Início Comunicação Social Pelos caminhos da bondade: conheça o Pe. Rinaldi e as Voluntárias de...

Pelos caminhos da bondade: conheça o Pe. Rinaldi e as Voluntárias de Dom Bosco

49
0

Nesta quarta-feira, 29 de abril, é celebrado o 25º aniversário de beatificação do III Sucessor de Dom Bosco – Pe. Filipe Rinaldi. O salesiano foi beatificado no dia 29 de abril de 1990, pelo Papa, hoje ‘Santo’, João Paulo II, na Praça São Pedro (Roma).

Apresentando a figura do novo Bem-aventurado, assim se expressou na circunstância o Sumo Pontífice: “A sua vocação nasceu do encontro com o Apóstolo dos Jovens (Dom Bosco), pelo qual foi encaminhado pela estrada da formação religiosa e sacerdotal.Emulou-lhe tanto as virtudes e as características espirituais que lhe chamavam sua ‘imagem viva’. Inflamado de amor pela Igreja, promoveu-lhe a presença renovadora entre os Povos, com uma autêntica mobilização missionária, também com candidatos juveníssimos.

Bem consciente da importância dos Leigos, zelou por sua organização e formação espiritual, seguindo modernos critérios. O oratório feminino por ele dirigido junto às Filhas de Maria Auxiliadora, em Turim, tornou-se desse modo um centro de intensa vitalidade eclesial, com associações religiosas, culturais, sociais, recreativas. Foi o mesmo fervoroso clima de fé que ali reinava que deu origem a um grupo de ‘vida consagrada no mundo’, que após se desenvolveu no hoje sólido Instituto laical ‘Voluntárias de Dom Bosco’.

O P. Rinaldi foi sobretudo incansável promotor da grande Família Salesiana,nos seus vários grupos,e trabalhou por que ela se desenvolvesse mantendo a sua válida,coordenada e dútil força para a educação cristã dos jovens e dos classes populares”.

Nascido em 1856, em Lu Monferrato, Alexandria, Filippo Rinaldi conheceu Dom Bosco desde menino no colégio de Mirabello. Sacerdote em 1882 e Mestre de noviços, foi enviado à Espanha onde como Inspetor contribuiu para o desenvolvimento da presença salesiana em terras ibéricas. Como Vigário Geral da Congregação, impulsionou os (Salesianos) Cooperadores e a pastoral vocacional; instituiu as Federações mundiais dos Ex-alunos/as; e interessou-se pelo mundo do trabalho; apoiou as Filhas de Maria Auxiliadora; e intuiu o papel das “Zeladoras”, futuras “Voluntárias de Dom Bosco”.

Em 1922 foi eleito III Sucessor de Dom Bosco. Morreu em 5 de dezembro de 1931, em Turim. Teve a alegria de ver a Beatificação de Dom Bosco, no dia 2 de junho de 1929.