A Reunião Plenária do 2º semestre de 2023 do UniSALESIANO foi marcada por palavras de inspiração e compromisso, reunindo coordenadores, professores e acadêmicos para traçar os caminhos do período acadêmico que se inicia.
O encontro, realizado na manhã do sábado (12/08), contou com a presença de membros da Reitoria do UniSALESIANO: o Reitor e Diretor-Geral do campus de Lins, P. Paulo Fernando Vendrame, o Diretor-Geral do campus de Araçatuba e Vice-Reitor, P. Erondi Tamandaré; o Pró-Reitor de Pastoral, P. Paulo Eduardo Jácomo; p Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. André Ornellas; e a Pró-Reitora Administrativa, Vanda Aparecida Guilherme de Moura.
P. Paulo Eduardo Jácomo, destacou o clima de unidade e propósito e a importância da intercessão de todos os segmentos da universidade. “Queremos pedir neste semestre a intercessão de cada um dos santos que são patronos dos nossos cursos. Pedir por vocês, professores, coordenadores e pelos nossos acadêmicos, que cada um seja acompanhado, protegido e iluminado neste segundo semestre.”
A fala do Reitor e Diretor-Geral de Lins, P. Paulo Vendrame, destacou a celebração e o respeito às tradições da Instituição. Referindo-se à proximidade da festa da natividade de Dom Bosco (16 de agosto), ele declarou: “Estamos há quatro dias da grande festa de São João Bosco, nosso santo pedagogo, inspirador, aquele que doou toda sua energia para o jovem do seu tempo.” O Reitor relembrou a missão de São João Bosco de expandir a experiência educacional através da família salesiana.
Ao tratar dos desafios da contemporaneidade, Pe. Paulo Vendrame destacou a importância de compreender a dinâmica da educação superior na era digital e as mudanças no mercado de trabalho futuro. Ele ressaltou a necessidade de compreender e abraçar os alunos dessa geração, que são engajados socialmente e trazem sensibilidade às propostas. O Papa Francisco foi citado como fonte de coragem para enfrentar os desafios com otimismo e determinação.
Já o Diretor-Geral do UniSALESIANO, P. Erondi Tamandaré, reforçou o papel da Instituição como uma casa de acolhida, que evangeliza e prepara para a vida. Também um espaço de preparação integral dos alunos, não apenas para suas dimensões profissionais, mas também humanas.
Ele enfatizou a importância do amor transformador no processo educacional e a necessidade de renúncia por parte dos educadores em prol dos educandos. “O educador de verdade vai ter que entender isso, que no seu ministério de educador ele também renuncia em favor dos seus educandos. Temos que lembrar também que uma palavra amiga ou um gesto de acolhimento pode e faz a diferença para muitos”, enfatizou Pe. Erondi.
Em seguida, o Delegado Inspetorial da Pastoral Juvenil Vocacional e Ação Missionária, P. Aldir da Silva, ministrou a palestra “Como Fermento na Massa: a Pastoral Juvenil e Vocacional Salesiana”. P. Aldir trouxe um olhar inspirador sobre o papel da universidade na formação dos jovens e no estímulo às vocações.
Por fim, o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. André Ornellas, compartilhou informações sobre os eventos planejados para o semestre, encerrando a reunião plenária em clima de entusiasmo e motivação.
Com informações: Assessoria Unisalesiano