Estudantes dos cursos de Fisioterapia, Farmácia, Nutrição, Enfermagem e Biomedicina da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participaram de uma iniciativa inovadora na última segunda-feira (27/11). A proposta consistiu na apresentação de jogos relacionados às cartas de promoção à saúde como parte da disciplina de Políticas Públicas de Saúde. As professoras Patrícia Lira e Adriana Flores são as titulares dessa disciplina. Ao todo, 150 alunos participaram, distribuídos em 27 grupos.
“Após a leitura das cartas de promoção à saúde, os alunos tiveram cinco semanas de preparação para confeccionar um jogo sobre o tema, elaborando o regulamento para a apresentação da atividade avaliativa“, destacou a professora Patrícia Lira.
As cartas de promoção à saúde compilam documentos de referência oriundos do processo de discussão e construção coletiva dos conceitos fundamentais sobre o tema, iniciado em 1986 com a Conferência de Ottawa.
A equipe da acadêmica de Biomedicina, Samira Naama, atingiu todos os objetivos, em critérios como criatividade, clareza e objetividade. “Nosso jogo foi baseado em uma ideia norte-americana, onde os participantes deveriam acertar um dos copos com uma bolinha de ping pong. Cada copo continha uma pergunta relacionada à carta de promoção à saúde de Alma-Ata, e o jogador que acertasse recebia um chocolate como prêmio”, explicou a estudante.
Os grupos abordaram temas distintos, proporcionando um aprendizado envolvente para os demais alunos, que também tiveram a oportunidade de participar dos jogos. Na quarta-feira da semana passada (22/11), os acadêmicos do período noturno também se engajaram nessa atividade.
Com informações: Assessoria UCDB