Início Comunicação Social Tornado atinge Escola Salesiana São José, em Campinas

Tornado atinge Escola Salesiana São José, em Campinas

85
0

Um tornado com ventos de mais de 80 km por hora causou destruição no colégio salesiano ‘São José’, de Campinas, na madrugada de domingo, 5 de junho. Devido aos danos, as aulas foram suspensas por três dias.

A Escola Salesiana São José, de Campinas (SP), abriu suas portas em 1936 organizando a obra para a educação agrícola dos jovens mais carentes. A construção do edifício principal teve início em 1948 e foi inaugurado em maio de 1953. A escola oferecia oficinas de mecânica, marcenaria, sapataria, confecção, gráfica e agricultura. Posteriormente, a obra viu a necessidade de ampliar sua proposta educativa e proporcionar educação a crianças e adolescentes, convertendo a obra numa proposta integral.

As Regiões do sul e sudeste do País, que também sofreram intensas chuvas durante vários dias, foram atingidas pelo tornado.

Em Campinas, encontra-se a comunidade educativa São José (Colégio Salesiano São José, ETEC e UNISAL-Campinas – São José); na mesma cidade há o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora e o UNISAL–Liceu Salesiano, e há ainda a Obra Social São João Bosco, com vários núcleos nos bairros mais pobres, e a Paróquia São João Bosco.

Durante as últimas 72 horas as chuvas foram torrenciais com 92,7 mm, enquanto a média para todo o mês é de 50 mm.

O auge do mau tempo se deu na madrugada de domingo, 5 de junho, quando se registraram 74 mm de chuva, incluindo granizo. A chuva foi acompanhada por rajadas de ventos e muitos raios, culminando com um tornado que afetou severamente os bairros de São Quirino, Souzas, Taquaral, Jardim Nossa Sra. Auxiliadora (em que está a escola salesiana).

A Defesa Civil de Campinas informou que foram arrancadas mais de 70 árvores e duas torres de energia elétrica, afetando mais de 100.000 residências. A ‘Escola São José’ sofreu danos em alguns dos seus edifícios.

A Comunidade Salesiana São José suspendeu os trabalhos escolares para realizar a respectivas reparações.

InfoANS