Como todos os dias, o dia começou com a recitação das Laudes, com a direção dos Salesianos da Inspetoria do Recife. Em seguida, a sessão da manhã começou com a saudação do P. Mário Villalba, Inspetor do Paraguai, que serviu como moderador do dia. Na sua fala de abertura, P. Mário agradeceu à Inspetoria anfitriã da Argentina Sul pela hospitalidade e doação de dois livros sobre Santo Artémides Zatti, publicados pela Ediciones Don Bosco Argentina (EDBA): “Artémides Zatti. A Deus devemos dar o melhor”, do P. Néstor Zubeldía, e “Creí. Prometí. Sané.”, do P. Eduardo Meana Laporte. P. Dario Perera, Inspetor da Argentina Sul, fez uma breve apresentação de cada um dos livros.
Em seguida, P. Mário apresentou a programação do dia e convidou o P. Gildásio Mendes, Conselheiro Geral para a Comunicação Social, a dar uma mensagem de Bom Dia a todos os presentes. Sua intervenção esteve focada na identidade consagrada e presença em pátios virtuais, ele também falou do sonho como uma arte de comunicar, relacionando-se com os sonhos de Dom Bosco que ele teve aos 9 anos de idade e sua visão no final de sua vida na celebração na igreja do Sagrado Coração, em Roma. Sobre as novas formas de comunicação, o P. Gildasio disse que “os desafios da comunicação são saber ouvir, saber discernir e ser capaz de dialogar”.
Seguiu-se o trabalho dos grupos sobre as questões relativas às apresentações da Animação Missionária, da Pastoral Salesiana da Família e da Juventude e da animação vocacional. Mais tarde, o Reitor-Mor teve espaço para explicar algumas situações difíceis em certas regiões da Congregação. A este respeito, ele relatou como é a presença salesiana na Nicarágua, com base na complexa situação que o país está vivendo devido ao regime autoritário do presidente Daniel Ortega. Embora estejam vivendo dias difíceis, os salesianos estão bem e continuam a trabalhar em sua presença.
O moderador, então, deu a palavra aos secretários de cada grupo para apresentar as respostas em plenário.
A sessão, depois do almoço, começou com a mensagem de Boa Tarde do P. Stefano Martoglio, Vigário do Reitor-Mor, que enfatizou o tema da colaboração interinspetorial com o Generalato. Agradeceu também o sentido de colaboração e construção institucional, face a tantas formas de sinergia e solicitações que chegam à sede através do Vigário do Reitor-Mor.
Em sua apresentação, ele apresentou três aspectos:
1.- A constituição da sede, na chave da sobriedade, oferecendo um serviço de irmãos que trabalharão na sede por um período de 3 ou 6 anos. E insistiu na importância da participação de todas as regiões, que traz a riqueza de cada lugar, na formação da comunidade do Generalato.
2.- Os grandes lugares salesianos e outros serviços realizados para a Santa Sé pelo Generalato.
3.- Por fim, destacou o serviço da Pontifícia Universidade Salesiana (UPS), em Roma, aos professores, estudantes e às propostas para todas as Inspetorias da região e do mundo.
Em seguida, o moderador deu lugar ao P. Gabriel Romero, que como Conselheiro Regional explicou o trabalho que cada Conselho Inspetorial deve realizar nesta parte da sessão. O trabalho centrou-se em compartilhar as certezas, sonhos e desafios que se têm como Inspetoria, à luz do objetivo da Visita Conjunta: “Aprofundar o tema de nossa identidade como pessoas consagradas (vida fraterna, oração, missão) nos novos contextos da vida consagrada na América Latina e diante dos desafios da missão compartilhada com os leigos”.
Ao final da tarde, o Conselheiro Regional tomou a palavra para abrir a quarta e última sessão do dia e esta Visita Conjunta. Ele imediatamente deu a palavra ao Reitor-Mor, que apresentou as avaliações e sugestões do Conselho Geral para compartilhar e debater em nível regional na conclusão da Visita Conjunta.
Entre outras coisas, o P. Ángel Fernández Artime encorajou os Provinciais e seus Conselhos a continuarem caminhando com uma escolha clara: “como salesianos, nossa missão é para os jovens mais pobres”.
O dia culminou com a Missa de encerramento desta Visita Conjunta que encerrou a semana de trabalho, reflexão e encontro fraterno entre os Inspetores e os Conselhos Inspetoriais das 11 Inspetorias da região do Cone Sul, juntamente com o Reitor-Mor e os seus Conselheiros Gerais.
Nicolas Mirabet
Delegado Inspetoria para Comunicação – Argentina Sul