Início Instituição de Ensino Superior Pesquisadores da UCDB identificam cinco novas classes de bacteriocinas defensiva

Pesquisadores da UCDB identificam cinco novas classes de bacteriocinas defensiva

19
0
Foto: UCDB

Pesquisadores da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), sob a liderança dos professores Dr. Marlon Henrique Cardoso e Dr. Octávio Luiz Franco, descobriram cinco novas classes de defensinas bacterianas, abrindo novas perspectivas sobre a evolução desses peptídeos. O estudo foi destaque na capa da revista ACS Omega, uma das principais publicações da American Chemical Society.

A pesquisa teve início no trabalho de doutorado de Állan Pires, da Universidade Católica de Brasília, e, por meio dos professores Marlon e Octávio, se conectou à University of Queensland, na Austrália, onde foi realizada em parceria com o especialista em peptídeos, David Craik. Entre as moléculas descobertas, a Xanthusina-1 se destacou por ser a primeira defensina bacteriana com estrutura elucidada por ressonância magnética nuclear. A descoberta é inédita e aponta para o uso potencial dessas moléculas como novos agentes antimicrobianos.

O professor Marlon destacou o impacto dessa descoberta, afirmando: “A maior inovação desse estudo é a compreensão de como as moléculas de defesa produzidas por bactérias podem ter aplicações práticas na saúde pública, com potencial para uso na saúde humana e animal”. Ele também mencionou que a maior dificuldade enfrentada ao longo dos seis anos de pesquisa foi a síntese química da Xanthusina-1, devido à sua complexa estrutura.

O estudo amplia o entendimento sobre a evolução das defensinas, demonstrando sua presença em bactérias e sua diversidade estrutural, e abre novas possibilidades de pesquisa sobre suas funções e potenciais aplicações biotecnológicas.

Os autores do estudo incluem Marlon H. Cardoso, Lucas R. de Lima, Állan S. Pires, Mariana R. Maximiano, Peta J. Harvey, Camila G. Freitas, Rosiane A. Costa, Isabel CM Fensterseifer, Pietra O. Rigueiras, Ludovico Migliolo, William F. Porto, David J. Craik e Octávio L. Franco.

A revista ACS Omega é amplamente reconhecida internacionalmente e considerada uma das principais na área das ciências da vida. O artigo completo pode ser acessado em: ACS Omega.