos: ANS (Agenzia Info Salesiana)