Início Artigo Sentimentos de festa e de gratidão

Sentimentos de festa e de gratidão

69
0

Por: Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti

Celebrar o aniversário de vida do próprio pai sempre é um motivo de festa e gratidão.

Em relação ao aniversariante, Dom Bosco, esta comemoração adquire um sentido e uma amplitude universais.

Se a paternidade natural oferece aos filhos e filhas uma ocasião oportuna para externar os autênticos e merecidos sentimentos de gratidão, como Família Salesiana temos inúmeras motivações humanas, espirituais e carismáticas para comemorar o bicentenário do nascimento de nosso pai e mestre.

Há três anos que estamos nos preparando e experimentando as alegrias desta festa. Contudo, a partir deste janeiro de 2015, o mundo receberá de forma criativa e mais intensa as notícias sobre este aniversário.

Em todos os continentes seus filhos, filhas, devotos e admiradores porfiam por apresentar de maneira original e carinhosa facetas desse personagem carismático que continua suscitando entusiasmo diante da vida.

Os sentimentos de festa e de gratidão nascem e se apresentam pela poderosa força espiritual imprimida por Dom Bosco aos seus filhos e filhas.

O testemunho e a palavra de Dom Bosco continuam promovendo e envolvendo pessoas na construção de uma sociedade necessitada dos valores do Evangelho.

A alegria do Evangelho relembrada pelo querido papa Francisco ecoa de forma muito natural nos ambientes salesianos: “Aqui, em nossa casa, a santidade significa estarmos sempre alegres”(Dom Bosco).

Esse legítimo clima de festa instaurado nestes anos sempre foi acompanhado por inúmeros convites feitos pelos seus sucessores para que toda a Família Salesiana voltasse a beber nas fontes carismáticas.

A melhor forma, portanto, para celebrar este aniversário de 200 anos, será vivificando a proposta educativa e evangelizadora de Dom Bosco.

Evidentemente que o presente mais desejado pelo aniversariante será que todos os jovens sejam “salvos e felizes, nesta terra e na eternidade”.

Orgulhosos pela significativa presença de Dom Bosco na sociedade, na Igreja e em cada um de nós, erguemos nossos louvores e nossa gratidão a Deus por este lindo e especial dom que recebemos.