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Psicóloga e professores iniciam projeto de intervenção psicológica no Colégio Salesiano de Cáceres

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Psicóloga conversa com alunos do 8° ano do Colégio Salesiano Santa Maria, em Cáceres (MT). Foto: Reprodução Facebook

O Colégio Salesiano Santa Maria, em Cáceres (MT), iniciou um Projeto de Intervenção Psicológica Comportamental com a turma do 8° ano do Ensino Fundamental. A ação, liderada pela psicóloga Suely Abreu e pelos professores Rosimar e Lucas, envolveu rodas de conversa, partilhas pessoais e orientações sobre disciplina e o Sistema Preventivo de Dom Bosco.

A coordenadora pedagógica Shirleni Sato ressaltou a importância da implementação deste projeto. Segundo ela, a iniciativa visa promover um ambiente escolar mais saudável e acolhedor. “Esse projeto ajuda a identificar e abordar problemas comportamentais e emocionais dos alunos de forma precoce, prevenindo o agravamento de dificuldades que podem interferir no aprendizado e no desenvolvimento social. Além disso, ao oferecer suporte psicológico, a escola contribui para a melhoria do bem-estar dos alunos, promove a inclusão e fortalece habilidades socioemocionais, como resiliência, empatia e autocontrole. Esse tipo de intervenção também capacita professores e funcionários para lidarem com conflitos e comportamentos desafiadores de maneira mais eficaz, criando uma atmosfera de respeito e colaboração que beneficia toda a comunidade escolar”, declarou.

O Sistema Preventivo de Dom Bosco, fundamentado na razão, religião e amorevolezza (amor), é uma prática essencial nas escolas salesianas para promover um ambiente educativo saudável. Ao ser implementado, este sistema cria uma atmosfera de confiança e respeito mútuo, onde os estudantes se sentem valorizados e apoiados. “Isso não só facilita o aprendizado acadêmico, mas também fortalece as habilidades sociais e emocionais dos adolescentes, preparando-os para enfrentar os desafios da vida com responsabilidade e ética”, explicou.

O diretor do Colégio Salesiano Santa Maria, Ir. Antônio Teixeira, lembra que o Sistema Preventivo de Dom Bosco promove a construção de uma comunidade escolar inclusiva e colaborativa. A abordagem incentiva os educadores a serem guias e amigos dos alunos, conhecendo suas necessidades individuais e ajudando-os a superar dificuldades pessoais e acadêmicas. “Essa abordagem personalizada e empática contribui para a formação de cidadãos conscientes e solidários, que compreendem a importância do respeito e da solidariedade na convivência social. Em um mundo cada vez mais complexo e diversificado, ensinar esse sistema nas escolas é essencial para formar jovens capazes de contribuir positivamente para a sociedade”, declarou.