Início Instituição de Ensino Superior UCDB recebe nota máxima de Comissão do MEC no processo de recredenciamento...

UCDB recebe nota máxima de Comissão do MEC no processo de recredenciamento institucional

120
0
DCIM100MEDIADJI_0207.JPG

A Universidade Católica Dom Bosco completa 30 anos como universidade e acaba de receber conceito máximo (nota 5) da Comissão Avaliadora no processo de recredenciamento institucional. A informação foi divulgada hoje (5) e é comemorada pela comunidade educativa, que trabalha para oferecer uma formação de qualidade e comprometida com a sociedade, garantindo excelência no ensino, na pesquisa, na extensão e na pastoral.

“Vivemos em 2023 um momento muito especial. Vamos completar, em outubro, 30 anos como universidade e atingimos o nosso auge como instituição com esse reconhecimento. Isso prova que nunca paramos de nos aperfeiçoar, de querer melhorar cada dia mais e proporcionar qualidade na formação dos nossos alunos. Nesse momento, eu só quero agradecer. Agradecer aos alunos, aos professores, aos colaboradores técnico-administrativos, aos gestores e aos egressos por fazerem parte dessa linda história. A nota 5 é fruto do esforço de todos que já passaram pela UCDB e nos impulsiona a buscar ainda mais inovação, tecnologia e compromisso social. Ela é apenas o começo de uma nova etapa ainda mais pujante”, afirmou o Reitor da UCDB, P. José Marinoni.

A última visita in loco para recredenciamento institucional havia sido em 2009. Desde então, a UCDB cresceu em número de cursos de graduação e pós-graduação — hoje são cinco programas de Mestrado e cinco de Doutorado — e em infraestrutura, com novo bloco, laboratórios, cursos, ambientes adaptados e de convivência, como o Pátio UCDB.

“Essa nota 5 coroa um desenvolvimento de muitos anos, com a dedicação de muitas pessoas. Nós, que vivenciamos a UCDB, entendemos sua excelência, que é reconhecida pela sociedade e por diversos indicadores que refletem sua relevância como Universidade. Estamos felizes com o êxito alcançado na visita in loco realizada pela comissão avaliadora do MEC por conseguirem constatar todo desenvolvimento institucional e traduzir em um relatório boa parte do que é a UCDB”, destacou a Pró-Reitora da Graduação e Extensão, Dra. Rúbia Renata Marques.

O procurador institucional professor Dr. Jeferson Pistori ressaltou que a comissão faz uma análise criteriosa de cinco dimensões: Planejamento e Avaliação Institucional; Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Políticas de Gestão e Infraestrutura. “Nós fomos muito bem avaliados em todas. No relatório, a Comissão do MEC evidenciou nossos diferenciais de qualificação do corpo docente, com mais de 92% de mestres e doutores, a inovação, a internacionalização, a política de extensão e de pesquisa agregada ao ensino, além da infraestrutura, com destaque para as políticas institucionais e práticas pedagógicas inovadoras”.

Pioneirismo

A UCDB tem a marca do pioneirismo. Em 1961, os salesianos de Dom Bosco criaram o primeiro curso de ensino superior do então estado uno de Mato Grosso, com a Faculdade Dom Aquino de Filosofia, Ciências e Letras (Fadafi). Nos anos seguintes foram outras três faculdades até culminar, em1976, com a criação da Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (Fucmt). O trabalho contínuo levou ao credenciamento como universidade, em 1993.

Atualmente, a UCDB oferece um curso de tempo integral, Medicina Veterinária, 20 cursos matutinos (Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Biológicas, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Farmácia, Filosofia, Fisioterapia, Jornalismo, Nutrição, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Teologia e Zootecnia) e 22 cursos noturnos (Ciências Biológicas, História, Pedagogia, Psicologia, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Design, Letras, Educação Física, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gastronomia). E para o segundo semestre de 2023 apresenta como novidade na área de tecnologia a oferta do curso de Ciência da Computação.

São três cursos híbridos: Educação Física, Engenharia Civil e Estética e Cosmética e 25 graduações a distância (Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Big Data e Inteligência Analítica, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Tecnologia Gestão do Agronegócio, Filosofia, Gestão Ambiental, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais, Gestão Estratégica Empresarial, Gestão Financeira, Gestão Pública, História, Letras, Logística, Marketing, Matemática, Negócios Imobiliários, Pedagogia, Processos Gerenciais, Secretariado, Serviço Social e Teologia).

A UCDB possui cinco programas de Mestrado e de Doutorado nas áreas de Biotecnologia, Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, Desenvolvimento Local e Educação — todos com nota 5 pela Capes — e Psicologia, com nota 4. A inovação e o empreendedorismo são marcas institucionais, com oito startups incubadas com a participação de docentes, 11 startups de egressos e alunos da Católica, além de destaques nos programas nacionais de incubação.

“São tantos indicadores que nos mostram que a UCDB está, de fato, entre as melhores do Brasil. É um orgulho imenso ter esse reconhecimento. Parabéns a toda comunidade educativa pelo comprometimento e excelência em tudo o que faz”, completou o Reitor P. José Marinoni.

Por Silvia Tada – Assessoria de Comunicação e Imprensa UCDB