O Presidente da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), Pe. Gildásio Mendes dos Santos, fará a palestra de abertura do 9° Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) no dia 15 de julho de 2015, no Centro de Convenções de Vitória (ES). O tema que o salesiano, escritor, professor e membro do Setor Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abordará será a “Ética nas Comunicações” – principal assunto do encontro. Na expectativa para o evento, o padre deixa a seguinte mensagem aos participantes:
“Os Bispos, na mais recente reunião da CNBB em Aparecida, publicaram uma nota sobre o cenário nacional do nosso país. Nessa nota, os Bispos ressaltam com clareza e firmeza a urgência da ética como critério para decisões que promovam o respeito entre as pessoas, a transparência na gestão publica e privada a justiça no crescimento econômico e solidariedade entre os brasileiros.
Vivemos hoje uma grande crise ética no Brasil. A corrupção que atinge a raiz das instituições públicas e privadas é resultado da ação de indivíduos, grupos, instituições que agem sem valores e critérios éticos. O Papa Francisco tem falado de modo claro e direto sobre a importância da ética em favor das pessoas e da vida e tem chamado os lideres políticos, religiosos e empresariais para agirem com coerência e responsabilidade a serviço das pessoas e do bem comum.
O joio, infelizmente, cresce no meio do trigo. Por isso, colocar a ética como tema de um encontro nacional de comunicação é muito importante. A comunicação na era digital e das redes precisa de uma ética que seja referência para todos os comunicadores e agências de comunicação. Qualquer rádio, televisão, jornal, agencia de marketing, sites, redes, tem a responsabilidade de comunicar com consciência e critérios éticos.
Quem é responsável por uma nova atitude ética? Cada um de nós. Na era das redes, cada pessoa tem sua parcela de comunicar com uma atitude de verdade. A verdade, o comunicador e os processos comunicativos e institucionais são inseparáveis.
A grande questão que queremos discutir como comunicadores de todo o país é como apresentar uma ética para as pessoas e a sociedade no contexto da comunicação digital e em redes.
A temática da ética no MUTICOM foi uma escolha certa para o momento que vivemos, seja a nível individual como nacional. Acreditamos que a ética pode nos ajudar a trazer mais humanidade, proximidade, crescimento e solidariedade entre as pessoas”.
Dr. P. Gildásio Mendes, SDB
Sobre o Muticom
Para uma sociedade rápida e veloz, urge que a comunicação social paute alternativas que valorizem outros elementos, tais como respeito pelos humanos, valorização do bem, do heroísmo, da solidariedade e da vida. Pensar a comunicação social a partir de valores e princípios é o que se propõe o 9º Muticom que traz o tema Ética nas Comunicações, através de palestras com especialistas, debates, grupos de trabalho, apresentação de modelos de comunicação que estão dando certo e avaliação de publicações, sites e outras mídias produzidas por grupos comprometidos e Igrejas. A Província Eclesiástica do Espírito Santo acolhe os participantes de todo o Brasil para mais um encontro e intercâmbio entre os profissionais de comunicação comprometidos com a ética e empenhados na transformação social.
Programação e convidados:
Fonte: Muticom 2015