Na manhã desta segunda-feira (10/06), a Rede Salesiana Brasil (RSB), juntamente com o seu Comitê Nacional de Comunicação, lançou as Campanhas Nacionais Unificadas 2024/2025 destinadas às suas Escolas e Obras Sociais. O evento marca o início do novo momento das Campanhas de Marketing das presenças salesianas do Brasil que, devido ao sucesso do ano passado, optou por manter o slogan “O futuro que você sonha está aqui!”, trazendo uma nova roupagem para as peças visuais.
Além do Comitê de Comunicação, o evento on-line contou com a presença de representantes dos Comitês Nacionais das Escolas, da Ação Social e da Pastoral Juvenil Salesiana, bem como de representantes das mais de 190 presenças salesianas do Brasil, entre obras e escolas. Toda a transmissão foi comandada pela Coordenadora Nacional de Comunicação da RSB, Ir. Maike Loes, contando com as participações especiais das Coordenadoras Nacionais das Obras Sociais e das Escolas, respectivamente, Carolina Neves Oliveira e Ir. Lucia Jacinta Finassi, esta última representada pela Coordenadora das Escolas Salesianas da Inspetoria Maria Auxiliadora, Valeria Cristina de Oliveira Rodrigues.
No momento da Acolhida, os Referentes para a Comunicação Social Salesiana, Ir. Maria Carmelita de Lima Conceição e Pe. Francisco Inácio Vieira Júnior, trouxeram palavras de animação e incentivo ao trabalho em rede a partir das Campanhas Nacionais. “No mesmo contexto do sonho e da esperança de Dom Bosco está também esse evento, que nos congrega, nos une, nos faz família cada vez mais e nos coloca em Rede. Esse grande sonho e essa grande realização depende também de cada um de nós”, disse P. Francisco Inácio. “Que nessa Campanha, estejamos de mãos unidas para que o futuro seja realmente sinal de esperança, sinal de amor, sinal de muita fraternidade na certeza de que Dom Bosco e Madre Mazzarello estão conosco”, concluiu a Ir. Maria Carmelita.
Ainda durante a Acolhida, os Diretores Executivos da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior, trouxeram um breve agradecimento pelo trabalho em rede para a entrega das Campanhas Nacionais. “É um encontro muito importante, um encontro que nos ajuda, nos orienta e nos norteia num sentido de comunhão e principalmente nesse processo feito juntos. É uma construção que, além do sentido próprio e prático de que nós vamos utilizar os recursos […], principalmente é fruto de uma comunhão de discernimento e isso para nós é muito importante porque fortalece cada vez mais esse caminho que tomamos como rede”, comentou P. Sérgio. “O objetivo da nossa Campanha ter um lançamento junto, Escolas e Obas Sociais, é reforçar a nossa marca no território brasileiro, mas mais do que isso é reforçar a nossa ação em rede que é aquilo que nos motiva, nos movimenta e nos faz estar aqui”, completou Ir. Silvia.
Na ocasião, o Coordenador Inspetorial da Inspetoria Madre Mazzarello, Cícero de Albuquerque, trouxe algumas reflexões sobre os impactos positivos de uma campanha assumida por toda a comunidade educativa/inspetorial e a força do trabalho em rede para as presenças salesianas. Em seguida, o Designer Gráfico da RSB, Pedro Freitas, conversou um pouco com os participantes do evento sobre os detalhes escolhidos pelo Comitê de Comunicação para compor as peças das Campanhas, como a escolha das cores, as novas imagens, o estilo da fonte, as possibilidades de adaptação das peças e o que pode e o que não pode ser mudado na campanha.
Os Analistas de Comunicação da RSB, Janaína Lima e Thiago Santos, trouxeram algumas orientações sobre o Lançamento Unificado das Campanhas, além da apresentação das Landing Pages e animação das presenças para o grande momento do Lançamento, que aconteceu às 10h30 da manhã de hoje (horário de Brasília) em todas as mídias sociais das presenças salesianas com os vídeos promocionais das Escolas e da Ação Social.
Finalizando o evento, houve ainda a participação de alguns representantes das presenças salesianas que receberam as equipes para gravação das Campanhas Nacionais. Todos comentaram o quanto se sentiram lisonjeados por sediarem as gravações. Entre os representantes estavam:
Luíza Oliveira – Comunicação do Instituto Nossa Senhora da Glória, Rio das Ostras (RJ);
Mariana Brum – Comunicação do Colégio Salesiano Santa Rosa e do Colégio Região Oceânica, Niterói (RJ);
Lavínia Pimpão – Analista de Comunicação da Inpetoria São Pio X;
Samuel Carlos Caetano – Coordenador de Projetos da Obra Social Lar Padre Jacó, Itajaí (SC).
Processo de Criação das Campanhas Nacionais 2024/2025
A repaginação das Campanhas Nacionais de Marketing da RSB para as Escolas e Obras Sociais Salesianas é resultado de um intenso trabalho em rede dos Comitês Nacionais da Comunicação, das Escolas e da Ação Social, contando com o olhar da Comissão para a Pastoral Juvenil Salesiana, em parceria com a equipe de Comunicação do Escritório Nacional desde as primeiras ações em 2023.
A proposta de se manter a variação do slogan foi uma opção entendida como assertiva por permitir às presenças Salesianas destacar suas especificidades. Tradicionalmente, as Campanhas Nacionais de Marketing da RSB são disponibilizadas em formato aberto para que todas as presenças possam adaptar cada detalhe e trazer, literalmente, a “sua cara” para as peças, evidenciando a diversidade do Brasil Salesiano.
A RSB deixa aqui o seu agradecimento a todas as pessoas que participaram direta ou indiretamente das ações de construção das Campanhas Nacionais, com um agradecimento especial aos Inspetores e Inspetoras por todo o apoio, às equipes locais que sediaram as gravações e a Ponto Básico, por mais uma vez fornecer os uniformes utilizados em todas as gravações.
Fonte: Portal RSB