O Setor para a Pastoral Juvenil divulgou o documento final do Sínodo Salesiano dos Jovens, realizado em Valdocco e no Colle Don Bosco. Esses locais, marcados pela história salesiana, receberam 375 participantes, em sua maioria jovens de 94 países, com idade média de 23 anos. O estudo abordou questões sobre a realidade dos jovens, da Igreja e da sociedade, buscando respostas para torná-los protagonistas no contexto eclesial e social.
A elaboração do documento contou com grupos linguísticos e uma Assembleia que analisou as percepções, emoções e expectativas dos jovens. Entre os principais pontos, destacou-se a necessidade de uma pastoral mais voltada para a interioridade, conforme mencionou o P. Miguel Ángel García Morcuende, Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil Salesiana. Ele sugeriu que o momento sinodal fosse aproveitado para repensar o acompanhamento pastoral e a educação vocacional.
O documento final também aprofunda a Espiritualidade Juvenil Salesiana em um contexto internacional, destacando a importância da evangelização e da sintonia com as culturas juvenis. Ao fim do encontro, os membros do Setor expressaram satisfação ao observar a disposição dos jovens em liderar o caminho para a civilização do amor, solidariedade e paz, conectando suas vidas aos valores promovidos por Dom Bosco.
O Sínodo Salesiano dos Jovens revelou a diversidade cultural e religiosa presente entre os participantes, ao mesmo tempo que reforçou a unidade proporcionada pelo carisma salesiano.
Com informações: Agencia Notizie Salesiani
Confira abaixo o documento final em Português