Início Comunicação Social XIII ENARSE discute Educação e Novas Tecnologias

XIII ENARSE discute Educação e Novas Tecnologias

51
0
Realizado nos dias 27 a 29 de abril em Aparecida, SP, o evento reuniu representantes de mais de 100 escolas de todo o país, com o objetivo de fundamentar o posicionamento da Rede Salesiana de Escolas diante das novas tecnologias.

Durante três dias de trabalho intenso, representantes das mais de 100 unidades da Rede Salesiana de Escolas (RSE) estiveram reunidos em Aparecida, SP, para participar do XIII Encontro Nacional da Rede (XIII ENARSE). O evento foi realizado nos dias 27 a 29 de abril, com cerca de 200 participantes – entre diretores das escolas, animadores e gestores dos seis polos regionais e coordenadores, assessores e diretores nacionais da RSE.Com o tema “Educação e Novas Tecnologias”, a ênfase do Encontro, como ressalta a diretora-executiva, irmã Adair Sberga, foi no espaço oferecido aos diretores das escolas: “Buscamos dar voz aos diretores, ampliar o espaço de participação para a construção coletiva da caminhada da RSE”. Segundo padre Nivaldo Luiz Pessinatti, que compõe a diretoria executiva com a irmã Adair, “nesta edição do ENARSE, de modo especial, os diretores da RSE puderam aprofundar o entendimento dos desafios apresentados pela inovação digital e também avaliar os atuais cenários educativos”.Padre Pessinatti salienta que o XIII ENARSE manteve suas características de ser um fórum para debater e refletir sobre a situação presente, mas sempre com o olhar no futuro, projetando propostas inovadoras para a Rede Salesiana de Escolas. Sem esquecer a dimensão celebrativa, que une as escolas salesianas no objetivo de educar e evangelizar a juventude, mantendo o lema da RSE: “entusiasmo diante da vida”.

Celebração e homenagem

Realizado este ano na casa da Padroeira do Brasil, o XIII ENARSE foi iniciado com uma missa no Santuário Nacional de Aparecida, na manhã da segunda-feira, 27 de abril. A celebração foi presidida pelo arcebispo de Aparecida, cardeal dom Raymundo Damasceno Assis, e concelebrada pelos padres salesianos presentes.Na acolhida e em sua homilia, dom Raymundo Damasceno relembrou a história de Dom Bosco, fundador da Família Salesiana, destacando sua “admirável pedagogia”, que o transformou em sinal vivo do amor de Deus para com os jovens. Ao final, o cardeal fez votos de que a Família Salesiana cresça e prospere no carisma dedicado aos jovens, “presente e futuro do nosso país”. Clique aqui para ver a homilia de dom Raymundo Damasceno Assis em reportagem da TV Aparecida.Já no Centro de Convenções do Hotel Rainha do Brasil, onde realizou-se o ENARSE, foi composta a mesa de abertura do evento, com: irmã Amélia de Assis Castro, presidente da Rede Salesiana Brasil (RSB); padre Francisco Alves de Lima (Pe. Chicão), tesoureiro-presidente da RSB; irmã Maria Helena Moreira, conselheira internacional para o Âmbito das Comunicações do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora; padre Roberto Rosalino, representante da Associação Nacional de Educação Católica (ANEC); e padre Nivaldo Luiz Pessinatti e irmã Adair Sberga, diretores-executivos da Rede Salesiana de Escolas (RSE).

PNE e Educação 3.0

“O Plano Nacional de Educação e seus impactos nos diversos sistemas escolares” foi o tema da primeira palestra, proferida pela Profa. Dra. Guiomar Nanno de Mello. A palestrante deu ênfase às questões que afetam diretamente as escolas particulares, como a formação de qualidade para professores e a construção de uma Base Nacional Comum para os currículos de educação básica.No período da tarde, a Profa. Dra. Luciana Allan conduziu com os participantes uma reflexão sobre “Educação 3.0 e os recursos educacionais emergentes”. Luciana Allan iniciou a palestra mostrando como a sociedade se adaptou, ao longo do tempo, ao surgimento de novas tecnologias, tais como: a prensa, a geladeira, o carro ou o telefone. “Assim como em outros momentos da história, vivemos o advento de uma nova tecnologia e a sociedade precisa compreender e se apropriar dela. Essa nova tecnologia é a internet, que veio para modificar a maneira como a sociedade adquire e compartilha a informação”.Um terceiro tema de reflexão foi conduzido pelo Prof. Antônio Boeing, que tratou sobre “Escola Salesiana em Pastoral: luzes a partir dos documentos da Igreja”. O primeiro dia do ENARSE teve espaço ainda para as apresentações do Projeto Piloto “Brinquedo Simbólico”, pelo Colégio Salesiano Ateneu, de Goiânia-GO; da GeekieLab e da “Smart High School” – “Smart Education”. Foram passados também vídeos mostrando as boas práticas na utilização do Material Didático Digital (MDD) em escolas da Rede.

Projetos nacionais

No dia 28, segundo dia do ENARSE, os participantes tiveram a oportunidade de partilhar experiências e socializar projetos de sucesso, além da apresentação dos projetos nacionais que estão em implementação e consolidação, como a Plataforma de Gestão Acadêmica; o Centro Salesiano de Formação, o Material Didático Digital e os livros paradidáticos digitais.Às 20hs, em uma cerimônia muito emocionante realizada no Hotel Rainha do Brasil, foi lançado oficialmente pelos Correios o Selo Comemorativo do Bicentenário de Dom Bosco. O selo é uma da ações oficiais da Rede Salesiana Brasil para celebrar os 200 anos de nascimento do fundador da Família Salesiana, São João Bosco.Em 29 de abril, a manhã foi dedicada à elaboração e revisão de processos estratégicos dos polos da Rede, bem como à partilha desses processos em plenária. O XIII ENARSE encerrou-se com o retorno dos diretores e gestores às escolas, onde poderão compartilhar a experiência vivenciada no Encontro com as comunidades educativo-pastorais.

Boletim Salesiano


Galeria de fotos