O encontro começou nesta quarta-feira (09-09) e vai até sexta-feira (11-09). A abertura foi feita pelo P. Gildásio Mendes, Conselheiro Mundial para a Comunicação Social. Seguem as palavras do Conselheiro:
Estimados amigos e amigas!
- Estamos iniciando o primeiro encontro de delegados de comunicação online da história da congregação salesiana. Estamos vivendo tempos novos. Dom Bosco dizia: “é preciso caminhar com os tempos”. Nos tempos de dificuldades, desafios, nós caminhamos com esperança, juntos com os jovens!
- Quero agradecer de coração a participação, o apoio e o trabalho de cada um de vocês nas suas inspetorias como delegados de comunicação social. A você, à sua equipe, ao seu inspetor, o meu muito obrigado!
- Neste momento, agradeço as palavras de abertura do P. Gabriel Romero, regional da Região Cone Sul e do P. Hugo Orosco, regional da Região Interamérica. Queremos dizer ao P. Gabriel e ao P. Hugo que estamos juntos, que possam contar com a nossa amizade, colaboração e orações.
- O nosso agradecimento à equipe de coordenação américas no nome da nossa coordenadora geral, zaida Elisa. Agradeço aos membros da equipe: p. João Carlos, salesiano irmão Cristoban, Mercedes, Carolina, P. Rene, Vicente e Andrés.
- Agradecemos à inspetoria salesiana de São Paulo, na pessoa do P. Rafael e sr. Pedro. Esta inspetoria aceitou ser a anfitriã deste encontro, que seria presencial. Ao P. Justo Piccinini, inspetor, nosso muito obrigado!
- Quero neste momento também agradecer ao P. Filiberto Gonzales que por vários anos se dedicou com muito amor e competência a serviço deste dicastério.
- Este encontro de delegados de comunicação acontece no momento pós cg28, agora com um novo conselheiro para a comunicação, neste momento de grandes mudanças na sociedade. Como comunicadores salesianos somos flexíveis, abertos, colaborativos e criativos.
- Dentro deste contexto de mudanças, de realidades novas, apresento-lhes os objetivos deste encontro de delegados de comunicação.
- Queremos continuar construindo juntos a visão de futuro da comunicação salesiana para os próximos 6 anos. Esta visão é construída a partir das nossas experiências, do caminho realizado pelo dicastério, pela história de cada inspetoria, pelos desafios e oportunidades dos tempos novos.
- Esta visão de comunicação se inspira nos horizontes e propostas da igreja hoje, sob a liderança do Papa Francisco. Os documentos da igreja nos iluminam e nos orientam nos caminhos da comunicação. Portanto, a nossa visão de comunicação é evangelizadora, educadora e pastoral.
- Esta visão se fundamenta nas propostas do cg28 – expressa na carta programática recente do reitor mor, P. Ángel Fernández Artime. Caminhamos juntos com o reitor mor e seu conselho. Caminhamos juntos com os inspetores e nossas comunidades, leigos e jovens. Portanto, caminhamos juntos comunicando como família salesiana!
- Esta visão está alinhada com as orientações dos planos inspetorias – poi, peps, no plano das inspetorias das regiões.
9. Este encontro nos convida para um olhar mais profundo para nossa missão carismática como delegados de comunicação.
- Ampliar e atualizar nossa visão de comunicação a partir da proposta da igreja e da congregação. Para isto, queremos estudar e atualizar juntos o texto de comunicação do dicastério.
- Fundamentar todo o nosso trabalho de comunicação a partir do carisma salesiano e da missão salesiana. Definir mais claramente nossa identidade salesiana de comunicar, nossa fisionomia de comunicar a partir do nosso lema: da mihi animas caetera tolle!
- Aprofundar a metodologia pastoral da comunicação, isto é, como fazemos comunicação. Isto implica animar e fazer gestão de comunicação através de uma atitude colaborativa e sinérgica. Por exemplo, nosso diálogo e colaboração com a pastoral juvenil, com as missões, com a pastoral vocacional, o voluntariado, a formação.
- Assumir juntos a metodologia pastoral – sínodo dos jovens e do cg28, baseada no discernimento: reconhecer, interpretar, escolher, tendo muito claro nosso tema: “quais salesianos para os jovens de hoje”?
- Fortalecer nosso trabalho de comunicação com a gestão compartilhada com os leigos.
- Priorizar sempre o protagonismo dos jovens em nossos processos e procedimentos comunicativos.
- Integrar as diversas dimensões da comunicação na criação, na produção, na difusão do nosso trabalho, considerando o diálogo: comunicação e carisma salesiano, comunicação e cultura, comunicação e espiritualidade, comunicação e fraternidade humana, comunicação e ecologia, comunicação e ética, comunicação e família, comunicação e artes.
- Empregar de modo criativo, atual e prático as tecnologias de informação e redes sociais.
- Fortalecer o trabalho em rede entre as comunidades da inspetoria, da região e a nível de congregação.
- Coordenar a partir da visão colaborativa e integral o trabalho do delegado com os coordenadores do BS, rádio, editoras, artes e outros setores de comunicação.
- Dar continuidade aos processos, passos e ações conjuntas a partir das duas regiões, língua espanhola e portuguesa, definindo e implementando linhas gerais de comunicação.
- Apoiar e colaborar com a equipe de coordenação de comunicação Américas, participando dos processos e procedimentos com identidade salesiana.
10. Finalmente, convido todos vocês para participarem ativamente deste encontro a partir das apresentações, debates, trabalho em grupo e intercâmbio de experiências.