A 16ª Semana Jurídica do UniSALESIANO, que será realizada entre os dias 21 e 25 de outubro, terá rodadas de palestras com temas atuais e diversificados, abordados por profissionais da área do Direito de grande renome.
Intitulada “Fontes materiais do direito: novos horizontes”, a Semana trará dois pontos importantes, segundo o coordenador do curso de Direito, Profº. Helton Simoncelli. São eles: o contato real do aluno com os profissionais do Direito que se encontram nas grandes capitais, e a participação nas palestras ministradas pelos professores no papel de advogados, promotores, juízes.
“Sem contar a importância de debater assuntos atuais, discutidos na mídia e que são importantes para a atualização do aprendizado do aluno”, afirmou.
PROGRAMAÇÃO
Durante as manhã, os acadêmicos terão oportunidade de participar das palestras ministradas pelos professores do curso no papel de profissionais do Direito: dia 21, “Práticas abusivas no Código de Defesa do Consumidor”, doutor Heverton Rodrigues Goulart; dia 22, “Atuação ético-profissional do advogado e as consequências da má conduta”, doutor Helton Laurindo Simoncelli; dia 23, “Reforma Previdenciária e a polêmica das normas constitucionais e inconstitucionais”, doutor Fernando Rosa Júnior; dia 24, “O projeto da nova lei de abuso de autoridade”, doutor João Georgeton Barbosa da Silva; e dia 25, “O advogado jovem e a jovem Advocacia”, doutor Sérgio Henrique dos Santos Matheus.
Ainda durante as manhãs, os acadêmicos apresentarão seus trabalhos de conclusão de curso em salas temáticas.
SOLENIDADE
A solenidade de abertura da Semana Jurídica acontecerá no dia 21 de outubro, às 19h30, no auditório Papa Francisco, com a presença do Reitor do UniSALESIANO, Pe. Luigi Favero. Neste mesmo dia, o promotor do Estado de São Paulo, Doutor Rogério Sanches Cunha, ministrará a palestra “Crimes Sexuais: recentes alterações e temas controversos”.
No dia 22 será a vez do advogado e membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político, Doutor Renato Ribeiro de Almeida, palestrar sobre “Reforma Política e Direito Eleitoral”. No dia seguinte, o Juiz de Direito do Tribunal de Justiça de SP, Doutor Evandro Pelarin, falará sobre “Deveres do ECA”.
Já no dia 23 de outubro, “Ativismo e voluntarismo judicial” será o tema da palestra do Juiz de Direito do Tribunal de Justiça de SP, Doutor Renato Soares de Melo Filho. No dia 24, o Procurador do Estado de SP, Doutor Aylton Marcelo Barbosa da Silva irá abordar o tema “Protagonismo judicial: perspectivas constitucionais”. No mesmo dia acontece a palestra e lançamento do livro “Liberdade de Expressão, Honra, Imagem e Privacidade: os limites entre o lícito e ilícito”, do advogado e professor universitário, Doutor Carlos Frederico Barbosa Bentivegna.
Além das palestras e mesas temáticas, a Semana Jurídica terá uma festa de encerramento, no dia 25 de outubro, às 20h, na Cervejaria Avenida.
Monique Bueno
Jornalista