Início Instituição de Ensino Superior UniSALESIANO sedia 3º Simpósio Interligas de Medicina com foco na Atenção Primária...

UniSALESIANO sedia 3º Simpósio Interligas de Medicina com foco na Atenção Primária à Saúde

81
0
Simpósio Interligas de Medicina. Foto: MSMT

O UniSALESIANO em Araçatuba (SP) sediou o 3º Simpósio Interligas de Medicina nos dias 5, 6 e 7 de novembro.

O evento foi promovido pela Liga Acadêmica de Medicina da Família, com apoio de outras ligas acadêmicas da Instituição. O objetivo foi oferecer uma programação de aprendizado e integração para os acadêmicos de diferentes semestres do curso.

Durante os três dias de evento, os participantes participaram de palestras e atividades práticas, com foco na Atenção Primária à Saúde.

O evento estimulou o raciocínio clínico e a troca de experiências entre os alunos.

No primeiro dia, as palestras abordaram temas como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a atuação da Atenção Básica em desastres ambientais. O dia foi encerrado com uma roda de conversa com alunos da 2ª turma de Medicina, que compartilharam suas vivências na área.

O segundo dia trouxe palestras sobre cuidados paliativos e a importância de um pré-natal de qualidade, com temas voltados à prática da Medicina da Família.

O último dia do evento foi marcado pela competição de casos clínicos, onde grupos de acadêmicos de diferentes anos de Medicina participaram de uma dinâmica com nove estações de resolução de casos, sendo premiado o grupo com maior pontuação.

Heloisa Jacarandá Monteiro, uma das organizadoras do simpósio, explicou que o objetivo do evento é trazer a Medicina da Família para mais perto dos alunos e estimular o raciocínio clínico deles. “Além disso, arrecadamos alimentos não perecíveis em parceria com o Projeto MedNutri, uma iniciativa que visa apoiar famílias vulneráveis em Araçatuba”.

O acadêmico Gabriel Soletti Mendes, também organizador, reforçou a importância do simpósio ao abordar a formação dos futuros médicos: “Queremos promover um olhar holístico e acolhedor ao paciente, essencial na medicina da família. Além disso, a competição de casos clínicos enriquece as discussões e traz uma experiência prática e colaborativa aos alunos”.

*Com informações da Assessoria UniSALESIANO