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‘Shaping Tomorrow’ e o público jovem: 10 dicas para comunicar-se com a Geração Z

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Laura, ao longo de sua carreira, modelo, estilista e defensora dos direitos das pessoas com deficiência. Foto: ANS

 Como parte da Conferência Mundial de Comunicação ‘Shaping Tomorrow’, na tarde de segunda-feira, 5 de agosto de 2024, Laura Wagner-Meyer, Gerente de programação da ‘Seen TV’, compartilhou maneiras de envolver efetivamente o público da Geração Z (nascidos entre 1997 e 2009). Laura, ao longo de sua carreira, modelo, estilista e defensora dos direitos das pessoas com deficiência, falou sobre a missão da Seen TV de ampliar as vozes daqueles que geralmente são sub-representados; e de promover maior empatia.

A Seen TV é uma empresa multimídia sul-africana que conta com mais de sete milhões de assinantes e produz conteúdo autêntico e inclusivo. “Estamos criando um mundo mais empático e inclusivo ao ajudar a Geração Z a compartilhar suas experiências”, explica.

Aproveitando a tecnologia de realidade aumentada, as ferramentas móveis da Seen TV guiam as pessoas pelo processo de contar a própria história, permitindo que os cidadãos recontem as suas próprias narrativas. “Essa geração cresceu com a Internet e os dispositivos digitais; precisamos, por isso, visita-los onde estão”, observou Wagner-Meyer.

Tomando como referência um estudo recente da Microsoft, segundo o qual a capacidade média de atenção humana é de apenas 8 segundos, Wagner-Meyer destacou 10 estratégias fundamentais para envolver a Geração Z:

– Planejamento de Conteúdo: desenvolva um calendário de conteúdo estratégico para manter o público envolvido

– Seleção de histórias: identifique histórias que sejam relevantes para o público-alvo identificado

– Estruturação da história: crie um começo convincente e mantenha um ritmo dinâmico

– Aberturas atraentes: procure capturar a atenção desde o primeiro quadro

– Formatos de vídeo: use conteúdos curtos para plataformas como TikTok e Instagram

– Imagens virais: otimize o compartilhamento nas redes sociais

– Otimização da história: refine e melhore continuamente os conteúdos

– Tumbnails: crie imagens atraentes para chamar a atenção do seu público

– Textos envolventes: procure criar legendas e descrições que estimulem ao engajamento

– ‘Analytics’ 101: analise os dados do público para planejar melhor o conteúdo.

“A Geração Z valoriza a diversão, a realização pessoal e a segurança financeira – observou Wagner-Meyer – , mas também se preocupa com a saúde, com o meio ambiente e com a igualdade de acesso às oportunidades”. Ao manter estas prioridades em mente, concluiu ela, os criadores de conteúdos digitais podem construir ligações significativas com este grupo demográfico.

A abordagem utilizada pela Seen TV ofereceu um roteiro útil para instituições, geradores de conteúdo digital e organizações que buscam amplificar diversas vozes e promover maior empatia nas comunidades da Geração Z.

Ao compartilhar estes pontos, Wagner-Meyer permitiu que os participantes do Shaping Tomorrow recebessem informações valiosas para envolver a Geração Z e garantir que todas as vozes fossem ouvidas. E valorizadas.