Celebrando a Liturgia da Solenidade de São José na segunda-feira (20/03) o bispo diocesano de Corumbá (MS), Dom João Bergamasco deu posse canônica ao P. João dos Santos Neto como Reitor do Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora. A celebração contou com a participação expressiva do clero diocesano, dos fiéis e grupos pastorais do Santuário, da Paróquia São João Bosco, da Comunidade São Pedro, de cooperadores e ex-alunos salesianos.
Na homilia, Dom João Bergamasco deixou uma mensagem de motivação, incentivo e apoio com inspiração nas atitudes de confiança de São José, o homem que passa despercebido, o homem da presença quotidiana discreta e escondida – um intercessor, um amparo e uma guia nos momentos de dificuldade.
O Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, como comunidade, pertence à Paróquia São João Bosco. No entanto, possui uma administração e gestão próprias. O seu Reitor tem prerrogativas peculiares e específicas para fomentar as atividades locais. “O Santuário é casa de oração, de piedade, de peregrinação, de incentivo à vida litúrgica e de promoção da autêntica devoção a Nossa Senhora”, descreveu P. João Neto.
O novo Reitor do Santuário é mestre e doutor em Teologia Pastoral pela UPS (Università Pontificia Salesiana) e retornou de Roma no ano passado. Agora assume o desafio de liderar uma importante comunidade salesiana em Corumbá. “De um lado, percebo uma Igreja materialmente pobre e em dificuldade diante dos desafios estruturais, econômicos e administrativos que não são ilusórios e fazem-se pesantemente presentes a cada final do mês. De outro lado, ela (a comunidade do Santuário) é magnificente por poder ostentar o seu maior bem que é a comunidade de batizados que aqui vive eclesialmente a fé, alimentando-a por meio da vida de piedade, de fraternidade e da vivência sacramental. Espero com a Graça de Deus que nesse Santuário que é casa da Mãe de Deus, todos os batizados, ninguém excluído, tenham espaço, vez e voz para colaborar atuando com o próprio carisma recebido no dia do batismo em nossa missão de evangelização”, declarou o novo reitor do Santuário.