O grupo organizador das celebrações pelos 150 anos da Primeira Expedição Missionária Salesiana reuniu-se na Sede Central Salesiana, em Roma, para discutir os eventos programados para novembro de 2025. A reunião contou com a participação do Conselheiro Geral para as Missões, Padre Alfred Maravilla, e de representantes do Setor para as Missões, como o Padre Pavel Ženíšek e Marco Fulgaro.
Programação inclui jovens missionários e envio missionário
Nos dias 8 e 9 de novembro, jovens das Inspetorias Salesianas e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) da Itália, que participaram de experiências missionárias de verão, se reunirão na Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim. A programação culminará com a celebração da Santa Missa e o mandato missionário aos jovens.
No dia 11 de novembro, a data marcará o ponto alto das comemorações com o envio missionário oficial, 150 anos após a primeira expedição realizada em 1875.
Visita histórica e inauguração do Museu das Expedições
Em 12 de novembro, os Delegados de Animação Missionária (DIAMs) e novos missionários visitarão o antigo porto de Gênova, local de partida dos dez primeiros missionários salesianos em direção à Argentina. Na ocasião, será realizada uma concelebração eucarística e inaugurado o Museu das Expedições Missionárias na Casa Salesiana de Gênova-Sampierdarena.
Consulta Mundial e celebrações inspetoriais
A programação continuará de 13 a 16 de novembro, com a Consulta Mundial do Setor para as Missões em Turim-Valdocco. Além das celebrações centrais, as Inspetorias Salesianas promoverão eventos locais com o objetivo de incentivar o entusiasmo missionário e fortalecer a generosidade no trabalho pastoral.
Objetivo das celebrações
As comemorações buscam manter vivo o espírito missionário na Congregação Salesiana e promover maior zelo entre os Salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora e as comunidades educativo-pastorais. Segundo os organizadores, o sesquicentenário é uma oportunidade para renovar o compromisso com a missão salesiana em todo o mundo.
Com informações: ANS