O nono Congresso Internacional de Maria Auxiliadora, para todos os grupos da Família Salesiana, vai acontecer em Portugal, no Santuário de Fátima, de 29 de agosto a 1 de setembro de 2024, com o tema ‘Dar-te-ei a Mestra’.
“O objetivo deste congresso é conhecer, aprofundar e difundir a devoção a Maria Auxiliadora; Os Congressos Internacionais são eventos promovidos pela Associação de Maria Auxiliadora (ADMA) para todos os grupos da Família Salesiana, que encontram em Maria a Mãe e Mestra de todas as vocações”, explica a organização.
Este evento é um momento de grande relevância para todos, e acontece habitualmente, de quatro em quatro anos. Todos os grupos da Família Salesiana são chamados a participar neste importante momento de união e devoção.
Com o tema ‘Dar-te-ei a Mestra’, o IX Congresso Internacional de Maria Auxiliadora vai acontecer em Portugal, no Santuário de Fátima, entre os dias 29 de agosto e 1 de setembro de 2024.
“Nossa Senhora apareceu, frequentemente, nos sonhos de D. Bosco e foi a estrela do seu apostolado. ‘Maria Santíssima é minha Mãe’ – dizia D. Bosco. Maria valia à Congregação Salesiana, especialmente, quando era preciso um auxílio extraordinário para atender às necessidades dos jovens pobres e abandonados”, explica a coordenação do evento.
Neste sentido, em 1824, João Bosco, com nove anos, teve o “primeiro sonho profético” onde foi “manifestado o campo do seu futuro apostolado, ouviu a voz misteriosa do Senhor que lhe disse ‘Dar-te-ei a Mestra’, e apareceu uma Senhora de aspeto majestoso que o animou a trabalhar, para corrigir o comportamento dos rapazes da rua”.
Organizado pela Associação de Maria Auxiliadora, o IX congresso internacional, para além do site na internet, em que são feitas as inscrições, já está presente também nas redes sociais, Instagram e Facebook, para compartilhamento de notícias e outros conteúdos, enquanto os vídeos vão ser publicados no canal de Youtube dos Salesianos de Portugal.
Os Congressos Internacionais começaram a ser realizados em 1988, o primeiro por ocasião do centenário da morte de Dom Bosco, em Turim-Valdocco, na Itália. Para lá regressaram em 2003, por ocasião do centenário da coroação de Maria Auxiliadora, e também no ano de 2015, no bicentenário do nascimento de São João Bosco.
Os outros congressos dividiram-se entre a América Latina e a Europa: Bolívia (1995); Espanha (1999); México (2007); Polônia (2011) e na Argentina, por ocasião do 150º aniversário de fundação da Associação de Maria Auxiliadora, em 2019.
Com informações: Agência Ecclesia