Estimados Irmãos, Irmãs, membros da Família Salesiana e colaboradores,
Dia 31 de janeiro celebramos com toda a Igreja, a Família Salesiana e os jovens a festa do nosso pai Dom Bosco! Com Dom Bosco rezamos e cantamos o Bicentenário do seu nascimento: sua fé em Jesus Cristo, seu amor pelos jovens, seu ardor missionário, sua fidelidade à Igreja e sua devoção mariana.
Queremos nos unir ao Reitor-Mor, Pe. Àngel Fernandez Artime, toda a Família Salesiana espalhada pelos continentes e toda a juventude salesiana para celebrar com júbilo, profunda gratidão e renovada alegria a festa do nosso pai Dom Bosco.
Dom Bosco foi um santo de “um coração generoso e tão vasto como as areias das praias do mar”, diz uma canção. O amor é a chama que renova nossas vidas e nossa missão apostólica. Educar é amar. Evangelizar é amar. No amor de Deus amamos, educamos e evangelizamos. Nosso pai Dom Bosco deixou-nos este legado do amor educativo.
O Padre Paulo Álbera, o segundo sucessor de Dom Bosco, em uma das cartas circulares aos salesianos (Turim, 1922), descreve como sentia o amor de Dom Bosco: “Dom Bosco nos amava de forma única, tipicamente sua: provava-se por ele um fascínio irresistível, que a língua não consegue traduzir para fazê-lo compreender a quem não teve oportunidade de experimentá-lo”.
Continua o Pe. Albera: “Seu amor atraía, conquistava e transformava os nossos corações. Ele nos atraía a si pela plenitude do amor sobrenatural que ardia em seu coração e que com suas chamas absorvia, unificando-as, as pequenas centelhas do mesmo amor, suscitadas em nossos corações pela mão de Deus”.
Na prece e na comunhão fraterna, desejo-lhes, em nome de todos os Salesianos da nossa Inspetoria, uma vibrante e alegre festa de São João Bosco!
Pe. Gildásio Mendes
Inspetor