A Universidad Interamericana de Emprendimiento y Tecnología de Chiclayo (UIETC), no Peru, concedeu o título de Dr. Honoris Causa aos professores brasileiros Dra. Liliana Andolpho Magalhães Guimarães e Dr. Cristiano Marcelo Espínola Carvalho. A honraria foi oficializada em 10 de janeiro de 2025, em reconhecimento às suas contribuições científicas e acadêmicas.
A professora Liliana destacou que a conquista é resultado de anos de colaboração internacional. “Há mais de oito anos, integro um grupo de pesquisadores globais, do qual também faz parte o Reitor da UIETC, Luis Santiago García Merino. Tive a oportunidade de atuar como professora convidada na Universidade de Guadalajara, no México, além de participar ativamente de revistas científicas como parecerista, editora e autora”, explicou a docente da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).
Liliana, que é doutora em Saúde Mental, foi recentemente agraciada com o Prêmio Pesquisador Fundect Sul-Mato-Grossense 2024 – Categoria Ciências Humanas, em dezembro de 2024. Ela atua como pesquisadora no Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e lidera o grupo de pesquisa “Laboratório de Saúde Mental e Qualidade de Vida no Trabalho”, na UCDB. Seus estudos focam temas como estresse ocupacional, assédio moral, qualidade de vida, síndrome de Burnout e depressão relacionada ao trabalho.
Já o professor Cristiano Carvalho, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UCDB há sete anos, tem sido um dos responsáveis pelo destaque da instituição nas áreas de inovação, internacionalização e excelência acadêmica, com reconhecimento da Capes. Formado em Medicina Veterinária, ele é doutor em Biologia Celular e Molecular e lidera o grupo de pesquisa “Biotecnologia Aplicada à Saúde”.