Início Formação STS em Jerusalém realiza Dies Academicus e celebra 20 anos de presença...

STS em Jerusalém realiza Dies Academicus e celebra 20 anos de presença no Mosteiro Ratisbonne

44
0
Comunidade religiosa do Mosteiro Ratisbonne, em Jerusalém celebra 20 anos de funcionamento do Studium Theologicum Salesianum. Foto: STS

O Studium Theologicum Salesianum (STS), campus de Jerusalém, realizou no sábado, 19 de outubro, o Dies Academicus, evento anual que promove uma Lectio Magistralis direcionada a seminaristas, professores e convidados. O encontro também marcou os 20 anos de funcionamento da instituição no Mosteiro Salesiano Ratisbonne.

Durante a cerimônia, o Reitor do Mosteiro de Ratisbonne, Pe. Jose Kochamkunnel, SDB, conduziu a invocação inicial, seguida por uma apresentação musical realizada por seminaristas que lá estudam vindos de diversas partes do mundo. A Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório (BCG) conta com o estudante Henrique Escudeiro, que está no primeiro ano de teologia.

O presidente do corpo estudantil, Ir. Kelvin Mutalala, deu as boas-vindas aos participantes, e o evento contou com a exibição de um vídeo retrospectivo das atividades do último ano acadêmico, incluindo uma viagem de estudo ao Egito.

O secretário da universidade, P. Vincent Bosco, SDB, apresentou os novos seminaristas e destacou a diversidade dos irmãos e seus países de origem, além de introduzir os novos membros do corpo docente. “Demonstramos a força e a diversidade do nosso corpo acadêmico e discente”, afirmou P. Bosco, ressaltando a abertura da faculdade para estudantes de outras congregações, dioceses e leigos.

Na sequência, o ex-aluno e professor P. Alessandro Coniglio, OFM, ministrou a Lectio Magistralis, intitulada A Origem dos Salmos no Culto Público e na Meditação Privada – Uma Perspectiva Moderna. Coniglio destacou que “evidências indicam que alguns Salmos datam de períodos anteriores ao Segundo Templo, com influências babilônicas, assírias, egípcias e persas”. Ele também abordou as estruturas subjacentes na coleção dos 150 Salmos, organizadas por temas, emoções e até ordem alfabética.

O P. Daniel W. Stabryła, OSB, moderou a sessão de perguntas, na qual os seminaristas questionaram o palestrante por cerca de 30 minutos. O período de debates foi encerrado para a realização do almoço, encerrando oficialmente o evento.

O Dies Academicus celebrou não apenas a formação teológica dos futuros sacerdotes, mas também o compromisso da STS em promover o diálogo acadêmico e religioso em Jerusalém.

Com informações: Jerusalem.unisal.it