O primeiro grupo de salesianos da Inspetoria de Campo Grande, de três previstos para este ano, começou o retiro anual nesta quinta-feira (09/12) na “Casa dos Sonhos”, município de Chapada dos Guimarães (MT).
A orientação espiritual do retiro está a cargo de Dom Antônio Emídio Vilar, sdb, bispo diocesano de São João da Boa Vista (SP). Dom Antônio Vilar fez os primeiros votos em 1976, pela Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora (BSP). Foi Mestre de Noviços de 1999 a 2007. Em 2008 foi nomeado bispo da Diocese São Luís de Cáceres (MT), onde esteve até 2016, quando foi transferido para a sua atual Diocese.
O tema do retiro é “A espiritualidade de São Francisco de Sales: fonte e inspiração dos salesianos para os jovens de hoje”, conforme proposta do Reitor-mor no CG28. Os exercícios espirituais são uma tradição salesiana expressa nas Constituições: “Nossa vontade de conversão renova-se no retiro mensal e nos exercícios espirituais de cada ano. São tempos de retomada espiritual, que Dom Bosco considerava como parte fundamental e síntese de todas as práticas de piedade”. (C 91).