A comunicação está cada vez mais acelerada, diversas redes sociais e uma velocidade impressionante de disseminação de informações. Com isso, os Delegados das Comunicações Salesianas de todos os continentes enfrentam um grande desafio: comunicar-se com as novas gerações, Z (nascidos entre 1997 e 2012) e Alpha (nascidos a partir de 2013).
A Conferência “Shaping Tomorrow”, realizada em Roma, na Itália, reuniu representantes de 80 países. A Inspetoria de Campo Grande foi representada pelo Delegado de Comunicação, Euclides Fernandes. Os comunicadores de todas as partes do mundo se reuniram para discutirem estratégias inovadoras para engajar e inspirar jovens, além de trocarem experiências para adaptar a comunicação Salesiana a essas demandas.
O coordenador do evento, P. Maciej Makula, SDB, compartilhou suas expectativas. “Espero que esta semana, com suas diversas sessões e desafios, tenha contribuído para moldar o futuro da comunicação social. Minha mensagem é clara: não tenham medo das novas tecnologias, o futuro da comunicação social, a internet ou as mídias sociais. A inteligência artificial, assim como outras inovações, representa oportunidades e espaços para nós, Salesianos, e para toda a família Salesiana. A comunicação é um vasto oceano em que devemos nadar sem medo. Com a orientação do Espírito Santo e no espírito de São João Bosco, precisamos nos lançar nessa ‘água’ com confiança. Sem essa atitude, não conseguiremos transformar o mundo nem moldar o futuro da comunicação social”.
Já o conselheiro Geral para a Comunicação, P. Gildásio Mendes dos Santos, SDB, expressou sua admiração pelo esforço dos participantes que viajaram de outros países para a conferência. “Sair da África para vir a Roma é um caminho difícil. É necessário pedir visto, muitas vezes com um ano de antecedência, visitar embaixadas várias vezes, enviar cartas e lidar com questões econômicas. Pergunto-me o que motivou um delegado de comunicação e sua equipe a partir de Niamei, onde há conflitos, para atravessar todos esses desafios e participar deste evento. A resposta é a crença e o compromisso com a missão”.
Gildásio também destacou que o “Shaping Tomorrow” é resultado de um trabalho significativo. “Essa alegria e participação são fruto de um trabalho anterior, que valoriza a amizade, a confiança e a valorização das pessoas acima de tudo. Não é a tecnologia ou os planos que se destacam, mas as pessoas. Estamos aqui para responder ao mundo digital, mas sempre colocando as pessoas no centro”.
Ele ainda refletiu sobre o que Dom Bosco diria aos delegados de comunicação hoje, diante do vasto oceano digital.“Dom Bosco, com sua sabedoria, enfatizaria a importância do Evangelho. Ele nos lembraria de não abandonar as pessoas – os idosos, as crianças, os pobres, os doentes, os marginalizados e os migrantes. A mensagem de Dom Bosco seria a de estar sempre ao lado dos jovens e das pessoas em necessidade, usando a linguagem jovem, a música e a arte para se conectar. Esse seria o caminho, sempre caminhando com os jovens e respondendo às necessidades do nosso tempo”.
Mas quais perspectivas e inovações os delegados levarão aos seus países?
Para o P. Vasanth, SDB, natural da Índia e delegado de comunicação em Moçambique, a conferência impactou sua formação e prática. “Este evento foi fundamental para minha própria formação e aprendizado sobre como trabalhar com a juventude. A experiência que adquiri aqui certamente será levada para o nosso trabalho em Moçambique. O ‘Shaping Tomorrow’ me ajudou a entender que a palavra é essencial para comunicar e formar os jovens. Com a palavra, podemos transformar e ajudar nossa juventude de maneira significativa. Este evento tocou profundamente meu coração e minha alma”.
Já para o P. Alessandro Curotti, SDB, delegado de comunicação da Inspetoria Salesiana Lombardo-Milano, na Itália, o evento foi uma grande oportunidade para um confronto global. “Foi fascinante ver como o carisma de Dom Bosco e a mensagem do Evangelho são transmitidos de maneiras diversas, com sensibilidade e em diferentes culturas, mas movidos pela mesma paixão”.
Sobre os desafios da comunicação digital, padre Alessandro refletiu: “Daquilo que observei dos comunicadores e delegados presentes, o medo é algo do passado. É um desafio que já superamos. O ‘sexto continente’ digital, como chamamos, já está presente em nossas vidas. No entanto, precisamos desenvolver esse ‘sexto sentido’ digital para continuar a comunicar a mensagem eterna da maneira mais sensível e inovadora possível”.
Ana Yuste, jornalista da Inspetoria Salesiana de Madrid, na Espanha, considerou o evento muito interessante e enriquecedor. “As conversas foram bastante estimulantes, mas o que mais me marcou foi o encontro com colegas de todo o mundo. Estamos explorando novas formas de nos comunicar, como o uso de uma linguagem juvenil e a produção de vídeos dinâmicos e curtos, especialmente no TikTok. Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas sinto que estamos avançando. Acredito que, com iniciativas como esta, conseguiremos nos aproximar da geração Alpha, que é a mais jovem. Esses eventos são importantes para que os Salesianos possam alcançar esses jovens e, no final, compartilhar a mensagem de forma eficaz”.
Nicolás Mirabet, delegado de comunicação da Inspetoria Argentina Sul, compartilha duas lições que levará para seu país: “Primeiro, a certeza de que precisamos continuar entendendo e nos adaptando às novas gerações, a Geração Z e a Geração Alfa, que são os jovens que temos em nossas comunidades. Nossa vocação é servi-los e ser mais significativos como educadores para esses jovens. Em segundo lugar, para que a comunicação seja realmente eficaz e para que possamos pensar em estratégias que ajudem na missão e na evangelização, é essencial continuar se formando, se preparando e desafiando as zonas de conforto que a comunicação exige. Precisamos estar sempre atualizados”.
Já o Delegado de Comunicação da Inspetoria Salesiana de São Paulo, Pedro Barreto Elias, ressaltou a importância de entender e de se adaptar às novas tecnologias e como essas inovações impactam as futuras gerações. “Por exemplo, estamos vendo avanços como a substituição de órgãos por tecnologia ou óculos que funcionam como computadores. Essas inovações levantam questões sobre como as futuras gerações irão interagir com essas tecnologias emergentes. Um dos grandes ganhos do evento foi a união entre as inspetorias e a reflexão conjunta sobre como as novas tecnologias podem fortalecer nosso trabalho com a juventude, que é o coração do nosso carisma”.
Os insights compartilhados por delegados de diferentes partes do mundo ressaltam a necessidade de enfrentar os desafios da comunicação com coragem e criatividade. O “Shaping Tomorrow” não apenas reforçou o compromisso da Família Salesiana com a missão, mas também enfatizou que, apesar dos avanços tecnológicos, o foco principal deve ser sempre o ser humano.