No último sábado, 29 de novembro, os comunicadores da Inspetoria Salesiana de Campo Grande se reuniram na Sede Inspetorial para planejar as ações conjuntas que serão realizadas em 2015 – o ano do Bicentenário de Nascimento de Dom Bosco.
O Inspetor e referente pela Comunicação Social das Inspetorias do Brasil – Pe. Gildásio Mendes dos Santos – deu início ao Encontro Inspetorial da Rede Salesiana de Comunicação Social (RESCOM) anunciando a nova organização da rede no país, a RESCOM Nacional. Além do Pe. Gildásio, quem também integra a equipe nacional é o atual Delegado Inspetorial para Comunicação Social da Inspetoria de Campo Grande – Ir. Gillianno Mazzetto de Castro – que foi nomeado como Presidente do Conselho Nacional de Comunicação (CONAC).
De acordo com o Inspetor, a nova estrutura tem o objetivo de fortalecer a marca salesiana por meio de uma comunicação institucional, executiva e organizacional. O referente nacional destacou ainda que a articulação do trabalho em rede é conceituado na diversidade sem deixar de preservar a individualidade de cada região. “A comunicação hoje é um mosaico, que está ligado ao conceito de diversidade. Dentro desse mosaico de diversidade existe a individualidade”, frisou.
Em seguida, foram apresentados o novo processo de comunicação na Inspetoria, pelo Ir. Gillianno Mazzetto, e a identidade visual do Bicentenário de Nascimento de Dom Bosco, pelo publicitário Thiago Müller. Após o intervalo, foi a vez dos comunicadores exibirem as iniciativas no campo da comunicação desenvolvidas nos polos Campo Grande (Instituto São Vicente, Universidade Católica Dom Bosco e Colégio Salesiano Dom Bosco) e São Paulo (Unisalesiano Araçatuba e Lins). Ao final, a RESCOM Inspetorial propôs ações conjuntas para divulgação dos 200 anos, tais como: a criação de um hotsite, a promoção de um concurso cultural, a realização de uma turnê com a exposição da história do Padroeiro dos Jovens, entre outras iniciativas.
O encontro foi organizado pela Coordenadoria de Comunicação e Marketing da Missão Salesiana de Mato Grosso e teve a participação do Prof. Maikon Malaquias e Prof. Fernando Sávio (departamento de comunicação do Unisalesiano Araçatuba), Marcelo Uenaka (coordenador de marketing do Unisalesiano Lins), Lúdio Silva (jornalista e coordenador pedagógico do Colégio Salesiano Dom Bosco de Campo Grande), Denilson Bezerra (pós-noviço) e da equipe de profissionais da Universidade Católica Dom Bosco – Silvia Tada (assessoria de imprensa), Natalli Idalgo (gerência de marketing), Henrique Shuto (laboratório de comunicação e e FM UCDB), Rosana da Costa (ouvidoria acadêmica) e Kelly Foresti (agência do futuro acadêmico).
Por: Fládima Christofari – Jornalista MTB 743/MS