Nos dias 21 e 22 de fevereiro foi realizada a tomada de posse do diretor da comunidade salesiana São Gonçalo, de Cuiabá (MT) – padre Paulo Fernando Vendrame.
O novo diretor é natural de Piacatu, interior de São Paulo, tem 49 anos de idade é o quarto de cinco irmãos. Recentemente atuou na pastoral e direção pedagógica do Colégio Salesiano São Gonçalo, de Cuiabá.
Missa e solenidade de posse
No domingo (21) foi celebrada a missa em ação de graças com a comunidade paroquiana do Santuário dedicado a Nossa Senhora Auxiliadora. A celebração foi presidida pelo presidente da Missão Salesiana de Mato Grosso, padre Gildásio Mendes, que enfatizou o importante papel que exerce o diretor em uma obra salesiana. Inúmeros fiéis que o conhecem e o acompanham de perto no serviço prestado a toda comunidade cuiabana estiveram presente na celebração.
Na noite desta segunda-feira (22), foi realizada a cerimônia solene de posse, no anfiteatro Dom Malan, com a presença de autoridades religiosas e civis. A nomeação e posse do novo diretor foi conduzida pelo Pe. Gildásio Mendes.
Das autoridades presentes destacaram-se: Dom Bonifácio Piccinini, Arcebispo Emérito de Cuiabá; Pe. Hermenegildo Conceição da Silva, Diretor Geral do Colégio Salesiano Santo Antônio; Ira Francisca Gomes de Santana, Diretora Geral do Colégio Coração de Jesus; Professor Paulo Andrade, Diretor Pedagógico do Colégio Master; Dra. Silbene Maria Lotufo Miller, presidente da ADMA-Local; Deputado Estadual Emanuel Pinheiro e Vereador Mário Nadaf, representantes da câmara legislativa de MT; Sr. Thiago França, Secretário de Transporte e Mobilidade Urbana; Mestre Luis Wurstle, Projeto AMA (Assistência Missionária Ambulante); Tenente Coronel PM André Avelino Figueredo Neto, Comandante Adjunto do Primeiro Batalhão.
Segundo as Constituições Salesianas, artigo 55, “O diretor representa Cristo que une os seus no serviço do Pai. Está no centro da comunidade, irmão entre irmãos, que lhe reconhecem a responsabilidade e autoridade.” Sua primeira tarefa é animar a comunidade para viver na fidelidade às Constituições e crescer na unidade. Ele é capaz de “estender sua solicitude aos jovens e aos colaboradores, a fim de que cresçam na corresponsabilidade da missão comum. Nas palavras, nos contatos frequentes, nas decisões oportunas é pai, mestre e guia espiritual.”
Ir. Gabriel Aragão, sdb
Colégio Salesiano São Gonçalo
Fotos
Cédito: Fagner Nascimento/Marketing CSSG