Os salesianos do Regional Cone Sul que atuam nas equipes de Formação estiveram reunidos entre os dias 12 e 16 de setembro, no Instituto Pio XI – Lapa, São Paulo (SP). Durante a semana de encontro, eles discutiram a historicidade de Jesus Cristo com base na leitura da formação e sua processualidade, a Formação Permanente segundo do Capítulo Geral 20 e as Constituições Salesianas, a dimensão projetual da Formação Permanente, entre outros temas.
O encontro foi assessorado pelo Pe. José Luís Plascencia, da Inspetoria de Guadalajara, no norte do México, que abordou o tema da Formação continuada. Estiveram presentes representantes de todas as 11 Inspetorias do Cone Sul:Chile, Uruguai, Paraguai, Argentina e Brasil, totalizando 33 salesianos formadores.
A Inspetoria Salesiana de Campo Grande estava representada pelo Delegado para Formação, Pe. Adalberto Alves de Jesus; o diretor do pós-noviciado, Pe. Elias Roberto; o diretor do pré-noviciado, Pe. Osmar Orotides e pelo mestre de noviços, Pe. Lauro Shinohara.
Para o Pe. Elias Roberto, “o encontro aconteceu num agradável clima de fraternidade, troca de experiências e aprendizado”. Concluído o encontro, houve uma peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida, onde foi concelebrada uma Eucaristia televisionada, e uma visita a Pindamonhangaba.