Início Animação Missionária Vigário do Reitor-Mor envia Missionários durante a 155ª Expedição na Basílica de...

Vigário do Reitor-Mor envia Missionários durante a 155ª Expedição na Basílica de Maria Auxiliadora

3
0
155ª Expedição Missionária. Foto: ANS

“Este momento de Fé é um momento muito grande: a oração desta assembleia é uma ação de graças a Deus e de gratidão pela ação do Espírito em seus corações, irmãos e irmãs, por sua vocação, na Família Salesiana e na Igreja”. Com estas palavras, o Vigário do Reitor-Mor, P. Stefano Martoglio, iniciou a homilia da Missa da 155ª Expedição Missionária Salesiana.

Numa Basílica de Maria Auxiliadora de Turim-Valdocco ornada com esmero, repleta de Fiéis, com numerosos Concelebrantes e com animação litúrgica de alto nível feita pelo Coral da Basílica, o P. Martoglio presidiu a Concelebração, cheia sobretudo de consciência da importância do símbolo e Rito, para os três institutos participantes – Salesianos de Dom Bosco (SDB), Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e Comunidade da Missão de Dom Bosco (CMB) – . Eles renovaram, diante da Auxiliadora, seus compromissos missionários: os salesianos pela 155ª vez, as FMA pela 147ª, os membros da CMB pela 7ª.

“Não se esqueçam deste dia em suas vidas; levem-no consigo, porque este sinal de esperança, de Fé e de luz é a nossa alegria”, observou ainda o Vigário do Reitor-Mor na homilia, proferida – a exemplo de Dom Bosco – em forma de exortação dirigida aos missionários que iniciavam sua partida.

O P. Martoglio voltou a falar de “responsabilidade e generosidade”, referindo-se à vocação que os missionários sentiram nascer dentro de si, acolhida e cultivada até este ponto. Depois, ao pronunciar as mensagens da liturgia do dia, observou a aderência daquelas leituras, que enfatizam como todos os cristãos são chamados a ser profetas e testemunhas da presença de Deus. Ser Filhos de Deus é levar a sua presença aos outros, como única esperança do mundo”.

Ele também observou que as condições para ser verdadeiros discípulos e missonários são a confiança em Deus e na sua Providência, e a transparência da ação. Por isso, exortou a seguir sempre o que aproxima de Deus e a abandonar o que d’Ele nos distancia.

Concluiu reiterando a importância de viver sempre em espírito de comunhão, com Deus e com os outros, deixando a exortação como mensagem para todos.

No final da breve homilia oferecida pelo P. Martoglio em italiano e inglês – devido à grande participação dos missionários e de seus familiares estrangeiros, e levando em conta os milhares de pessoas que acompanharam a celebração através da internet – houve a emocionante entrega das Cruzes Missionárias aos partintes. O P. Martoglio, como guia da Congregação até a eleição do próximo Reitor-Mor, entregou-as aos 27 Salesianos de Dom Bosco; a Ir. Chiara Cazzuola, Geral das FMA, as entregou às Irmãs; e o Diácono permanente Guido Pedroni, Custódio Geral da CMB, as entregou aos missionários leigos da Associação que fundou.

O vídeo completo da Missa pode ser assistido no canal da ANS no YouTube.

Por ANS